Mais importante do mercado brasileiro em outubro, o segmento de hatches respondeu, com 48.434 unidades emplacadas somados os modelos das três categorias, por 28,7% dos 168.474 veículos registrados no período. Na comparação com o mesmo período do ano passado (37.781), houve uma evolução superior a 28%. Já em relação a setembro (52.369), no entanto, houve retração de 7,5%.
E foram os modelos de entrada os maiores responsáveis pela evolução frente a 2021. Fiat Mobi (6.741) e Renault Kwid (6.041), responsáveis por mais de 99% das vendas, cresceram acima de 120%. Após registrar o recorde de vendas para um modelo elétrico no país em setembro, o Caoa Chery iCar fechou outubro com apenas 41 unidades.
Hatches Compactos I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT MOBI | 56777 | 6741 | 7476 | 2945 | 52,57% | 54,21% | -9,83% | 128,90% |
2º | RENAULT KWID | 46127 | 6041 | 5719 | 2653 | 47,11% | 41,47% | 5,63% | 127,70% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 769 | 41 | 596 | 0 | 0,32% | 4,32% | -93,12% | - |
4º | CHEVROLET CELTA | 2 | 1 | 0 | 2 | 0,01% | 0,00% | - | -50,00% |
103675 | 12824 | 13791 | 5600 | 100,00% | 100,00% | -7,01% | 129,00% |
Na faixa mais representativa, o Hyundai HB20 repetiu a liderança do mês anterior ao ser o preferido por 9.084 consumidores – 55% a mais do que há um ano – e assegurar cerca de 1,3 mil unidades de vantagem sobre o Chevrolet Onix (7.768). Mantendo a 3ª posição de setembro, o Fiat Argo (6.628) perdeu 1/5 de seus compradores.
Nº 1 entre junho e agosto, o VW Gol (3.099) se manteve em quarto lugar, mas com desempenho quase 40% pior do que há um ano. Sétimo no ranking anterior, o novo Citroën C3 entrou no top 5 graças às 2.620 unidades, seu melhor resultado desde fevereiro de 2014 (2.936). Sem ameaças pelo 6º lugar, o Toyota Yaris Hatch (2.254) dobrou as vendas de 2021 em seu 9º mês seguido acima das 2 mil unidades.
Distante do rival japonês, o Honda City Hatch venceu o 208 por apenas 90 unidades na briga pela 7ª posição (1.322 x 1.232) – este, aliás, foi o desempenho mais fraco do representante da Peugeot desde agosto do ano passado (1.219). Recém-renovado, o VW Polo (740) completou um ano sem chegar aos mil emplacamentos.
Hatches Compactos II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | HYUNDAI HB20 | 79829 | 9084 | 8836 | 5844 | 25,68% | 23,06% | 2,81% | 55,44% |
2º | CHEVROLET ONIX | 68352 | 7768 | 8077 | 5156 | 21,96% | 21,08% | -3,83% | 50,66% |
3º | FIAT ARGO | 49548 | 6628 | 7093 | 8381 | 18,74% | 18,51% | -6,56% | -20,92% |
4º | VW GOL | 56121 | 3099 | 5772 | 5038 | 8,76% | 15,07% | -46,31% | -38,49% |
5º | CITROËN C3 | 4373 | 2620 | 1604 | 2 | 7,41% | 4,19% | 63,34% | - |
6º | TOYOTA YARIS | 21030 | 2254 | 2341 | 1086 | 6,37% | 6,11% | -3,72% | 107,55% |
7º | HONDA CITY HATCH | 13228 | 1322 | 1452 | 0 | 3,74% | 3,79% | -8,95% | - |
8º | PEUGEOT 208 | 24156 | 1232 | 2214 | 2270 | 3,48% | 5,78% | -44,35% | -45,73% |
9º | VW POLO | 3154 | 740 | 89 | 1040 | 2,09% | 0,23% | 731,46% | -28,85% |
10º | RENAULT SANDERO | 7968 | 588 | 777 | 424 | 1,66% | 2,03% | -24,32% | 38,68% |
11º | JAC E-JS1 | 554 | 27 | 49 | 0 | 0,08% | 0,13% | -44,90% | - |
12º | FIAT UNO | 773 | 10 | 7 | 363 | 0,03% | 0,02% | 42,86% | -97,25% |
13º | FORD KA | 14 | 1 | 0 | 23 | 0,00% | 0,00% | - | -95,65% |
14º | HONDA FIT | 231 | 1 | 0 | 512 | 0,00% | 0,00% | - | -99,80% |
15º | VW FOX | 58 | 1 | 1 | 1595 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -99,94% |
329389 | 35375 | 38312 | 31734 | 100,00% | 100,00% | -7,67% | 11,47% |
Na categoria de modelos mais caros, o Chevrolet Cruze Sport6 (107) chegou à sua 8ª liderança seguida. Sem ameaças pela 2ª posição, o Mini Cooper foi o preferido por 69 consumidores. Quarto colocado nos dois últimos rankings, o BMW Série 1 (18) subiu uma posição e superou o BMW i3 (11) e o Nissan Leaf (9).
Hatches Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | OUT/22 | SET/22 | OUT/21 | % OUT 22 | % SET 22 | VARIAÇÃO OUT/SET | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 1253 | 107 | 98 | 101 | 45,53% | 36,84% | 9,18% | 5,94% |
2º | MINI COOPER/JCW | 684 | 69 | 96 | 111 | 29,36% | 36,09% | -28,13% | -37,84% |
3º | BMW SÉRIE 1 | 69 | 18 | 16 | 3 | 7,66% | 6,02% | 12,50% | 500,00% |
4º | BMW i3 | 110 | 11 | 26 | 11 | 4,68% | 9,77% | -57,69% | 0,00% |
5º | NISSAN LEAF | 278 | 9 | 13 | 192 | 3,83% | 4,89% | -30,77% | -95,31% |
6º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 51 | 6 | 8 | 11 | 2,55% | 3,01% | -25,00% | -45,45% |
7º | RENAULT ZOE | 202 | 5 | 0 | 0 | 2,13% | 0,00% | - | - |
8º | CHEVROLET BOLT | 8 | 4 | 3 | 0 | 1,70% | 1,13% | 33,33% | - |
9º | FIAT 500E | 192 | 4 | 2 | 14 | 1,70% | 0,75% | 100,00% | -71,43% |
10º | AUDI A3 | 154 | 1 | 3 | 4 | 0,43% | 1,13% | -66,67% | -75,00% |
11º | FORD FOCUS | 7 | 1 | 1 | 0 | 0,43% | 0,38% | 0,00% | - |
3008 | 235 | 266 | 447 | 100,00% | 100,00% | -11,65% | -47,43% |
Fonte: Fenabrave