Com quase 1/3 dos 194.142 veículos emplacados no Brasil em agosto, o segmento de hatches conquistou a preferência de 62.761 consumidores, quase 64% a mais do que no mesmo período do ano passado (38.324). Na comparação com julho (51.085), a evolução foi menor, mas ainda assim bem representativa (+23%).
Entre os modelos de entrada, o Fiat Mobi (7.613) recuperou a liderança após dois meses com o seu melhor desempenho desde julho do ano passado (8.059) e já abriu mais de 8 mil unidades de vantagem no acumulado do ano em relação a um Renault Kwid (6.829) que não tinha resultado tão expressivo desde dezembro de 2019 (8.174). Fechando o pódio mais uma vez, o Caoa Chery iCar emplacou 112 unidades.
Hatches Compactos I | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | AGO/22 | JUL/22 | AGO/21 | % AGO 22 | % JUL 22 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT MOBI | 42560 | 7613 | 3493 | 7537 | 52,31% | 43,66% | 117,95% | 1,01% |
2º | RENAULT KWID | 34367 | 6829 | 4489 | 3764 | 46,92% | 56,11% | 52,13% | 81,43% |
3º | CAOA CHERY ICAR | 142 | 112 | 19 | 0 | 0,77% | 0,24% | 489,47% | - |
77069 | 14554 | 8001 | 11301 | 100,00% | 100,00% | 81,90% | 28,79% |
Já entre os modelos intermediários, o VW Gol (11.719) chegou à sua 3ª liderança consecutiva, embora com desempenho levemente abaixo do registrado em julho – quando teve seu melhor mês desde 2014. Já contando com a versão reestilizada em bom volume nas lojas, o Hyundai HB20 (10.919) não tinha um resultado tão bom desde dezembro de 2016 (12.234). O Chevrolet Onix (9.821) completou o pódio em seu melhor momento no ano.
Único entre os oito primeiros com retração frente a 2021, o Fiat Argo (7.594) emplacou quase o triplo de um Peugeot 208 (2.825) que supera a barreira das mil unidades há 16 meses. Já o VW Polo (130), há 10 meses sem ultrapassar a casa dos 4 dígitos, teve seu pior resultado desde setembro de 2017 (214). Com os primeiros emplacamentos da nova geração, o Citroën C3 (102) completou as dez primeiras posições.
Hatches Compactos II | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | AGO/22 | JUL/22 | AGO/21 | % AGO 22 | % JUL 22 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | VW GOL | 47250 | 11719 | 11925 | 4082 | 24,45% | 27,83% | -1,73% | 187,09% |
2º | HYUNDAI HB20 | 61909 | 10919 | 8156 | 6794 | 22,78% | 19,04% | 33,88% | 60,72% |
3º | CHEVROLET ONIX | 52509 | 9821 | 8836 | 410 | 20,49% | 20,62% | 11,15% | 2295,37% |
4º | FIAT ARGO | 35827 | 7594 | 6103 | 7708 | 15,84% | 14,25% | 24,43% | -1,48% |
5º | PEUGEOT 208 | 20710 | 2825 | 2803 | 1219 | 5,89% | 6,54% | 0,78% | 131,75% |
6º | TOYOTA YARIS | 16435 | 2235 | 2208 | 1655 | 4,66% | 5,15% | 1,22% | 35,05% |
7º | HONDA CITY HATCH | 10454 | 1504 | 1609 | 0 | 3,14% | 3,76% | -6,53% | - |
8º | RENAULT SANDERO | 6603 | 1002 | 897 | 903 | 2,09% | 2,09% | 11,71% | 10,96% |
9º | VW POLO | 2325 | 130 | 177 | 936 | 0,27% | 0,41% | -26,55% | -86,11% |
10º | CITROËN C3 | 149 | 102 | 30 | 1 | 0,21% | 0,07% | 240,00% | 10100,00% |
11º | JAC E-JS1 | 478 | 73 | 88 | 0 | 0,15% | 0,21% | -17,05% | - |
12º | FIAT UNO | 756 | 6 | 6 | 1894 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -99,68% |
13º | TOYOTA ETIOS HATCH | 7 | 2 | 3 | 2 | 0,00% | 0,01% | -33,33% | 0,00% |
14º | KIA RIO | 1 | 1 | 0 | 1 | 0,00% | 0,00% | - | 0,00% |
15º | VW FOX | 56 | 1 | 1 | 926 | 0,00% | 0,00% | 0,00% | -99,89% |
255469 | 47934 | 42842 | 26531 | 100,00% | 100,00% | 11,89% | 80,67% |
Nº 1 entre os modelos mais caros pelo 6º mês seguido, o Chevrolet Cruze Sport6 (129) teve seu mês mais fraco desde fevereiro. Com menos da metade dos emplacamentos, o Mini (55) repetiu a 2ª posição, com o elétrico Nissan Leaf (39) completando o pódio. Quarto colocado, o BMW Série 1 (21) emplacou mais da metade de suas unidades de 2022 apenas em agosto.
Hatches Premium | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | AGO/22 | JUL/22 | AGO/21 | % AGO 22 | % JUL 22 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | CHEVROLET CRUZE SPORT6 | 1048 | 129 | 150 | 322 | 47,25% | 61,98% | -14,00% | -59,94% |
2º | MINI COOPER/JCW | 519 | 55 | 38 | 104 | 20,15% | 15,70% | 44,74% | -47,12% |
3º | NISSAN LEAF | 256 | 39 | 9 | 0 | 14,29% | 3,72% | 333,33% | - |
4º | BMW SÉRIE 1 | 35 | 21 | 5 | 6 | 7,69% | 2,07% | 320,00% | 250,00% |
5º | BMW i3 | 73 | 11 | 10 | 20 | 4,03% | 4,13% | 10,00% | -45,00% |
6º | MERCEDES-BENZ CLASSE A | 37 | 8 | 3 | 26 | 2,93% | 1,24% | 166,67% | -69,23% |
7º | FIAT 500E | 186 | 6 | 16 | 14 | 2,20% | 6,61% | -62,50% | -57,14% |
8º | AUDI A3 | 150 | 4 | 11 | 0 | 1,47% | 4,55% | -63,64% | - |
2304 | 273 | 242 | 492 | 100,00% | 100,00% | 12,81% | -44,51% |
Fonte: Fenabrave