Sem registrar crescimento nas vendas de veículos novos desde março, a Alemanha finalmente apresentou números positivos. De acordo com os números oficiais divulgados pela KBA, entidade que representa os revendedores do maior mercado europeu, foram comercializadas em agosto 199.183 unidades, 3% a mais do que há um ano.
O acumulado (1.643.069), no entanto, ainda é negativo em quase 10%. Com a VW (38.049) no topo entre as montadoras e a vice-líder Mercedes-Benz (18.300) registrando a maior evolução do top 10 (+31%), o destaque coube à Dacia (5.627) e seu crescimento superior a 76%. A marca romena, aliás, vendeu mais do que a Renault (3.976), esta última perdendo quase metade dos seus compradores.
Galeria: Volkswagen ID.3 e ID.4 no Brasil
POS. | MARCA | AGO.2022 | % MERCADO 2022 | AGO.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW | 38.049 | 19,1% | 36.223 | 18,7% | 5,0% |
2º | MERCEDES-BENZ | 18.300 | 9,2% | 13.945 | 7,2% | 31,2% |
3º | AUDI | 17.499 | 8,8% | 14.375 | 7,4% | 21,7% |
4º | BMW | 15.931 | 8,0% | 16.137 | 8,3% | -1,3% |
5º | SKODA | 11.634 | 5,8% | 9.618 | 5,0% | 21,0% |
6º | OPEL | 10.562 | 5,3% | 10.245 | 5,3% | 3,1% |
7º | FORD | 10.232 | 5,1% | 9.091 | 4,7% | 12,6% |
8º | HYUNDAI | 9.307 | 4,7% | 10.079 | 5,2% | -7,7% |
9º | SEAT | 7.753 | 3,9% | 8.872 | 4,6% | -12,6% |
10º | KIA | 5.963 | 3,0% | 6.046 | 3,1% | -1,4% |
11º | TOYOTA | 5.871 | 2,9% | 7.114 | 3,7% | -17,5% |
12º | DACIA | 5.627 | 2,8% | 3.195 | 1,7% | 76,1% |
13º | TESLA | 5.291 | 2,7% | 3.810 | 2,0% | 38,9% |
14º | FIAT | 4.986 | 2,5% | 6.872 | 3,6% | -27,4% |
15º | RENAULT | 3.976 | 2,0% | 7.642 | 4,0% | -48,0% |
16º | PEUGEOT | 3.699 | 1,9% | 2.921 | 1,5% | 26,6% |
17º | MINI | 3.303 | 1,7% | 2.375 | 1,2% | 39,1% |
18º | CITROËN | 3.247 | 1,6% | 2.925 | 1,5% | 11,0% |
19º | MAZDA | 2.511 | 1,3% | 3.776 | 2,0% | -33,5% |
20º | PORSCHE | 1.894 | 1,0% | 1.281 | 0,7% | 47,9% |
... | ... | ... | ... |
| ... | |
| TOTAL | 199.183 | 100,0% | 193.307 | 100,0% | 3,0% |
| ACUMULADO | 1.643.069 | 100,0% | 1.820.589 | 100,0% | -9,8% |
Volkswagen também domina entre os modelos
Volkswagen T-Roc Cabriolet 2022
Líder entre os modelos desde janeiro, o VW Golf (6.066) – único entre os dez primeiros a recuar nos últimos doze meses (-20%) – perdeu a posição de honra para o VW T-Roc (6.490). Esta foi apenas a 2ª vez na história em que o SUV foi o preferido no país (a outra foi em outubro passado). Com o Tiguan (4.408) em 3º, a VW dominou o pódio.
Em sua melhor posição por lá, o Tesla Model Y (4.216) superou o Opel Corsa (4.125) para assegurar o 4º lugar. Com 2.606 unidades, o VW Polo ficou atrás do Classe C (2.747) na briga pela 13ª colocação. Principal rival do Mercedes, o BMW Série 3 (2.473) perdeu mais de 1/3 de seus compradores. Ainda longe de corresponder às expectativas da marca, o elétrico VW ID.3 (1.489) recuou mais de 60% e foi apenas o 42º colocado.
