As vendas de veículos novos no Reino Unido seguem trajetória de crescimento pelo 3º mês consecutivo após um período bastante complicado durante e após a pandemia. Segundo a SMTT (Society of Motor Manufacturers and Traders), entidade que representa os fabricantes, em outubro foram comercializadas 134.344 unidades, 26,4% acima do registrado há um ano.
Grandes responsáveis pelo avanço, os modelos híbridos e elétricos participaram com 71.003 unidades, quase 53% deste total – em setembro, este percentual foi de aproximadamente 1/3. O acumulado dos dez primeiros meses de 2022, de 1.342.712 unidades, ainda é negativo em 5,6%. A expectativa da entidade é que tenhamos neste ano o pior resultado para o mercado desde 1982, mas com continuidade da recuperação em 2023.
No ranking de montadoras, a Ford (13.295) repetiu a liderança do mês anterior a abriu vantagem no ano em relação à Volkswagen (12.804). A Audi, preferida por 10.193 consumidores, completou o pódio. Kia (6.041) e Mercedes (6.022), muito próximas na disputa pela 8ª posição, foram as únicas no top 10 com resultados piores do que em 2021. MG (4.749) e Land Rover (3.275), por sua vez, mais do que dobraram as vendas de doze meses atrás.
POS. |
MARCA |
OUT.22 |
% MERCADO 2022 |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FORD |
13.295 |
9,9% |
6.829 |
6,4% |
94,7% |
2º |
VOLKSWAGEN |
12.804 |
9,5% |
9.052 |
8,5% |
41,4% |
3º |
AUDI |
10.193 |
7,6% |
6.841 |
6,4% |
49,0% |
4º |
BMW |
9.199 |
6,8% |
7.778 |
7,3% |
18,3% |
5º |
TOYOTA |
8.341 |
6,2% |
5.122 |
4,8% |
62,8% |
6º |
VAUXHALL |
7.710 |
5,7% |
6.099 |
5,7% |
26,4% |
7º |
NISSAN |
6.817 |
5,1% |
4.887 |
4,6% |
39,5% |
8º |
KIA |
6.041 |
4,5% |
7.436 |
7,0% |
-18,8% |
9º |
MERCEDES-BENZ |
6.022 |
4,5% |
6.856 |
6,5% |
-12,2% |
10º |
HYUNDAI |
5.663 |
4,2% |
5.447 |
5,1% |
4,0% |
11º |
PEUGEOT |
5.642 |
4,2% |
5.106 |
4,8% |
10,5% |
12º |
MG |
4.749 |
3,5% |
2.339 |
2,2% |
103,0% |
13º |
SKODA |
4.130 |
3,1% |
2.290 |
2,2% |
80,3% |
14º |
MINI |
3.700 |
2,8% |
4.289 |
4,0% |
-13,7% |
15º |
LAND ROVER |
3.275 |
2,4% |
1.610 |
1,5% |
103,4% |
16º |
VOLVO |
2.941 |
2,2% |
4.606 |
4,3% |
-36,1% |
17º |
CITROËN |
2.781 |
2,1% |
2.290 |
2,2% |
21,4% |
18º |
RENAULT |
2.768 |
2,1% |
2.123 |
2,0% |
30,4% |
19º |
FIAT |
2.504 |
1,9% |
1.318 |
1,2% |
90,0% |
20º |
HONDA |
2.245 |
1,7% |
1.629 |
1,5% |
37,8% |
... |
... |
... |
... |
... |
... |
|
TOTAL |
134.344 |
... |
106.265 |
... |
26,4% |
|
ACUMULADO |
1.342.712 |
... |
1.422.879 |
... |
-5,6% |
No ranking de modelos, o Ford Fiesta (4.230) reassumiu uma liderança que não ocupava desde fevereiro de 2021. Apenas em seu 3º top 10 em 2022, o representante da Ford já teve a aposentadoria confirmada para o ano que vem. Preferido no ranking anterior, o Nissan Qashqai (4.228) ficou apenas 2 unidades atrás.
Com o desempenho, o SUV da marca japonesa assumiu a posição de honra no acumulado com cerca de 1,4 mil unidades de vantagem. Nº 1 até setembro, o Vauxhall Corsa (2.784) foi o 5º colocado, atrás do Ford Puma (3.218) e do VW Golf (3.339). Numa disputa acirrada pelo 8º lugar, vitória do Peugeot 2008 (2.191) – apenas em seu 4º top 10 por lá – à frente do Audi A3 (2.176) e do Fiat 500 (2.169).
POS. |
MODELO |
OUT.22 |
% MERCADO 2022 |
OUT.21 |
% MERCADO 2021 |
% VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º |
FORD FIESTA |
4.230 |
3,1% |
- |
- |
- |
2º |
NISSAN QASHQAI |
4.228 |
3,1% |
2.838 |
2,7% |
49,0% |
3º |
VW GOLF |
3.339 |
2,5% |
- |
- |
- |
4º |
FORD PUMA |
3.218 |
2,4% |
- |
- |
- |
5º |
VAUXHALL CORSA |
2.784 |
2,1% |
2.567 |
2,4% |
8,5% |
6º |
MINI |
2.595 |
1,9% |
3.133 |
2,9% |
-17,2% |
7º |
VAUXHALL MOKKA |
2.444 |
1,8% |
- |
- |
- |
8º |
PEUGEOT 2008 |
2.191 |
1,6% |
1.972 |
1,9% |
11,1% |
9º |
AUDI A3 |
2.176 |
1,6% |
- |
- |
- |
10º |
FIAT 500 |
2.169 |
1,6% |
- |
- |
- |
Observação:
- Números de outubro/21 indisponíveis para os modelos Ford Fiesta,VW Golf, Ford Puma, Vauxhall Mokka, Audi A3 e Fiat 500.
Fontes: SMTT / Best Selling Cars Blog
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ford aposentará Fiesta na Europa por falta de espaço para elétricos
Stellantis oferece R$ 12.000 para quem trocar Ford por Jeep ou Ram
Motorista americano transforma Ford Fiesta em um ultra-compacto
Calmon: Brasil pode levar 20 anos para recuperar vendas de 2012
Semana Motor1.com: Tiggo 8 Max Drive, Tucson de volta, HR-V Turbo e mais
Volkswagen Nivus GTS já roda sem qualquer disfarce e chega em 2025
Ford se despede do Fiesta com vídeo emocionante após 47 anos de mercado