Com pódio 100% VW, vendas na Alemanha crescem pelo 3º mês seguido
Fiat 500 é foi o quarto mais vendido, enquanto BMW Série 3 foi o único no top 10 a cair em comparação com 2021
Com 224.816 veículos novos comercializados em outubro, a Alemanha registrou uma evolução de quase 17% frente ao mesmo período do ano passado. De acordo com a KBA, entidade que representa os revendedores no maior mercado europeu, este foi o 3º mês consecutivo de evolução nas vendas.
Já o acumulado de 2022, de 2.076.527, ainda permanece negativo (-5,5%). A Volkswagen (41.159) liderou com sobras entre as montadoras, aumentando em quase 4 pontos percentuais a sua participação de mercado. A Mercedes-Benz (21.303) garantiu uma confortável 2ª posição com uma vantagem superior a 4 mil unidades sobre uma Audi (17.228) campeã de crescimento entre as dez primeiras. Já a BMW (15.032) perdeu fôlego (-14%).
POS. |
MARCA |
OUT.2022 |
% MERCADO 2022 |
OUT.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW |
41.159 |
19,7% |
28.211 |
15,8% |
45,9% |
2º |
MERCEDES-BENZ |
21.303 |
10,2% |
17.978 |
10,1% |
18,5% |
3º |
AUDI |
17.228 |
8,3% |
8.842 |
4,9% |
94,8% |
4º |
BMW |
15.032 |
7,2% |
17.452 |
9,8% |
-13,9% |
5º |
FORD |
11.887 |
5,7% |
9.968 |
5,6% |
19,3% |
6º |
SKODA |
11.555 |
5,5% |
7.661 |
4,3% |
50,8% |
7º |
OPEL |
9.762 |
4,7% |
12.204 |
6,8% |
-20,0% |
8º |
SEAT |
8.363 |
4,0% |
5.109 |
2,9% |
63,7% |
9º |
HYUNDAI |
8.166 |
3,9% |
8.096 |
4,5% |
0,9% |
10º |
TOYOTA |
7.086 |
3,4% |
4.855 |
2,7% |
46,0% |
11º |
RENAULT |
5.851 |
2,8% |
7.354 |
4,1% |
-20,4% |
12º |
FIAT |
5.664 |
2,7% |
5.394 |
3,0% |
5,0% |
13º |
KIA |
5.656 |
2,7% |
5.898 |
3,3% |
-4,1% |
14º |
DACIA |
4.026 |
1,9% |
3.103 |
1,7% |
29,7% |
15º |
MAZDA |
3.438 |
1,6% |
2.542 |
1,4% |
35,2% |
16º |
VOLVO |
3.320 |
1,6% |
3.754 |
2,1% |
-11,6% |
17º |
TESLA |
3.185 |
1,5% |
1.469 |
0,8% |
116,8% |
18º |
PEUGEOT |
3.178 |
1,5% |
4.261 |
2,4% |
-25,4% |
19º |
MINI |
3.176 |
1,5% |
2.977 |
1,7% |
6,7% |
20º |
MITSUBISHI |
2.327 |
1,1% |
3.635 |
2,0% |
-36,0% |
... |
... |
... |
... |
... |
||
TOTAL |
208.642 |
100,0% |
178.683 |
100,0% |
16,8% |
|
ACUMULADO |
2.076.527 |
100,0% |
2.196.244 |
100,0% |
-5,5% |
No ranking de modelos, domínio absoluto da VW com os três primeiros colocados, Golf (7.282), Tiguan (6.037) – triplicando suas vendas – e T-Roc (5.223). Em seu melhor posicionamento no país, repetindo a colocação de setembro do ano passado, o Fiat 500 (4.576) foi o 4º. Com 3.299 unidades, o Ford Kuga completou as cinco primeiras posições.
Único do top 10 em queda (-6,5%), o BMW Série 3 foi o preferido por 2.957 consumidores, apenas sete a mais do que o Toyota Yaris (2.950). Fechando o top 10, o Volkswagen T-Cross (2.220) registrou a maior retração do top 50 (-40%). Elétrico mais bem posicionado no mês passado, o VW ID.3 (2.160) foi o 23º. Líder em setembro, o Tesla Model Y (1.622) desta vez foi apenas o 40º colocado.
