Sem registrar evolução nas vendas de veículos novos desde junho de 2021, o mercado europeu finalmente reagiu em agosto. Segundo os números oficiais divulgados pela ACEA, entidade que representa os fabricantes no continente, foram comercializadas no mês passado 748.875 unidades, 3,4% acima do registrado no mesmo período de 2021. Deste total, aproximadamente 20% foram de modelos elétricos.
O acumulado dos oito primeiros meses de 2022 (7.221.320), no entanto, segue negativo em quase 12%. Líder, a Volkswagen (90.437) emplacou quase 37 mil unidades a mais do que a Toyota (53.501), vice pelo 8º mês seguido. Numa briga pelo 3º lugar definida por apenas 53 unidades, a BMW (42.952) derrotou a Mercedes (42.899) e recuperou a ponta entre as marcas premium.
Galeria: Volkswagen ID.5 e ID.5 GTX 2022
Em seu 3º top 10 seguido, a Dacia (36.456) cresceu praticamente 17% e colocou quase 8 mil unidades de vantagem sobre a Renault (28.429), dona da maior queda no período (-23%). É a 2ª vez consecutiva em que a marca romena vende mais do que a francesa, algo inimaginável até pouco tempo. 18ª, a Mini (10.959) teve a maior evolução nos últimos doze meses (+28%).
POS. | MARCA | AGO.22 | % MERCADO 2022 | AGO.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VOLKSWAGEN | 90.437 | 12,1% | 86.017 | 11,9% | 5,1% |
2º | TOYOTA | 53.501 | 7,1% | 49.745 | 6,9% | 7,6% |
3º | BMW | 42.952 | 5,7% | 43.564 | 6,0% | -1,4% |
4º | MERCEDES-BENZ | 42.899 | 5,7% | 36.158 | 5,0% | 18,6% |
5º | AUDI | 41.568 | 5,6% | 40.349 | 5,6% | 3,0% |
6º | SKODA | 40.809 | 5,4% | 36.499 | 5,0% | 11,8% |
7º | PEUGEOT | 40.185 | 5,4% | 32.650 | 4,5% | 23,1% |
8º | HYUNDAI | 38.438 | 5,1% | 37.841 | 5,2% | 1,6% |
9º | DACIA | 36.456 | 4,9% | 31.212 | 4,3% | 16,8% |
10º | FORD | 35.736 | 4,8% | 31.733 | 4,4% | 12,6% |
11º | KIA | 34.127 | 4,6% | 34.917 | 4,8% | -2,3% |
12º | OPEL/VAUXHALL | 30.957 | 4,1% | 27.425 | 3,8% | 12,9% |
13º | RENAULT | 28.429 | 3,8% | 36.985 | 5,1% | -23,1% |
14º | CITROËN | 27.874 | 3,7% | 23.058 | 3,2% | 20,9% |
15º | FIAT | 25.209 | 3,4% | 26.116 | 3,6% | -3,5% |
16º | SEAT | 20.942 | 2,8% | 20.254 | 2,8% | 3,4% |
17º | NISSAN | 12.418 | 1,7% | 12.616 | 1,7% | -1,6% |
18º | MINI | 10.959 | 1,5% | 8.559 | 1,2% | 28,0% |
19º | VOLVO | 10.656 | 1,4% | 12.347 | 1,7% | -13,7% |
20º | TESLA* | 9.862 | 1,3% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 748.875 | ... | 724.553 | ... | 3,4% | |
ACUMULADO | 7.221.320 | ... | 8.188.803 | ... | -11,8% |
Entre os modelos, o VW T-Roc (15.953) surpreendeu e repetiu a liderança conquistada em julho. Com crescimento superior a 84%, o Peugeot 208 (15.146) ampliou a sua vantagem no acumulado do ano em relação ao Dacia Sandero (14.830), que completou o pódio com leve retração frente a 2021. Praticamente em empate técnico, Fiat 500 (13.593) e Toyota Yaris (13.580) completaram o top 5.
Em baixa de quase 15%, o VW Golf (12.271) agora é o 4º colocado no ano e vê cada vez menos provável a manutenção da liderança dos últimos anos. Com 10.866 unidades, o Hyundai Tucson se manteve entre os dez primeiros. Fechando o top 20, o Toyota Corolla (8.152) perdeu quase 1/5 de seus compradores.
Renault Clio E-Tech em testes no Brasil
Com a maior retração da lista (-46%), o Renault Clio (6.986) – que costumava tradicionalmente figurar entre os campeões de vendas - ficou fora do top 30 pelo 2º mês seguido. Agosto também não foi positivo para o BMW Série 3 (5.219), que perdeu quase 40% de seus consumidores e foi superado pelo arquirrival Mercedes Classe C (5.277).
