No começo desta semana, o Motor1.com Brasil informou que a Honda havia registrado no Brasil as patentes para a CB 300F, modelo que foi apresentado recentemente na Índia. Naquele momento, as informações eram apenas estas, mas a empresa fez uma série de anúncios para o mercado brasileiro que mudaram este cenário.
Antes de 2022 acabar, a Honda apresentou 3 estreias da marca que devem chegar às lojas nacionais já no ano que vem. Se antes as patentes deixavam em aberto a possibilidade de que a CB 300F seria a nova Twister. Agora a Honda confirmou que isso acontecerá de fato. Os preços devem ser anunciados em dezembro e a novidade começarão a ganhar as ruas a partir do começo do primeiro trimestre do ano que vem.
De acordo com a Honda, o nome Twister é bem conhecido e será mantido. A nova Honda CB 300F Twister 2023, deverá ainda continuar com suas características de robustez e economia. Entre os destaques da moto está o novo visual que ficou mais agressivo. Entre as tecnologias que a moto trará, terá painel de instrumentos digital com tela LCD de alto contraste e a nova Twister finalmente contará com iluminação completa por lâmpadas de LED, incluindo os faróis.
A respeito do novo propulsor 300 que equipará a Twister 2023, a Honda falou pouco, dizendo apenas que será uma melhoria na comparação com o atual 250. Para acompanhar o visual mais de esportiva, a moto também receberá um banco com assentos individuais para garupa e condutor. O tanque de combustível, que a Honda diz estar "seguindo a tendência das mais modernas naked e streetfighter" terá 14 litros de capacidade.
Sem os dados completos para a nova Honda CB 300F Twister 2023, podemos olhar para as especificações da moto indiana, que chegou por lá em agosto, e compará-las com as da atual Twister 250 nacional. Apesar de ambas terem propulsores monocilíndricos com 4 válvulas e comando simples no cabeçote, a primeira tem 293,52 cm3 de capacidade, enquanto a segunda tem 249,50 cm3. Isso se reflete na entrega de performance, com a CB 300F indiana desenvolvendo 24,5 cv de potência a 7.500 rpm e 2,56 kgfm de torque a 5.500 rpm. A nossa Twister é flex, mas, com gasolina, entrega 22,4 cv a 7.500 rpm e 2,24 kgfm a 6.000 rpm.
As duas motos possuem câmbio de 6 marchas. Porém, a CB 300F indiana possui uma embreagem assistida e deslizante, que não é encontrada na Twister 250 nacional. Enquanto a moto feita aqui tem ABS como opcional, a de lá traz o item de série. Além disso, a CB 300F ainda conta com suspensão dianteira com garfo invertido e controle de tração, equipamentos que a Twister atual não oferece. A moto nacional usará suspensão convencional, porém.
O painel da Honda CB 300F indiana já conta com informações como consumo instantâneo e até voltagem da bateria. Mas o principal diferencial está na conectividade. As versões mais completas da moto indiana contam com um sistema de conexão com smartphones via Bluetooth. Ele permite que notificações do celular apareçam no painel e, caso o condutor tenha um capacete com o equipamento, a ativação de funções por controle de voz.
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