Embora muitas vezes negligenciadas, as especificações técnicas grafadas nas laterais dos pneus fornecem informações importantíssimas sobre uso, segurança e capacidade. São combinações de números e códigos que muitas vezes passam despercebidas até pelo mais aficionado entusiasta. A Pirelli pensou nisso e elaborou uma série de dicas para ajudar o motorista a fazer leitura correta de cada tipo de pneu, evitando a escolha por dimensões equivocadas.

“É extremamente importante o usuário de um carro saber ler o pneu de forma correta. Isso irá trazer muito mais segurança na hora de escolher um produto para o seu carro, pois há muita informação valiosa inserida na lateral do pneu. A boa escolha de um modelo poderá trazer economia de combustível, maior conforto e, principalmente, maior segurança para os ocupantes”, disse Roberto Falkenstein, consultor da área de tecnologias da Pirelli.

Pneus Exteriores Porsche Cayenne Turbo GT 2022

Pneus Pirelli P Zero Corsa calçam as rodas de 22 polegadas do Porsche Cayenne Turbo GT

A primeira dica elencada pela marca é sobre o tipo do pneu. Cada modelo tem especificações próprias e, em razão disso, é totalmente desaconselhável usar no mesmo eixo do carro dois modelos diferentes. O descompasso pode ocasionar desequilíbrio na suspensão do veículos e, na pior das hipóteses, comprometer a estabilidade em manobras de emergência.

É importante ainda entender como funciona a estrutura do produto. Palavras em inglês identificam termos importantes e, nesse sentido, plies significa camadas de lonas; sidewall se refere ao flanco (lateral) do pneu; tread indica banda de rodagem; polyester quer dizer poliéster; steel significa aço e nylon indica náilon.

Outra dica fundamental diz respeito às medidas. Tomando como exemplo um pneus de especificações 205/55 R16, o "205" indica a largura da seção (largura do pneu novo, montado no aro e inflado à pressão indicada, em milímetros), enquanto o "55" indica a relação entre a altura (H) e largura da secção (S) em percentual. Por sua vez, o "R" indica pneu com estrutura radial (a mais comum utilizada pela indústria e considerada uma evolução sobre a antiga diagonal).

Em se tratando de polegadas, a Pirelli diz que oferece no Brasil pneus com aro de 13 a 23 polegadas, seja para automóveis passeio, utilitários esportivos ou picapes. No mercado nacional, as medidas de aro até 17” são consideradas as mais comuns. É importante sempre respeitar as especificações originais de cada modelo, já que foram projetados de acordo com certos parâmetros. Rodas pequenas demais podem fazer o carro raspar em valetas e lombadas, enquanto grandes demais podem tornar o veículo mais instável.

Rodas de 22 polegadas do Cayenne Turbo GT

A Pirelli explica ainda sobre sobre o índice de carga e o código de velocidade de cada pneu. São códigos numéricos que vão de 0 a 279, correspondendo cada um a uma carga máxima x, em kg. Os pneus para carros populares geralmente possuem índice em torno de 82 (475 kg), enquanto pneus para carros de luxo de alta potência possuem índices na casa dos 91 (615 kg). A marcação segue padrões internacional e normalmente pode ser acessada no site das fabricantes.

Já o código de velocidade corresponde à velocidade máxima suportada pelo pneu. O código é representado por letras e indicam velocidades de 50km/h a 300km/h. Os pneus para carros de baixa potência, por exemplo, trazem a letra T (190 km/h). Já os pneus para carros de alta potência podem trazer o código Y (300 km/h).

Pneus de uso misto da Fiat Strada Ranch 1.3 CVT 2022

É preciso obedecer ainda o lado correto da montagem e o sentido da rotação, já que o pneu foi projetado para ter máxima performance nas mais diversas situações. A montagem incorreta pode reduzir o desempenho e comprometer o escoamento da água, por exemplo. Na maioria das vezes a indicação correta é indicada no produto. Caso não exista, pode ser montado de qualquer lado na roda. Importante lembrar que há pneus sem câmara de ar (Tubeless) ou com câmara de ar (Tubetype).

Nissan Versa 2023

Os pneus trazem ainda indicações sobre data de fabricação, semana e ano. A leitura é feita por códigos em quatro posições que identificam a procedência exata do pneu: sigla DOT; código de unidade produtiva; código da medida do pneu; período de fabricação (semana e ano). São indicações que facilitam o rastreamento dos produtos em caso de segurança e eventual recall.

A Pirelli explica que pneu não possui data de validade. Se bem conservados (sempre com pressão correta, sem sobrepeso, sem ser submetido a arrancadas ou frenagens bruscas, sem pancadas fortes etc.), podem durar bons anos.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com