O Maserati GranTurismo está de volta depois de um breve hiato, mas não deixe seu design familiar te enganar. Pode parecer com o modelo anterior, só que isto foi uma decisão intencional por parte da fabricante, que fez mudanças significantes por baixo da carroceria. O novo GT é lançado com três motores elétricos e baterias, tornando-se o 1º carro elétrico da marca, e não será a única motorização para o cupê.
Enquanto o novo GranTurismo compartilha seu visual com a geração anterior, os dois não tem nenhum painel repetido. O novo GT tem um capô longo, uma cabine compacta e baixa altura em relação ao solo, usando faróis verticais como os usados pelo supercarro MC20.
Uma das novidades de estilo que mais chamam a atenção no carro é o "Cofango", uma nova parte unificada que combina o capô e o para-choque dianteiro em um único elemento. Isto faz com que a linha de corte seja movida do topo do capô para lateral do veículo, na altura das caixas de roda. O GranTurismo será lançado com seis opções de cores para a carroceria e sete tons para as pinças de freio, com o programa de personalização Fuoriserie oferecendo ainda mais opções.
O novo Maserati GranTurismo usa o motor Nettuno V6 apresentado junto com o MC20. A tração integral é de série em todas as versões, com uma preferência pela tração traseira quando não necessita colocar as forças em todas as rodas. O 3.0 biturbo tem um cárter úmido, ao invés de um seco, e está equipado com um sistema de desativação de cilindros. O propulsor faz 490 cv e 61,2 kgfm na versão Modena. A variante Trofeo eleva o desempenho para 550 cv e 66,3 kgfm.
E temos a versão Folgore, totalmente elétrica e com três motores que entregam 300 kW cada (407 cv), um posicionado na frente e dois na traseira. Assim, o carro tem mais de 1.200 cv, porém a fabricante diz que somente 760 cv são entregues para as rodas. Por outro lado, o torque é monstruoso, de 137,7 kgfm. Conta com uma arquitetura de 800V para mover as energias das baterias de 92,5 kWh em forma de T, posicionadas no centro do veículo. Assim como as versões com motor térmico, o Folgore dá preferência para as rodas traseiras, mas conta com um sistema de tração integral.
A Maserati diz que o Folgore pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2,7 segundos e que tem uma velocidade máxima de 320 km/h. O Trofeo, que tem a mesma velocidade máxima, chega a 100 km/h em 3,5 segundos, enquanto o Modena precisa de 3,9 segundos, porém está limitado a 302 km/h.
Todas as três versões são equipadas com rodas de 20 e 21 polegadas, com as rodas do Folgore desenhadas especialmente para melhorar a aerodinâmica. Eles cortam o coeficiente de arrasto do VE em 7% em comparação às variantes com o motor V6. O Folgore também conta com uma entrada de ar entre o para-choque e a caixa de roda para reduzir o som do vento, algo exclusivo para esta configuração.
Visualmente, as três versões apresentam diferentes cores de acabamento e emblemas. O Folgore tem detalhes em preto brilhante, incluindo as inserções da grade, maçanetas e acabamento interno. A Maserati usou um tom de cobre escuro para os emblemas e o logotipo do tridente. O Trofeo apresenta detalhes em fibra de carbono e saias laterais e grelhas em preto brilhante. O emblema e o logotipo são peças de cromo escovado com contorno vermelho. O Modena tem uma grade preta com borda cromada e lâminas pretas brilhantes, que a Maserati usa para os emblemas, acabamentos das janelas, ponteiras de escapamento e logo do tridente.
A Maserati fez o GranTurismo com uma arquitetura modular, capaz de acomodar tanto o motor a combustão quanto o elétrico com mudanças mínimas. Mais de 65% do cupê é feito de alumínio. Assim, o GT com motor V6 pesa 1.795 kg, enquanto o elétrico pesa 2.260 kg. O Folgore até pode ser mais pesado, mas tem uma distribuição de peso 50/50, contra os 52/48 da outra motorização.
O novo GranTurismo será lançado no 2º trimestre de 2023, com as versões Modena e Trofeo chegando primeiro. O elétrico Folgore iniciará as vendas pouco tempo depois, embora a fabricante não tenha dado uma data exata. Ainda no ano que vem, a Maserati pretende lançar o conversível GranCabrio, com as mesmas opções de motores. Preços ainda não foram revelados.
Fonte: Maserati
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