POS. | MODELO | AGO.22 | % MERCADO 2022 | AGO.21 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW T-ROC | 15.953 | 2,1% | 11.176 | 1,5% | 42,7% |
2º | PEUGEOT 208 | 15.146 | 2,0% | 8.213 | 1,1% | 84,4% |
3º | DACIA SANDERO | 14.830 | 2,0% | 15.111 | 2,1% | -1,9% |
4º | FIAT 500 | 13.593 | 1,8% | 10.947 | 1,5% | 24,2% |
5º | TOYOTA YARIS | 13.580 | 1,8% | 12.592 | 1,7% | 7,8% |
6º | VW GOLF | 12.271 | 1,6% | 14.366 | 2,0% | -14,6% |
7º | CITROËN C3 | 11.834 | 1,6% | 6.738 | 0,9% | 75,6% |
8º | OPEL/VAUXHALL CORSA | 11.815 | 1,6% | 7.435 | 1,0% | 58,9% |
9º | SKODA OCTAVIA | 11.238 | 1,5% | 10.479 | 1,4% | 7,2% |
10º | HYUNDAI TUCSON | 10.866 | 1,5% | 9.532 | 1,3% | 14,0% |
11º | DACIA DUSTER | 10.793 | 1,4% | 11.219 | 1,5% | -3,8% |
12º | FORD PUMA | 9.891 | 1,3% | 9.439 | 1,3% | 4,8% |
13º | PEUGEOT 2008 | 9.433 | 1,3% | 7.560 | 1,0% | 24,8% |
14º | KIA SPORTAGE | 9.375 | 1,3% | 5.548 | 0,8% | 69,0% |
15º | TOYOTA YARIS CROSS | 9.367 | 1,3% | - | - | - |
16º | FORD KUGA | 9.277 | 1,2% | 5.945 | 0,8% | 56,0% |
17º | VW POLO | 9.018 | 1,2% | 10.025 | 1,4% | -10,0% |
18º | VW TIGUAN | 8.714 | 1,2% | 8.406 | 1,2% | 3,7% |
19º | RENAULT CAPTUR | 8.523 | 1,1% | 9.561 | 1,3% | -10,9% |
20º | TOYOTA COROLLA | 8.152 | 1,1% | 10.095 | 1,4% | -19,2% |
21º | MINI | 7.067 | 0,9% | 6.025 | 0,8% | 17,3% |
22º | TESLA MODEL Y | 6.932 | 0,9% | - | - | - |
23º | SKODA FABIA | 6.863 | 0,9% | 6.232 | 0,9% | 10,1% |
24º | FORD FOCUS | 6.612 | 0,9% | - | - | - |
25º | AUDI A3 | 6.563 | 0,9% | 5.380 | 0,7% | 22,0% |
26º | FIAT PANDA | 6.550 | 0,9% | - | - | - |
27º | PEUGEOT 308 | 6.275 | 0,8% | - | - | - |
28º | OPEL/VAUXHALL MOKKA | 6.119 | 0,8% | 5.034 | 0,7% | 21,6% |
29º | TOYOTA RAV4 | 5.929 | 0,8% | 7.794 | 1,1% | -23,9% |
30º | HYUNDAI KONA | 5.920 | 0,8% | 7.807 | 1,1% | -24,2% |
31º | NISSAN QASHQAI | 5.781 | 0,8% | 4.733 | 0,7% | 22,1% |
32º | TOYOTA AYGO | 5.773 | 0,8% | 5.745 | 0,8% | 0,5% |
33º | VW T-CROSS | 5.664 | 0,8% | 7.586 | 1,0% | -25,3% |
34º | SKODA KAMIQ | 5.645 | 0,8% | 5.111 | 0,7% | 10,4% |
35º | VW ID.4 | 5.584 | 0,7% | - | - | - |
36º | VW TAIGO | 5.425 | 0,7% | - | - | - |
37º | OPEL/VAUXHALL CROSSLAND | 5.418 | 0,7% | - | - | - |
38º | MERCEDES CLASSE C | 5.277 | 0,7% | - | - | - |
39º | RENAULT CLIO | 5.274 | 0,7% | 9.772 | 1,3% | -46,0% |
40º | BMW SÉRIE 3 | 5.219 | 0,7% | 8.525 | 1,2% | -38,8% |
41º | HYUNDAI I20 | 5.180 | 0,7% | 4.740 | 0,7% | 9,3% |
42º | MERCEDES CLASSE A | 5.172 | 0,7% | 5.934 | 0,8% | -12,8% |
43º | TOYOTA C-HR | 5.027 | 0,7% | 6.843 | 0,9% | -26,5% |
44º | DACIA JOGGER | 5.021 | 0,7% | - | - | - |
45º | CITROËN C4 | 4.772 | 0,6% | - | - | - |
46º | MERCEDES CLA | 4.766 | 0,6% | - | - | - |
47º | HYUNDAI I30 | 4.733 | 0,6% | 4.694 | 0,6% | 0,8% |
48º | BMW X3 | 4.611 | 0,6% | 6.778 | 0,9% | -32,0% |
49º | CUPRA FORMENTOR | 4.570 | 0,6% | - | - | - |
50º | KIA NIRO | 4.527 | 0,6% | 6.283 | 0,9% | -27,9% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: Best Selling Cars Blog, JATO Dynamics, ACEA