POS. | MODELO | AGO.2022 | % MERCADO 2022 | AGO.2021 | % MERCADO 2021 | % VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW T-ROC | 6.490 | 3,3% | 4.169 | 2,2% | 55,7% |
2º | VW GOLF | 6.066 | 3,0% | 7.554 | 3,9% | -19,7% |
3º | VW TIGUAN | 4.408 | 2,2% | 2.925 | 1,5% | 50,7% |
4º | TESLA MODEL Y | 4.216 | 2,1% | 864 | 0,4% | 388,0% |
5º | OPEL CORSA | 4.125 | 2,1% | 2.030 | 1,1% | 103,2% |
6º | SKODA OCTAVIA | 3.933 | 2,0% | 2.255 | 1,2% | 74,4% |
7º | FORD KUGA | 3.358 | 1,7% | 2.122 | 1,1% | 58,2% |
8º | FIAT 500 | 3.353 | 1,7% | 3.293 | 1,7% | 1,8% |
9º | MINI | 3.303 | 1,7% | 2.375 | 1,2% | 39,1% |
10º | AUDI Q3 | 3.136 | 1,6% | 2.417 | 1,3% | 29,7% |
11º | AUDI A3 | 2.818 | 1,4% | 1.851 | 1,0% | 52,2% |
12º | VW PASSAT | 2.753 | 1,4% | 2.238 | 1,2% | 23,0% |
13º | MERCEDES CLASSE C | 2.747 | 1,4% | 1.197 | 0,6% | 129,5% |
14º | VW POLO | 2.606 | 1,3% | 2.539 | 1,3% | 2,6% |
15º | TOYOTA YARIS | 2.529 | 1,3% | 2.105 | 1,1% | 20,1% |
16º | BMW SÉRIE 3 | 2.473 | 1,2% | 3.791 | 2,0% | -34,8% |
17º | VW TRANSPORTER | 2.441 | 1,2% | 1.790 | 0,9% | 36,4% |
18º | BMW X3 | 2.365 | 1,2% | 2.061 | 1,1% | 14,8% |
19º | AUDI Q5 | 2.303 | 1,2% | 1.975 | 1,0% | 16,6% |
20º | OPEL MOKKA | 2.039 | 1,0% | 1.992 | 1,0% | 2,4% |
21º | AUDI A6 | 1.952 | 1,0% | 1.820 | 0,9% | 7,3% |
22º | VW TAIGO | 1.945 | 1,0% | 0 | - | - |
23º | MERCEDES CLASSE E | 1.871 | 0,9% | 1.056 | 0,5% | 77,2% |
24º | VW T-CROSS | 1.860 | 0,9% | 2.384 | 1,2% | -22,0% |
25º | HYUNDAI TUCSON | 1.829 | 0,9% | 1.417 | 0,7% | 29,1% |
26º | MERCEDES CLASSE V | 1.821 | 0,9% | 1.106 | 0,6% | 64,6% |
27º | SKODA FABIA | 1.801 | 0,9% | 1.334 | 0,7% | 35,0% |
28º | AUDI A4 | 1.768 | 0,9% | 1.343 | 0,7% | 31,6% |
29º | BMW SÉRIE 5 | 1.758 | 0,9% | 1.552 | 0,8% | 13,3% |
30º | SEAT LEON | 1.754 | 0,9% | 2.906 | 1,5% | -39,6% |
31º | FORD FOCUS | 1.732 | 0,9% | 1.163 | 0,6% | 48,9% |
32º | MERCEDES CLA | 1.725 | 0,9% | 1.055 | 0,5% | 63,5% |
33º | VW UP | 1.706 | 0,9% | 3.767 | 1,9% | -54,7% |
34º | MERCEDES CLASSE A | 1.687 | 0,8% | 1.539 | 0,8% | 9,6% |
35º | VW ID.4 | 1.601 | 0,8% | 1.278 | 0,7% | 25,3% |
36º | KIA CEED | 1.576 | 0,8% | 2.210 | 1,1% | -28,7% |
37º | DACIA DUSTER | 1.561 | 0,8% | 1.239 | 0,6% | 26,0% |
38º | KIA SPORTAGE | 1.548 | 0,8% | 622 | 0,3% | 148,9% |
39º | HYUNDAI I10 | 1.529 | 0,8% | 1.569 | 0,8% | -2,5% |
40º | HYUNDAI KONA | 1.517 | 0,8% | 2.743 | 1,4% | -44,7% |
41º | SEAT FORMENTOR | 1.491 | 0,7% | 2.063 | 1,1% | -27,7% |
42º | VW ID.3 | 1.489 | 0,7% | 3.750 | 1,9% | -60,3% |
43º | BMW X5 | 1.471 | 0,7% | 682 | 0,4% | 115,7% |
44º | DACIA SPRING | 1.447 | 0,7% | 173 | 0,1% | 736,4% |
45º | CITROËN JUMPER | 1.418 | 0,7% | 1.337 | 0,7% | 6,1% |
46º | SKODA KAROQ | 1.399 | 0,7% | 1.156 | 0,6% | 21,0% |
47º | SEAT ATECA | 1.383 | 0,7% | 843 | 0,4% | 64,1% |
48º | DACIA SANDERO | 1.371 | 0,7% | 1.412 | 0,7% | -2,9% |
49º | VW CADDY | 1.352 | 0,7% | 1.234 | 0,6% | 9,6% |
50º | AUDI Q4 | 1.332 | 0,7% | 344 | 0,2% | 287,2% |
VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM
Fonte: KBA, Best Selling Cars Blog