POS. |
MODELO |
OUT.2022 |
% MERCADO 2022 |
OUT.2021 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
VW GOLF |
7.282 |
3,5% |
3.843 |
2,2% |
89,5% |
2º |
VW TIGUAN |
6.037 |
2,9% |
1.946 |
1,1% |
210,2% |
3º |
VW T-ROC |
5.223 |
2,5% |
4.486 |
2,5% |
16,4% |
4º |
FIAT 500 |
4.576 |
2,2% |
2.461 |
1,4% |
85,9% |
5º |
FORD KUGA |
3.299 |
1,6% |
2.692 |
1,5% |
22,5% |
6º |
VW PASSAT |
3.187 |
1,5% |
2.116 |
1,2% |
50,6% |
7º |
MINI |
3.176 |
1,5% |
2.977 |
1,7% |
6,7% |
8º |
SKODA OCTAVIA |
3.136 |
1,5% |
1.494 |
0,8% |
109,9% |
9º |
SEAT FORMENTOR |
3.117 |
1,5% |
1.119 |
0,6% |
178,6% |
10º |
BMW SÉRIE 3 |
2.957 |
1,4% |
3.161 |
1,8% |
-6,5% |
11º |
TOYOTA YARIS |
2.950 |
1,4% |
1.070 |
0,6% |
175,7% |
12º |
OPEL CORSA |
2.757 |
1,3% |
3.384 |
1,9% |
-18,5% |
13º |
OPEL MOKKA |
2.723 |
1,3% |
2.625 |
1,5% |
3,7% |
14º |
AUDI A3 |
2.710 |
1,3% |
1.055 |
0,6% |
156,9% |
15º |
MERCEDES CLASSE A |
2.620 |
1,3% |
2.586 |
1,4% |
1,3% |
16º |
AUDI A6 |
2.577 |
1,2% |
566 |
0,3% |
355,3% |
17º |
MERCEDES CLASSE C |
2.366 |
1,1% |
764 |
0,4% |
209,7% |
18º |
MERCEDES GLA |
2.331 |
1,1% |
2.006 |
1,1% |
16,2% |
19º |
KIA CEED |
2.247 |
1,1% |
2.452 |
1,4% |
-8,4% |
20º |
VW T-CROSS |
2.220 |
1,1% |
3.724 |
2,1% |
-40,4% |
21º |
FORD FOCUS |
2.169 |
1,0% |
3.427 |
1,9% |
-36,7% |
22º |
VW POLO |
2.166 |
1,0% |
2.036 |
1,1% |
6,4% |
23º |
VW ID.3 |
2.160 |
1,0% |
2.145 |
1,2% |
0,7% |
24º |
VW ID.4 |
2.115 |
1,0% |
1.022 |
0,6% |
106,9% |
25º |
AUDI Q3 |
2.080 |
1,0% |
1.463 |
0,8% |
42,2% |
26º |
MERCEDES CLASSE V |
2.070 |
1,0% |
1.789 |
1,0% |
15,7% |
27º |
BMW X3 |
1.881 |
0,9% |
1.955 |
1,1% |
-3,8% |
28º |
VW TRANSPORTER |
1.878 |
0,9% |
1.955 |
1,1% |
-3,9% |
29º |
MERCEDES CLASSE E |
1.834 |
0,9% |
2.326 |
1,3% |
-21,2% |
30º |
SKODA KAROQ |
1.810 |
0,9% |
826 |
0,5% |
119,1% |
31º |
AUDI Q5 |
1.790 |
0,9% |
1.802 |
1,0% |
-0,7% |
32º |
VW TAIGO |
1.762 |
0,8% |
26 |
0,0% |
6676,9% |
33º |
AUDI A4 |
1.749 |
0,8% |
638 |
0,4% |
174,1% |
34º |
FORD FIESTA |
1.723 |
0,8% |
381 |
0,2% |
352,2% |
35º |
MERCEDES GLE |
1.697 |
0,8% |
1.237 |
0,7% |
37,2% |
36º |
VW CADDY |
1.692 |
0,8% |
792 |
0,4% |
113,6% |
37º |
HYUNDAI KONA |
1.671 |
0,8% |
1.992 |
1,1% |
-16,1% |
38º |
VW UP |
1.667 |
0,8% |
2.353 |
1,3% |
-29,2% |
39º |
SKODA FABIA |
1.644 |
0,8% |
1.054 |
0,6% |
56,0% |
40º |
TESLA MODEL Y |
1.622 |
0,8% |
110 |
0,1% |
1374,5% |
41º |
HYUNDAI TUCSON |
1.606 |
0,8% |
1.654 |
0,9% |
-2,9% |
42º |
BMW SÉRIE 2 |
1.593 |
0,8% |
1.282 |
0,7% |
24,3% |
43º |
MERCEDES CLA |
1.572 |
0,8% |
1.681 |
0,9% |
-6,5% |
44º |
TESLA MODEL 3 |
1.563 |
0,7% |
1.359 |
0,8% |
15,0% |
45º |
VW TOURAN |
1.555 |
0,7% |
284 |
0,2% |
447,5% |
46º |
DACIA SANDERO |
1.518 |
0,7% |
1.451 |
0,8% |
4,6% |
47º |
TOYOTA AYGO |
1.505 |
0,7% |
762 |
0,4% |
97,5% |
48º |
SEAT LEON |
1.496 |
0,7% |
1.265 |
0,7% |
18,3% |
49º |
BMW SÉRIE 5 |
1.479 |
0,7% |
1.851 |
1,0% |
-20,1% |
50º |
MERCEDES GLC |
1.439 |
0,7% |
2.260 |
1,3% |
-36,3% |
Fontes: KBA / Best Selling Cars Blog
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Lendário motor VR6 da VW é aposentado após 34 anos
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
VW teria desistido de vender fábricas, segundo imprensa alemã
Semana Motor1.com: novo Corolla 2025, Tracker mais potente e mais
Volkswagen considera transferir produção do Golf da Alemanha para o México