Mesmo que não seja tão forte no Brasil, o Honda Accord é um modelo muito importante para a fabricante, sendo um dos carros mais vendidos da marca nos EUA. Com a cosntante queda do segmento e o fato de que o Accord perdeu a liderança da categoria para o Toyota Camry. A décima primeira geração chega para mudar este cenário, com um estilo mais sofisticado, mais tecnologia e um sistema híbrido mais eficiente.

Vamos falar primeiro da motorização, pois é o tema mais polêmico. A nova geração do Honda Accord perdeu o motor 2.0 turbo de 256 cv (aquele que chegou a ser oferecido no Brasil). Para dar mais discussão, a Honda ainda mexeu no sistema híbrido, reduzindo a potência combinado dos 215 cv para 207 cv. Segue utilizando um 2.0 de quatro cilindros e dois motores elétricos, mas a quarta geração da motorização híbrida coloca os propulsores elétricos ao lado do motor a combustão. Apesar da potência ter sido reduzida, o torque subiu de 32,1 kgfm para 34,1 kgfm.

Galeria: Honda Accord 2023

A Honda diz que esas mudanças deixaram o Accord Hybrid mais divertido de guiar e ainda explica que a previsão é que esta versão seja metade das vendas do sedã, enquanto a outra metade dos clientes buscará a variante com o 1.5 turbo. Ela ainda gera 194 cv, mas recebeu pequenas atualizações para melhorar a resposta. O câmbio CVT segue como a única opção de transmissão, direcionando a força para as rodas dianteiras, enquanto a suspensão adota um ajuste diferente. O chassi está mais rígido com mudanças nos suportes da carroceria e barra estabilizadora dianteira melhorada.

Estas são as alterações que não podemos ver, só que é inegável que o Accord mudou visualmente. Como vimos tanto no teaser quanto nas imagens de registro, traz um design inspirado no novo Civic, usando lanternas mais finas e uma pequena grade dianteira, com linhas mais limpas na direção da traseira. O novo Accord é 7 centímetros mais longo, medindo 4,97 m de comprimento e usa rodas de 17 polegadas de série. É possível colocar rodas de 19 polegadas como opcional nas versões mais caras.

2023 Honda Accord Interior

A influência do Civic continua do lado de dentro, com o mesmo padrão de acabamento no painel, integrado às saídas de ar. As variantes mais completas adotam uma tela de 1,2 polegadas, a maior já usada pela Honda, enquanto as versões mais baratas usam um display de 7 polegadas. Em todos os casos, o painel de instrumentos é digital e de 10,2 polegadas. Outra adição de série na linha do Accord são os novos airbags. O dianteiro tem um formato diferente, para garantir que bolsa inflável não vai escorregar e fazer com que o motorista bata em outra parte do veículo. Pela primeira vez, conta com airbag de joelho para o condutor e laterais para os bancos traseiros (além dos de coritna).

Na parte de tecnologia, o Accord 2023 torna-se capaz de receber atualizações em tempo real para quase todos os seus sistemas. A versão topo de linha Touring recebe o software da Google integrado, o que inclui uma série de aplicativos da empresa que podem ser controlados por voz através do Google Assistente.

Durante o lançamento, o Accord 2023 será oferecido em seis versões: LX, EX, Sport, EXL, Sport-L e Touring, sendo que somente o LX e o EX usam o motor 1.5, as demais são híbridas. A estreia comercial acontecerá em breve nos EUA, quando os preços serão revelados.

Agora que mudou de geração, o Honda Accord pode retornar ao país. O sedã trocou a motorização em agosto do ano passado, deixando de lado o 2.0 turbo para usar o sistema híbrido. Não durou muito tempo, pois a fabricante parou de trazer o carro, dizendo que ele retornaria em um outro momento. Como a própria Honda já confirmou quatro lançamentos para o ano que vem, com o novo Civic Hybrid, o esportivo Civic Type R, e os SUVs ZR-V e CR-V Hybrid, o Accord deve ficar somente para 2024.


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