A Honda CB 250F Twister é atualmente o degrau acima para quem está partindo da CG 160 no mercado brasileiro. A pequena esportiva cumpre tal papel ao mesmo tempo em que vive uma competição acirrada com a Yamaha Fazer 250 (FZ25). Porém a Honda tem alternativas já reveladas e mais modernas globalmente.

Uma delas é a Honda CB 300F, que foi apresentada na Índia em agosto. Ela não tem relação direta com a antiga CB 300 que antecedeu a Twister, mas carrega o nome da família de esportivas da marca no mundo. Mesmo que a nova CB 300F por enquanto seja exclusiva do mercado indiano, a Honda registrou suas patentes aqui no Brasil.

Galeria: Honda CB300F - Registro no Brasil

Vale ressaltar que o registro por aqui não é garantia de que a moto será vendida no mercado brasileiro. No entanto, vale lembrar que, há alguns meses, flagramos o registro da Honda ADV 160 por aqui. Inicialmente parecia pouco provável que ela viria para cá. Mas, com o lançamento da nova PCX 160, é uma questão de tempo até sua estreia, pois o modelo que serve de base para a ADV já está sendo vendida.

+ Rimac Nevera atinge 412 km/h e se torna o carro elétrico mais rápido do mundo

A principal diferença da CB 300F para a nossa Twister está no motor. Apesar de ambas terem propulsores monocilíndricos com 4 válvulas e comando simples no cabeçote, a primeira tem 293,52 cm3 de capacidade, enquanto a segunda tem 249,50 cm3. Isso se reflete na entrega de performance, com a CB 300F indiana desenvolvendo 24,5 cv de potência a 7.500 rpm e 2,56 kgfm de torque a 5.500 rpm. A nossa Twister é flex, mas, com gasolina, entrega 22,4 cv a 7.500 rpm e 2,24 kgfm a 6.000 rpm.

Honda apresenta a nova CB 300F na Índia

As duas motos possuem câmbio de 6 marchas. Porém, a CB 300F indiana possui uma embreagem assistida e deslizante, que não é encontrada na Twister nacional. Enquanto a moto feita aqui tem ABS como opcional, a de lá traz o item de série. Além disso, a CB 300F ainda conta com iluminação completa por lâmpadas de LED, suspensão dianteira com garfo invertido e controle de tração, equipamentos que a Twister não oferece.

O painel da Honda CB 300F é totalmente digital e já conta com informações como consumo instantâneo e até voltagem da bateria. Mas o principal diferencial está na conectividade. As versões mais completas da moto indiana contam com um sistema de conexão com smartphones via Bluetooth. Ele permite que notificações do celular apareçam no painel e, caso o condutor tenha um capacete com o equipamento, a ativação de funções por controle de voz.

Dada a realidade do mercado indiano, a diferença que mais salta aos olhos entre a CB 300F deles e a nossa Twister está no preço. Na Índia, a moto foi anunciada com valores partindo de 225.900 rúpias, o que dá o equivalente a R$ 14.705. A Honda CB 250F Twister nacional tem preço partindo de R$ 18.420 sem frete e sem ABS. O com o freio antitravamento, o valor chega a R$ 19.590 também sem frete.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com