Responsável por 16% dos 168.474 veículos emplacados no Brasil em outubro, o segmento de picapes registrou 27.076 unidades no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (25.577) houve uma leve evolução (+5,9%). Já em relação a setembro, quando foram comercializadas 31.980 unidades, a queda superou os 13%. Assim como nos dois meses anteriores, o desempenho de cada uma das duas categorias foi bem distinto.

Entre as picapes pequenas, que avançaram mais de 50% nos últimos doze meses mesmo com a ausência da Chevrolet Montana – a nova geração, de porte superior, chega ao mercado nos próximos meses -, a líder Fiat Strada (8.041) cresceu pouco mais de 30%, enquanto a VW Saveiro conquistou a preferência de 4.447 consumidores, o dobro do registrado em 2021.

Saveiro CD

Picapes Pequenas 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

OUT/22 

SET/22 

OUT/21 

% OUT 22 

% SET 22 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

FIAT STRADA 

93997 

8041 

9894 

6129 

64,39% 

68,23% 

-18,73% 

31,20% 

2º 

VW SAVEIRO 

17423 

4447 

4608 

2174 

35,61% 

31,77% 

-3,49% 

104,55% 

   

111420 

12488 

14502 

8303 

100,00% 

100,00% 

-13,89% 

50,40% 

Já entre as picapes médias e grandes, destaque negativo para a Toro: com 2.980 unidades, a representante da Fiat perdeu mais de 40% de suas vendas e teve seu mês mais fraco desde maio de 2020 (1.662), auge da pandemia. Mais do que isso, a Toro perdeu para a Hilux (4.203) uma liderança ininterrupta desde o início de 2022 – a Toyota, vale destacar, havia sido a última líder antes da Fiat.

Chevrolet S10 Z71 no Pantanal by Diego Dias (1)

Mais uma vez completando o pódio, a Chevrolet S10 (1.625) perdeu quase 60% de seus compradores e ficou com vantagem reduzida sobre a Renault Oroch (1.443) – pelo 4º mês seguido acima das mil unidades – e sobre a Ford Ranger (1.403). Ainda sem empolgar, a Ford Maverick (40) teve seu desempenho mais fraco desde março (33).

Picapes Médias / Grandes 

POS. 

MODELO 

TOTAL 2022 

OUT/22 

SET/22 

OUT/21 

% OUT 22 

% SET 22 

VARIAÇÃO OUT/SET 

VARIAÇÃO 2022/2021 

1º 

TOYOTA HILUX 

38011 

4203 

4163 

3814 

28,81% 

23,82% 

0,96% 

10,20% 

2º 

FIAT TORO 

41800 

2980 

4335 

5187 

20,43% 

24,80% 

-31,26% 

-42,55% 

3º 

CHEVROLET S10 

22351 

1625 

2407 

3774 

11,14% 

13,77% 

-32,49% 

-56,94% 

4º 

RENAULT OROCH 

9420 

1443 

1641 

533 

9,89% 

9,39% 

-12,07% 

170,73% 

5º 

FORD RANGER 

11425 

1403 

1327 

1442 

9,62% 

7,59% 

5,73% 

-2,70% 

6º 

MITSUBISHI L200 

12991 

1242 

1429 

1008 

8,51% 

8,18% 

-13,09% 

23,21% 

7º 

NISSAN FRONTIER 

6619 

602 

674 

1034 

4,13% 

3,86% 

-10,68% 

-41,78% 

8º 

VW AMAROK 

4351 

432 

621 

340 

2,96% 

3,55% 

-30,43% 

27,06% 

9º 

RAM 3500 

1449 

267 

441 

1,83% 

2,52% 

-39,46% 

10º 

RAM 1500 

960 

205 

148 

33 

1,41% 

0,85% 

38,51% 

521,21% 

11º 

EFFA V21 

586 

74 

85 

50 

0,51% 

0,49% 

-12,94% 

48,00% 

12º 

FORD MAVERICK 

1193 

40 

55 

0,27% 

0,31% 

-27,27% 

13º 

EFFA V22 

215 

27 

24 

23 

0,19% 

0,14% 

12,50% 

17,39% 

14º 

RAM 2500 

877 

23 

89 

31 

0,16% 

0,51% 

-74,16% 

-25,81% 

15º 

JEEP GLADIATOR 

116 

17 

35 

0,12% 

0,20% 

-51,43% 

16º 

CHEVROLET SILVERADO 

21 

0,01% 

0,01% 

100,00% 

0,00% 

17º 

FORD F150 / F250 

18 

0,01% 

0,02% 

-33,33% 

-33,33% 

18º 

TOYOTA TUNDRA 

0,01% 

0,00% 

   

152404 

14588 

17478 

17274 

100,00% 

100,00% 

-16,54% 

-15,55% 

Fonte: Fenabrave


VEJA NO CANAL MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com