Na semana passada, a Honda confirmou a CB 300F como a nova Twister. A moto ainda não teve os preços revelados, algo que deve acontecer apenas em dezembro. No entanto, o Motor1.com já viu a moto de perto e descobriu mais detalhes que não tinham sido revelados no comunicado oficial da última semana.
Tudo começou com o registro da patente da moto por aqui, que culminou em sua confirmação poucos dias depois. O nome e alguns elementos visuais remetiam imediatamente à CB 300F apresentada na Índia em agosto. No entanto, a moto brasileira é bem diferente e foi idealizada antes, como contaremos abaixo.
A renovação da Twister, segundo a Honda, é um tipo de projeto que leva cerca de 3 anos para ficar pronto. A similaridade com a moto indiana veio do fato de a moto ter sido desenvolvida inicialmente pela divisão brasileira dentro da linguagem visual global da marca e os indianos aproveitaram o resultado do trabalho nacional para lançar um modelo parecido.
Agora com linhas bem mais agressivas, a nova Honda CB 300F Twister deve começar a chegar nas lojas da marca no começo do ano que vem. Os preços ainda não foram revelados, porém a moto continuará sendo oferecida nas versões com freios combinados (CBS) nas cores cinza grafite e vermelha, ou ABS com pinturas vermelha ou amarela metálica.
Quem estiver vendo semelhanças com a nova Honda Hornet 750, revelada na Europa, não é por acaso. Mesmo que o desenvolvimento seja feito no Brasil, o design da Honda segue preceitos globais. Daí veio o farol pontiagudo, as novas rodas, carenagens de tanque mais detalhadas e o banco com assentos separados.
Outro elemento da nova Twister 2023 que remete aos modelos maiores da Honda é o painel. É digital, ainda com tela LCD de alto contraste, porém ficou mais completo e seu visual com conta-giros circular lembra o usado pela linha CB 500 da marca. Ele também traz informações de computador de bordo como consumo médio e quantidade de combustível restante no tanque.
O chassi ainda é do tipo diamante, com trava dupla superior e o motor fazendo parte da estrutura, mas recebem algumas novidades como uma seção traseira redesenhada por conta dos assentos separados. O motor é considerado pela Honda como uma evolução do atual 250. Mas toda a parte do superior, incluindo cilindro e cabeçote foram alterados.
Isso aconteceu por conta do aumento de cilindrada, que passou dos atuais 249,5 cm3 para 293,5 cm3. A mudança veio do aumento do diâmetro do pistão (77 mm), enquanto o curso foi mantido (63 mm). Ela mantém o sistema flex, 2 válvulas de admissão, 2 válvulas de escape e comando simples no cabeçote. Por conta das mudanças, o radiador de óleo foi redimensionado, assim como o escapamento. Mas o arrefecimento do motor em si ainda é a ar.
Honda CB 250F Twister 2022 atual
Com as alterações o novo propulsor da Twister 2023 entrega até 24,7 cv de potência a 7.500 rpm e 2,6 kgfm de torque a 5.500 rpm quando abastecida com etanol. Na comparação com o atual 250, ganhou 2,1 cv de potência e 0,3 kgfm de torque. O câmbio de 6 velocidades teve as relações refeitas, com a primeira marcha mais curta. Porém, a novidade de transmissão é que a embreagem recebeu assistência para ter um acionamento mais leve, além de um elemento deslizante pare evitar o travamento da roda traseira em reduções fortes.
Na suspensão, a Twister 2023 não tem garfo invertido como a moto indiana, no entanto, os tubos das bengalas passaram de 37 mm de diâmetro para 41 mm. Segundo a Honda, o sistema mais tradicional com tubos maiores é para adicionar robustez na hora de encarar as vias brasileiras. O curso foi mantido em 130 mm. A suspensão traseira de amortecedor único, por outro lado, teve o curso ampliado de 108 mm para 120 mm.
Honda CB300F na Índia
As rodas ainda são de 17 polegadas e os freios foram mantidos com discos de 276 mm na frente e 220 mm atrás. São dois pistões na pinça dianteira para a versão ABS, sendo que a CBS tem um pistão extra na dianteira que é acionado pelo sistema combinado, ou seja, pelo pedal de freio traseiro.
Outra alteração veio nos pneus, agora Pirelli Diablo Rosso III. A medida dianteira, 110/70, é a mesma, mas a traseira foi ampliada para 150/60, mais largo e com perfil mais baixo. Nas medidas a moto tem 2.084 mm de comprimento, 1.390 mm de entre-eixos e o assento está a 789 mm do solo. O peso a seco declarado é de 139 kg.
A Honda ainda divulgou alguns números de consumo e desempenho da CB 300F Twister 2023 apurados pelo Instituto Mauá. A moto teve um consumo combinado de 39,75 km/l com gasolina e de 25,58 km/l com etanol. A velocidade máxima registrada pelo Mauá foi de 139,5 km/h com gasolina e de 134,50 com etanol.
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