Novo Honda Accord 2023 estreia mais refinado, eficiente e tecnológico
Décima primeira geração do sedã abandona motor 2.0 turbo e traz a maior multimídia que a marca já usou
Mesmo que não seja tão forte no Brasil, o Honda Accord é um modelo muito importante para a fabricante, sendo um dos carros mais vendidos da marca nos EUA. Com a cosntante queda do segmento e o fato de que o Accord perdeu a liderança da categoria para o Toyota Camry. A décima primeira geração chega para mudar este cenário, com um estilo mais sofisticado, mais tecnologia e um sistema híbrido mais eficiente.
Vamos falar primeiro da motorização, pois é o tema mais polêmico. A nova geração do Honda Accord perdeu o motor 2.0 turbo de 256 cv (aquele que chegou a ser oferecido no Brasil). Para dar mais discussão, a Honda ainda mexeu no sistema híbrido, reduzindo a potência combinado dos 215 cv para 207 cv. Segue utilizando um 2.0 de quatro cilindros e dois motores elétricos, mas a quarta geração da motorização híbrida coloca os propulsores elétricos ao lado do motor a combustão. Apesar da potência ter sido reduzida, o torque subiu de 32,1 kgfm para 34,1 kgfm.
Galeria: Honda Accord 2023
A Honda diz que esas mudanças deixaram o Accord Hybrid mais divertido de guiar e ainda explica que a previsão é que esta versão seja metade das vendas do sedã, enquanto a outra metade dos clientes buscará a variante com o 1.5 turbo. Ela ainda gera 194 cv, mas recebeu pequenas atualizações para melhorar a resposta. O câmbio CVT segue como a única opção de transmissão, direcionando a força para as rodas dianteiras, enquanto a suspensão adota um ajuste diferente. O chassi está mais rígido com mudanças nos suportes da carroceria e barra estabilizadora dianteira melhorada.
Estas são as alterações que não podemos ver, só que é inegável que o Accord mudou visualmente. Como vimos tanto no teaser quanto nas imagens de registro, traz um design inspirado no novo Civic, usando lanternas mais finas e uma pequena grade dianteira, com linhas mais limpas na direção da traseira. O novo Accord é 7 centímetros mais longo, medindo 4,97 m de comprimento e usa rodas de 17 polegadas de série. É possível colocar rodas de 19 polegadas como opcional nas versões mais caras.
A influência do Civic continua do lado de dentro, com o mesmo padrão de acabamento no painel, integrado às saídas de ar. As variantes mais completas adotam uma tela de 1,2 polegadas, a maior já usada pela Honda, enquanto as versões mais baratas usam um display de 7 polegadas. Em todos os casos, o painel de instrumentos é digital e de 10,2 polegadas. Outra adição de série na linha do Accord são os novos airbags. O dianteiro tem um formato diferente, para garantir que bolsa inflável não vai escorregar e fazer com que o motorista bata em outra parte do veículo. Pela primeira vez, conta com airbag de joelho para o condutor e laterais para os bancos traseiros (além dos de coritna).
Na parte de tecnologia, o Accord 2023 torna-se capaz de receber atualizações em tempo real para quase todos os seus sistemas. A versão topo de linha Touring recebe o software da Google integrado, o que inclui uma série de aplicativos da empresa que podem ser controlados por voz através do Google Assistente.
Durante o lançamento, o Accord 2023 será oferecido em seis versões: LX, EX, Sport, EXL, Sport-L e Touring, sendo que somente o LX e o EX usam o motor 1.5, as demais são híbridas. A estreia comercial acontecerá em breve nos EUA, quando os preços serão revelados.
Agora que mudou de geração, o Honda Accord pode retornar ao país. O sedã trocou a motorização em agosto do ano passado, deixando de lado o 2.0 turbo para usar o sistema híbrido. Não durou muito tempo, pois a fabricante parou de trazer o carro, dizendo que ele retornaria em um outro momento. Como a própria Honda já confirmou quatro lançamentos para o ano que vem, com o novo Civic Hybrid, o esportivo Civic Type R, e os SUVs ZR-V e CR-V Hybrid, o Accord deve ficar somente para 2024.
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
Fonte: Honda
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Ranking: veja os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2024 até agora
Novo Duster vira carro de rali com conceito Dakar
Estes foram os 20 carros mais vendidos dos EUA em 2023
Chevrolet Silverado chega à Argentina em versão que não temos
Teste Honda Accord e:HEV 2024: o papel de irmão maior bem feito
Aguardado no Brasil, Omoda C5 muda visual e vira Chery Tiggo 5x na China
Primeiras impressões Novo Honda Accord e:HEV 2024: discreto e eficiente