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VW Golf terá nova geração elétrica e ficará posicionado abaixo do ID.3

"Seria loucura deixá-lo morrer", explicou CEO Thomas Schäfer

2023 VW Golf GTI 40th Anniversary Edition

Após meses de rumores e incertezas, a Volkswagen parece que finalmente bateu o martelo sobre o futuro do Golf dentro do portfólio da marca. Durante o Salão de Los Angeles, nos Estados Unidos, o alto escalão da empresa conversou com a revista Autocar e deu detalhes sobre os planos pensados para o icônico modelo. De acordo com o CEO Thomas Schäfer, o carro não morrerá apesar da virada para eletrificação e chegará firme e forte à nona geração.

"Não deixaríamos de lado o nome do Golf, de jeito nenhum. Temos marcas icônicas, como Golf e GTI. Seria loucura deixá-los morrer e escapar", explicou Schäfer. Considerado um dos nomes mais fortes da história da Volkswagen, o Golf já vendeu mais de 35 milhões de unidades ao redor do mundo e está em produção desde meados da década de 1970.

Galeria: Volkswagen Golf R 2022

Confirmada a manutenção do Golf no portfólio, resta saber como a marca irá acomodá-lo no catálogo. Schäfer sugeriu que o modelo de nona geração será menor que o ID.3, o que significa que será posicionado acima do inédito elétrico urbano ID.2 e abaixo da próxima encarnação do próprio ID.3. Quanto ao nome, o CEO sinalizou que poderia ser comercializado como o ID.Golf, acompanhado o padrão de nomenclatura dos elétricos e tornando-se também um EV.

Na prática, a decisão acalma bastante os ânimos dos fãs mais aguerridos do modelo, que por muito tempo pensaram que o ID.3 acabaria por substituir o Golf definitivamente na virada para eletrificação. Schäfer, porém, explica: "o ID.3 nunca foi o sucessor do Golf, sempre foi mais um Golf Plus" (fazendo referência ao monovolume derivado da família Golf vendido na Europa entre 2004 e 2014).

Volkswagen Golf eTSI - Avaliação

Já o Polo, ao contrário do primo Golf, enfrenta situação mais complicada. O próprio Schäfer confirmou recentemente que a rigidez das normas anti-poluição da Europa terá impacto direto sobre o segmento de carros compactos, elevando os preços em até 5 mil euros. Nesse cenário, o desenvolvimento de uma nova geração para o modelo torna-se comercialmente inviável. Ao que tudo indica, a VW dará prioridade ao desenvolvimento do ID.2 no lugar de um próximo Polo.

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