Dois modelos que estão cotados para o Brasil, os SUVs compactos Nissan Magnite e Renault Kiger foram submetidos recentemente aos testes de segurança do Global NCAP. Nas avaliações de impacto, o Magnite alcançou 4 estrelas na classificação para ocupantes adultos e conquistou 11,85 pontos de um total de 17 possíveis. O resultado nesse quesito foi considerado satisfatório.

No entanto, o desempenho não foi tão bom nas provas de proteção para ocupantes infantis. A classificação neste caso foi de apenas 2 estrelas, marcando 24,88 pontos de 49 possíveis. Em grande parte por conta da ausência de equipamentos como ancoragem ISOFIX para fixação de cadeirinhas de criança e cintos de segurança de três pontos para todos os passageiros, que não são oferecidos nas versões básicas.

Galeria: Nissan Magnite

Por sua vez, o Kiger - construído sobre a mesma plataforma - conseguiu resultado ligeiramente superior ao Magnite. Alcançou 12,34 pontos de 17 possível, também com classificação de 4 estrelas. Novamente, derrapou na proteção infantil com apenas 21,05 pontos de 49 possíveis. Até oferecia fixação ISOFIX, mas os ganchos estavam em posição pouco visível e poderiam passar facilmente despercebidos.

Renault Kiger
Renault Kiger 2021

À venda na Índia desde o início do ano passado, o Kiger adota plataforma CMF-A+ (versão aprimorada a base CMF-A do Kwid) e mede 3,991 metros de comprimento, 1,750 m de largura, 1,600 m de altura e possui entre-eixos de 2,500 m. Sob o capô, tem motores 1.0 aspirado de 72 cv e 9,8 kgfm a 3.500 rpm, e 1.0 turbo de 100 cv e torque de 16,3 kgfm a 3.200 rpm. O câmbio pode ser manual de 5 marchas, automatizado Easy-R ou CVT.

Magnite e Kiger - Global NCAP

O conjunto é exatamente o mesmo no Magnite, que tem lançamento no Brasil bastante cogitado como opção para ficar abaixo do Kicks.

Global NCAP Renault Kiger:

Global NCAP Nissan Magnite:

Envie seu flagra! flagra@motor1.com