Conforme o Motor1.com Brasil adiantou ainda em 2019, a BMW F 900 R chegará de fato ao Brasil. O modelo atual fez sua estreia há três anos no EICMA, salão internacional de motos que acontece em Milão (ITA). A BMW do Brasil informou que a moto será produzida por aqui como parte dos R$ 50 milhões em investimentos anunciados no mês passado.
Assim, a nova BMW F 900 R começará a ser montada em Manaus (AM) ainda no mês de novembro, mas as vendas e a chegada às lojas devem começar apenas a partir de janeiro do ano que vem. Os preços ainda não foram definidos, mas a moto será comercializada nas versões Sport com pintura Black Storm Metallic e Sport+ com pintura Racing Blue. A moto branca e vermelha das fotos permanecerá sendo exclusividade da Europa.
A partir de janeiro do ano que vem, a nova BMW F 900 R permanecerá trazendo o mesmo conjunto que foi apresentado no EICMA de 2019. Ela conta com um motor de bicilíndrico de 895 cm3 de capacidade. Ele entrega 85 cv de potência a 8.500 rpm e 8,8 kgfm de torque a 6.750 rpm. A esportiva ainda traz entre os itens de série ajustes de pré-carga e de retorno do amortecedor traseiro, além de ajustes dos manetes de freio e embreagem.
Em termos de tecnologia, as duas versões da F 900 R do modelo dispõem de computador de bordo, conector USB e um painel digital com tela TFT colorida de 6,5 polegadas e personalizável. A conexão com o smartphone via Bluetooth para navegação é possível com uso do aplicativo BMW Motorrad Connected. Ligações e reprodução de música também podem acontecer caso se use um capacete com sistema de comunicação BMW Motorrad. A F 900 R, ainda conta com iluminação completa por lâmpadas de LED e dois modos de pilotagem: rain (chuva) e road (estrada).
Já versão Sport+ da F 900 R acrescenta ainda controle de tração, controle dinâmico de freio motor, chave presencial, assistente de troca de marchas e mais dois modos de pilotagem: dynamic e dynamic pro. Ainda são de série preparação para GPS, ABS pro, monitoramento de pressão dos pneus, controle de velocidade de cruzeiro e aerofólio inferior.
Junto ao lançamento da F 900 R em 2019, a BMW apresentou no EICMA de três anos atrás a nova F 900 XR, uma versão mesclando esportividade e maior conforto para longas viagens. Com posição mais ereta de pilotagem, maior altura em relação ao solo e um para-brisa para proteção aerodinâmica, a moto era basicamente uma irmã menor da S1000 XR. Tal modelo, porém, ainda não foi confirmado para o mercado brasileiro.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
BMW é a 1ª a montar híbrido plug-in no Brasil com o novo X5 PHEV
Peugeot 208 foi o preferido dos argentinos em novembro; veja o ranking
BMW M2 vira viatura de polícia com 560 cv para promover segurança
Porsche inicia pré-venda do novo 911 Carrera GTS por R$ 1.127.000
Icônico BMW M3 GTR do Need For Speed Most Wanted ganha versão real
Espanhóis chamam Mobi de "o Fiat Panda que queremos"
Novo BMW X3 M50 chega no Brasil em 2025; veja as primeiras impressões