Desde que a General Motors apresentou o Chevrolet Equinox EV, existia a dúvida se acabaria substituindo o modelo a combustão ou se acabariam convivendo. Este questionamento foi respondido por Mark Reuss, presidente da GM, que confirmou o lançamento da próxima geração do Equinox em 2024, com motores a combustão. A declaração foi feita durante um evento para acionistas da empresa.

De acordo com Reuss, o Equinox tem uma posição importante dentro da linha da Chevrolet. “Esta será uma grande reformulação do nosso popular Equinox com motor a combustão que temos hoje, no maior segmento do mundo”, disse o executivo. “Está bem no coração do mercado e, novamente, é uma grande reformulação para nós, então estamos muito animados.”

Não é um exagero por parte de Reuss. O Chevrolet Equinox é o carro de passeio mais vendido da marca e, no geral, perde somente para a picape Silverado, provando como é um veículo bem popular no país. Até outubro, contabilizava 163.324 unidades emplacadas (muitas fabricantes divulgam os números de emplacamentos por trimestre). É o terceiro carro mais vendido do segmento, perdendo para Toyota RAV4 (303.341) e Honda CR-V (178.687).

O que o presidente da GM não disse é se o carro fará a estreia no ano que vem como modelo 2024 ou se será apresentado somente daqui a dois anos. Do jeito que ele falou, parece que será revelado como modelo 2025. Isto faria sentido, pois a geração atual estreou em 2017, o que daria um período de 7 anos no mercado. E também levaria em consideração que a reestilização atrasou um ano por causa da pandemia.

Chevrolet Equinox RS 2022

Reuss ainda especificou que o Equinox dará “uma segunda volta” com a arquitetura atual, indicando que deve usar, no máximo, uma atualização da plataforma D2XX atual. O chefe da GM também afirma que o novo Equinox terá “um alto volume” e que será “muito mais lucrativo do que o anterior.”

Manter a plataforma faz sentido pois a fabricante tem feito o mesmo com outros modelos, como foi com a nova Chevrolet S10 (conhecida como Colorado nos EUA). Além disso, a GM prepara-se para produzir e vender somente carros elétricos a partir de 2035, então usar a base atual ajudaria a reduzir os custos de produção e investir na próxima linha de veículos elétricos.

Fabricado no México, o Chevrolet Equinox é vendido no Brasil em duas versões: RS (R$ 212.580) e Premier (R$ 230.510). Tem um volume de vendas bem abaixo dos outros modelos do segmento, contabilizando 1.124 unidades neste ano. Em comparação, o Jeep Compass, produzido aqui, lidera a categoria com 51.066 unidades emplacadas.


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com