Versão de entrada? Fiat Fastback Drive 1.0 aparece na lista do Inmetro
Possível configuração básica custaria menos que os R$ 130 mil cobrados atualmente na variante Audace
Não faz nem um mês que o Fiat Fastback chegou às lojas de todo o país e surgem indicações de uma mudança na linha. O governo federal atualizou a tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular, feita pelo Inmetro e uma das novidades é o SUV-cupê, aparecendo pela primeira vez no documento.
A surpresa é que o utilitário é listado com quatro versões, ao invés das três que estão disponíveis, e a 4ª configuração é um Fastback Drive 1.0 turbo. Dentro da linha da Fiat, a versão Drive costuma ser a segunda mais acessível, dependendo do modelo – Argo e Cronos ainda têm as configurações sem um nome, enquanto o portfólio do Pulse começa na versão Drive. Assim, um possível Fiat Fastback Drive 1.0 turbo seria a opção mais barata. Quanto custaria? Depende do quantos equipamentos serão retirados e qual o posicionamento que a fabricante vai querer para o modelo.
No caso do Pulse Drive com motor 1.0 turbo, esta versão custa R$ 110.790, R$ 5 mil a menos do que a configuração Audace. A diferença nos equipamentos está na ausência da câmera de ré, carregador wireless para smartphones, chave presencial, frenagem automática de emergência, alerta de saída de pista, sensor de chuva, sensor crepuscular, banco traseiro bi-partido e retrovisor interno eletrocrômico.
É uma lista grande de equipamentos a serem tirados. Para que o Fastback continue atraente, a Fiat poderia retirar menos itens, possivelmente os de segurança ativa como frenagem automática e alerta de saída de faixa, que normalmente são oferecidos como opcionais em outros modelos. Isto ajudaria a reduzir o preço para algo em torno de R$ 125 mil, mas o ideal seria conseguir chegar em um valor na casa dos R$ 120 mil, pois assim seria a versão para enfrentar o Volkswagen Nivus Comfortline, atualmente comercializado por R$ 121.670.
A tabela do Inmetro aponta que terá o motor 1.0 turbo que equipa a maior parte da linha do Fastback, com 130 cv e 20,4 kgfm de torque, combinado ao câmbio automático do tipo CVT com 7 marchas simuladas. Esta versão aparece com o mesmo consumo que a configuração Audace, fazendo 8,4 km/litro na cidade e 10,2 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Com gasolina no tanque, o rendimento sobe para 11,9 km/litro e 14,6 km/litro, respectivamente.
O registro no Inmetro listando o Fastback Drive 1.0 não é uma certeza que o modelo será lançado. Alguns carros, como Kia Stonic, aparecem com versões que nem estão nas lojas. E, mesmo que seja algo real e que a Fiat pretenda oferecer uma nova configuração de entrada no futuro, isto não acontecerá agora. Afinal, o carro acabou de chegar às lojas sem esta versão e a Stellantis tem tido problemas para atender à demanda de todos os seus veículos entre as marcas Citroën, Fiat, Jeep e Peugeot.
Outro modelo que apareceu recentemente foi o Jeep Renegade na versão Limited, que antes era a opção mais cara com o motor 1.8 flex e deixou de ser oferecido com o lançamento da reestilização, quando passou a ter somente o 1.3 turbo. Esperava-se que fosse uma das novidades da linha 2023, porém isto não aconteceu.
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