Considerado um dos lançamentos mais aguardados da Volvo neste segundo semestre, o elétrico EX90 aos poucos vai perdendo o status de segredo e se tornando conhecido. Já vazou através de imagens de patente, foi antecipado por meio de projeções e aparece agora em teasers divulgados pela própria marca. As imagens revelam especialmente o interior e adiantam o novo padrão ecológico e de design que a empresa adotará daqui para frente.

No vídeo em que apresenta detalhes do modelo, a Volvo questiona sobre o “o que significa luxo no mundo hoje?”. Para a marca, a reposta está na preocupação com sustentabilidade e equilíbrio, que serão fatores decisivos no EX90. O painel, por exemplo, será confeccionado com materiais reciclados, incluindo garrafas PET e resina de pinho. Haverá ainda painéis de madeira certificados pelo FSC e lã produzida dentro dos padrões de bem-estar animal.

Galeria: Volvo EX90 Interior - Teasers

Desenvolvido para suceder o XC90, o EX90 nascerá como elétrico dedicado, ou seja, já nascerá inteiramente pensado para eletrificação. Primeiro da marca nesse aspecto, seguirá desde o princípio os parâmetros técnicos e dinâmicos de um veículo EV e não será equipado em nenhuma versão com motores a combustão.

No visual, a Volvo optará por evoluir o design atual e, sem fazer grandes rupturas, acrescentará novos elementos. Nesse sentido, destaque para maçanetas escamoteáveis, faróis mais afilados e lanternas em formato de C com leve prolongamento sobre a tampa do porta-malas.

No quesito tecnologia, o EX90 virá recheado de novidades. Entre as principais, destaque para sensores interiores projetados para detectar crianças e animais de estimação deixados no veículo. O exterior será tão inteligente quanto e contará com nada menos que 16 sensores ultrassônicos, oito câmeras e cinco radares. O lançamento está programado para o próximo dia 9 de novembro, com vendas a partir de 2023.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com