A Honda já fez dois grandes anúncios para o mercado brasileiro na semana passada. Um deles foi a confirmação da nova Honda CB 300F Twister para cá, enquanto a outra foi a nacionalização do câmbio automático DCT para a Africa Twin 2023. O Brasil será o primeiro país do mundo a produzir a transmissão fora do Japão.

No entanto, a marca ainda reservou uma novidade para os fãs das superesportivas. É a confirmação da linha 2023 da CBR 1000 RR-R Fireblade. A marca ainda não deu todas as informações a respeito da nova moto e informou que os dados técnicos e os preços serão informados em dezembro. A data é importante, pois a moto está completado 30 anos desde seu lançamento em 1992.

O que já sabemos da Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2023?

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A mudança mais visível é que a superesportiva da Honda contará com duas novas opções de pintura e grafismos. Uma delas é a Grand Prix Red, inspirada pelas Fireblade de corrida usadas no Campeonato Mundial de Superbike. A outra é a "30th Anniversary Edition", que remete às cores da primeira Fireblade apresentada mundialmente em 1992.

Mas a Honda também fez algumas mudanças mais técnicas. De acordo com a empresa, a CBR 1000 RR-R 2023 recebeu aperfeiçoamentos nos sistemas de admissão e escape para melhorar a sensibilidade do acelerador para quem conduz. A marca afirma que também revisou a atuação tanto do quick-shifter bidirecional quanto do controle eletrônico de tração.

Sem os números exatos, podemos apenas lembrar o que a Fireblade 2022 oferece atualmente para o mercado brasileiro, lembrando que nós já andamos na moto em pista. A moto conta com um motor de quatro cilindros em linha de 1.000 cm³ entregando 216,2 cv de potência a 14.500 rpm e 11,5 kgfm de torque máximo a 12.500 rpm. O câmbio tem seis velocidades e traz quickshifter bidirecional de série.

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Na linha 2022, a Honda Fireblade já conta com acelerador eletrônico. Com isso, surgiram novas possibilidades. Uma delas é a introdução do controle de largada que permite a regulagem da rotação de arrancada. O piloto ainda pode customizar a entrega de potência, a atuação do freio motor e a interferência do controle de empinada.

A Honda CBR 1000 RR-R Fireblade 2022 também tem sensor inercial de seis eixos, permitindo uma atuação mais afiada do ABS e do controle de tração em curvas. Há ainda um painel e instrumentos digital com tela TFT de 5 polegadas. Todas as unidades da nova Honda CBR 1000RR-R saem de fábrica com chave presencial. 

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