Responsável por 16% dos 168.474 veículos emplacados no Brasil em outubro, o segmento de picapes registrou 27.076 unidades no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (25.577) houve uma leve evolução (+5,9%). Já em relação a setembro, quando foram comercializadas 31.980 unidades, a queda superou os 13%. Assim como nos dois meses anteriores, o desempenho de cada uma das duas categorias foi bem distinto.
Entre as picapes pequenas, que avançaram mais de 50% nos últimos doze meses mesmo com a ausência da Chevrolet Montana – a nova geração, de porte superior, chega ao mercado nos próximos meses -, a líder Fiat Strada (8.041) cresceu pouco mais de 30%, enquanto a VW Saveiro conquistou a preferência de 4.447 consumidores, o dobro do registrado em 2021.
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 93997 | 8041 | 9894 | 6129 | 64,39% | 68,23% | -18,73% | 31,20% |
2º | VW SAVEIRO | 17423 | 4447 | 4608 | 2174 | 35,61% | 31,77% | -3,49% | 104,55% |
111420 | 12488 | 14502 | 8303 | 100,00% | 100,00% | -13,89% | 50,40% |
Já entre as picapes médias e grandes, destaque negativo para a Toro: com 2.980 unidades, a representante da Fiat perdeu mais de 40% de suas vendas e teve seu mês mais fraco desde maio de 2020 (1.662), auge da pandemia. Mais do que isso, a Toro perdeu para a Hilux (4.203) uma liderança ininterrupta desde o início de 2022 – a Toyota, vale destacar, havia sido a última líder antes da Fiat.
Mais uma vez completando o pódio, a Chevrolet S10 (1.625) perdeu quase 60% de seus compradores e ficou com vantagem reduzida sobre a Renault Oroch (1.443) – pelo 4º mês seguido acima das mil unidades – e sobre a Ford Ranger (1.403). Ainda sem empolgar, a Ford Maverick (40) teve seu desempenho mais fraco desde março (33).
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | TOYOTA HILUX | 38011 | 4203 | 4163 | 3814 | 28,81% | 23,82% | 0,96% | 10,20% |
2º | FIAT TORO | 41800 | 2980 | 4335 | 5187 | 20,43% | 24,80% | -31,26% | -42,55% |
3º | CHEVROLET S10 | 22351 | 1625 | 2407 | 3774 | 11,14% | 13,77% | -32,49% | -56,94% |
4º | RENAULT OROCH | 9420 | 1443 | 1641 | 533 | 9,89% | 9,39% | -12,07% | 170,73% |
5º | FORD RANGER | 11425 | 1403 | 1327 | 1442 | 9,62% | 7,59% | 5,73% | -2,70% |
6º | MITSUBISHI L200 | 12991 | 1242 | 1429 | 1008 | 8,51% | 8,18% | -13,09% | 23,21% |
7º | NISSAN FRONTIER | 6619 | 602 | 674 | 1034 | 4,13% | 3,86% | -10,68% | -41,78% |
8º | VW AMAROK | 4351 | 432 | 621 | 340 | 2,96% | 3,55% | -30,43% | 27,06% |
9º | RAM 3500 | 1449 | 267 | 441 | 0 | 1,83% | 2,52% | -39,46% | - |
10º | RAM 1500 | 960 | 205 | 148 | 33 | 1,41% | 0,85% | 38,51% | 521,21% |
11º | EFFA V21 | 586 | 74 | 85 | 50 | 0,51% | 0,49% | -12,94% | 48,00% |
12º | FORD MAVERICK | 1193 | 40 | 55 | 0 | 0,27% | 0,31% | -27,27% | - |
13º | EFFA V22 | 215 | 27 | 24 | 23 | 0,19% | 0,14% | 12,50% | 17,39% |
14º | RAM 2500 | 877 | 23 | 89 | 31 | 0,16% | 0,51% | -74,16% | -25,81% |
15º | JEEP GLADIATOR | 116 | 17 | 35 | 0 | 0,12% | 0,20% | -51,43% | - |
16º | CHEVROLET SILVERADO | 21 | 2 | 1 | 2 | 0,01% | 0,01% | 100,00% | 0,00% |
17º | FORD F150 / F250 | 18 | 2 | 3 | 3 | 0,01% | 0,02% | -33,33% | -33,33% |
18º | TOYOTA TUNDRA | 1 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
152404 | 14588 | 17478 | 17274 | 100,00% | 100,00% | -16,54% | -15,55% |
Fonte: Fenabrave