Um dos carros mais importantes do mercado brasileiro na história dará adeus: o Gol. Para não passar em branco, o hatch será chamado oficialmente de Volkswagen Gol Last Edition, mesma estratégia que a marca usou lá em 2013 com a despedida da Kombi. Assim, o hatch sairá de linha depois de 42 anos de serviços prestados ao Brasil, sendo que por nada menos que 27 anos consecutivos foi o carro mais vendido do país, entre 1987 e 2013.

Você deve se lembrar que publicamos na semana passada dois flagras seguidos do novo Gol Last Edition, com o primeiro mostrando várias unidades da série especial do hatch saindo da fábrica em São Bernardo do Campo (SP) num caminhão cegonha, enquanto o segundo flagra revelou um pouco do interior. A Volkswagen revelou oficialmente poucas informações, como a produção limitada do Gol Last Edition: apenas 1.000 unidades. Além disso, a montadora diz que a versão foi desenvolvida especialmente pelo time de Design da Volkswagen do Brasil, encabeçada pelo chefe de Design da Volkswagen na América do Sul, José Carlos Pavone.

Volkswagen Gol Last Edition 2023
Volkswagen Gol Last Edition 2023
Volkswagen Gol Last Edition 2023

A Volkswagen promete que vai revelar mais informações ao longo deste mês. Enquanto não sabemos mais detalhes, a fabricante ao menos soltou algumas imagens do Gol Last Edtion – e podemos ver tudo o que mudou. Como já tínhamos visto nos flagras, o hatch contará com uma pintura vermelha, que parece muito ser o tom vermelho Sunset disponível para o Nivus e o T-Cross. Na dianteira, terá faróis de neblina e grade dianteira com filetes em preto brilhante, que se integram ao desenho dos faróis com máscara negra.

Toda a carroceria combinada com partes em preto, como os retrovisores (que terão pisca integrado), a coluna B e o spoiler traseiro. A série especial contará também com rodas pintadas de preto trazendo o mesmo desenho do pacote opcional Urban Completo para o Gol normal, restando saber se a medida de 15 polegadas será a mesma. Molduras nos para-lamas que se interligam por um plástico na base lateral da carroceria também será um diferencial, assim como as faixas pretas laterais com o nome Gol Last Edition 2023.

Volkswagen Gol Last Edition 2023

Há ainda o emblema na coluna C traseira, com um bacana desenho da famosa roda “Orbital”, que traz o nome Gol centralizado, enquanto em volta está escrito “Designed by Volkswagen do Brasil” acima e embaixo está “Original since 1980”. É o típico detalhe que vai agradar os fãs do hatch. Na traseira está uma faixa preta que liga as lanternas de acabamento escurecido, um detalhe que remete diretamente ao Gol GT da década de 1980. O nome Gol Last Edition aparece em branco sobre a faixa preta no lado esquerdo da tampa traseira, enquanto a área da placa ganha também aparece em preto.

Podemos ver ainda outros detalhes interessantes da cabine que não tínhamos visto no flagra, como a alavanca de câmbio com costuras vermelhas e os tapetes tipo carpete com detalhes também em vermelho. Ainda há acabamento que simula fibra de carbono no painel, que trará uma plaqueta no lado direito com a numeração do carro entre as 1.000 unidades previstas. O mais interessante são os bancos, que têm o nome Gol Last Edition em relevo e um acabamento em tecido cinza na parte central, enquanto as laterais combinam detalhes em preto e cinza, assim casando com linhas vermelhas. Tudo isso foi inspirado nos bancos Recaro usados pelos Gol GT e GTS.

Volkswagen Gol Last Edition 2023

Outras exclusividades para dar ao Volkswagen Gol Last Edition 2023 um visual próprio é o volante com raios em preto, sendo ainda revestido em couro com costuras vermelhas, que aparecem também no apoio de braço das portas – mas costuras em tecido cinza igual ao do banco. Puxadores de porta serão prateados. Um copo personalizado no porta-copos provavelmente será um acessório para os compradores da série especial. No mais, o painel aparentemente traz novo grafismo e aros em cinza escuro para o velocímetro e conta-giros, enquanto os pedais serão provavelmente em alumínio. A central multimídia Composition Touch será de série.

Galeria: Volkswagen Gol Last Edition 2023

Resta saber qual será a motorização, mas o mais provável é que a marca use o mesmo 1.0 MPI de três cilindros do modelo atual, que entrega até 84 cv de potência e 10,4 kgfm de torque, sempre trabalhando junto de um câmbio manual de 5 marchas. Não seria má ideia colocar o mesmo 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm de torque do Polo GTS, mas obviamente seria sonhar demais. Uma alternativa mais pé no chão para o Gol Last Edition 2023 seria ter pelo menos o 1.6 MSI da Saveiro, que hoje entrega 116 cv e 16,1 kgfm e torque (o conjunto perdeu desempenho após atualizações do Proconve L7).

A Volkswagen divulgou também que já realizou o primeiro teste com o Gol Last Edition, que foi feito pelo jornalista Claudio Carsughi, que também o primeiro a testar o Gol de primeira geração, em maio de 1980. O jornalista também já dirigiu o novo VW Polo Track, que na prática será o substituto do Gol no mercado brasileiro. “A passagem de bastão foi narrada pelo próprio jornalista em vídeo especial de despedida do modelo mais reconhecido do mercado nacional”, afirmou a marca em comunicado.


VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com