Com grande renovação da linha HB20 em julho e agora celebrando a marca de 10 anos de presença no mercado nacional, a Hyundai Motor Brasil aproveita a data e abre as portas de sua nova fábrica de motores em Piracicaba, no interior de São Paulo. O novo anexo fica junto da linha de produção dos modelos HB20 e Creta e terá capacidade para fabricar 70 mil motores por ano.

De acordo com a marca sul-coreana, foram investidos R$ 500 milhões no complexo fabril de Piracicaba para a construção da nova ala de produção de motores, cuja área construída tem 17.721 m². Vale lembrar que a capacidade de produção de 70 mil motores é inicial, ou seja, poderá ser ampliada no futuro.Além disso, os motores 1.0 Gamma aspirado e 1.0 TGDI turbo serão feitos pelas mãos de 256 novos trabalhadores na linha de montagem. Com essa inauguração, essa unidade é a 13ª fábrica de motores da Hyundai no mundo e a primeira na América Latina, sendo já alinhado aos conceitos de indústria 4.0.

Fábrica de Motores Hyundai Piracicaba

Disponível para o HB20 e HB20S, o motor 1.0 Gamma aspirado tem até 80 cv e 10,2 kgfm de torque, sempre associado ao câmbio manual de 5 marchas. Já o motor 1.0 TGDI turbo entrega até 120 cv e 17,5 kgfm de torque, podendo ser combinado ao câmbio manual ou automático, ambos de 6 marchas. Nesse caso, a Hyundai oferece o motor turbo para a versões mais caras do HB20 e HB20, bem como para o Creta

A fabricante divulga ainda que a planta da Hyundai Motor Brasil em Piracicaba é a primeira da empresa no mundo a contar com o chamado AMR – um Robô Móvel Autônomo (na sigla em português) que otimiza o transporte de peças dentro dos processos de fabricação. A marca afirma que esse sistema reduz em 50% o espaço necessário para as peças na linha de produção, graças a um sistema completamente integrado que dispensa a necessidade de acúmulo de itens estocados nos setores. Outras vantagens são a melhor flexibilização da linha para a produção de novos produtos, uma vez que o abastecimento se adapta automaticamente às necessidades programadas.

Fábrica de Motores Hyundai Piracicaba_executivos

“O Brasil era a nação geograficamente mais distante de nossa sede e foi a escolha mais desafiadora devido à sua imensa área, grande população, vastos recursos naturais e alto potencial de mercado automobilístico, tanto em vendas internas quanto como polo de exportação. Após dez anos, estamos testemunhando o sucesso de nossa expansão de negócios neste país e na região das Américas Central e do Sul. Inquestionavelmente, a Hyundai Motor Brasil tem desempenhado um papel fundamental em nosso crescimento sustentável”, comentou o Executive Chair mundial do Grupo Hyundai Motor, Euisun Chung, em mensagem de vídeo durante o evento.

“Nossa nova planta de motores possui alto nível de automação em seus processos, proporcionando a flexibilidade necessária para adaptar as linhas de produção de forma ágil. Além dos novos postos de trabalho criados, contribuímos positivamente em outras áreas da nossa comunidade local. Trabalhamos em colaboração com universidades e escolas técnicas em programas de estágio e intercâmbio de conhecimento, compartilhando nossas instalações, peças e motores com essas instituições para apoiar o desenvolvimento de estudantes e futuros profissionais”, discursou Ken Ramirez, presidente e CEO da Hyundai Motor para o Brasil e as Américas Central e do Sul.

O anúncio ocorreu nesta terça-feira, dia 20, mesma data em que saía o primeiro Hyundai HB20 da linha de montagem de Piracaba em 2012. Com operação de três turnos e capacidade de produção 210 mil veículos por ano, a fábrica no interior de São Paulo já soma 1,7 milhão de veículos produzidos. O hatch HB20 e o sedã HB20S foram lançados em 2012, enquanto o SUV compacto Creta estreou no país em 2016.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com