Iniciando um novo ciclo de investimentos no Brasil, a Volkswagen continuará o trabalho feito nos últimos anos, renovando sua linha com novas opções em todos os segmentos. E esta mudança já começou com a reestilização do Jetta GLI e, agora, com o Polo 2023 renovado. A marca promete mais 13 modelos até 2025, incluindo veículos híbridos e elétricos, obviamente ainda fazendo mistério sobre quais serão estes lançamentos.
Isto não é um problema, pois boa parte deles já é conhecida. Alguns dos carros já estão programados, como a reestilização do Virtus, acompanhando o Polo; ou a linha esportiva GTS para a dupla. Outros estão nos planos há tempos e até agora não apareceram, o que é o caso do Tiguan renovado. E tem aqueles que a própria Volkswagen confirmou que virão no futuro, com o Polo Track em 2023, como seu novo carro de entrada, e o facelift da Amarok feita na Argentina em 2024.
Aproveitamos para montar uma lista das nossas apostas da Volkswagen para o mercado brasileiros. Lembrando que a marca ainda desconversa sobre muitos destes veículos e que não confirma (ou descarta) muitos deles. Antes de partir para a lista, já vamos retirar dois dos lançamentos até 2025, pois Jetta GLI e Polo 2023 entram neste planejamento e foram apresentados. Também apresentamos mais veículos do que as 15 novidades prometidas, com algumas possibilidades que já circulavam pela imprensa.
Este não é nenhum mistério. O Volkswagen Virtus 2023 tem rodado em testes junto com o Polo há meses e inclusive foi registrado no país com o mesmo desenho que o modelo indiano. Seguirá a mesma estratégia que o hatchback, com uma mudança leve no design, mais equipamentos e o motor 1.0 turbo na versão de 116 cv. Porém, nossas fontes dizem que o Virtus irá subir de patamar para atender os clientes do Jetta, agora que o sedã médio será vendido somente na versão GLI.
Assim, ao contrário de como foi com o Polo, o Virtus deve manter o 1.0 turbo de 128 cv e ainda ganhar uma segunda opção com o 1.4 TSI de 150 cv. O lançamento acontecerá entre o final deste ano e o começo de 2023.
Unimos os modelos pois a receita é a mesma, mas são dois carros da lista. Não tem muito segredo, pois a linha esportiva GTS é bem conhecida. A dupla manterá o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm, combinado a uma transmissão automática de 6 marchas. Será um pouco mais refinado do que a linha normal, trazendo os faróis full-LED Matrix que equipa o Polo GTI europeu. Sua chegada deve ficar para 2023, após o Virtus renovado.
Há tempos a Volkswagen promete eletrificar a sua linha e, até agora, o único carro lançado foi o Golf GTE com um sistema híbrido plug-in, com apenas 100 unidades importadas da geração antiga. Felizmente, isto mudará com o lançamento do ID.4, o primeiro elétrico da marca. Apresentado à imprensa diversas vezes junto com o ID.3, o SUV compacto é o que tem mais chances de desembarcar, pois conseguirá justificar melhor o preço alto, mas também não é algo 100% confirmado pela marca.
O terceiro modelo da linha com a plataforma MQB-A0, o T-Cross já se aproxima do momento em que precisa ser renovado, já que foi lançado em 2019. Já roda em testes no Brasil, mas como é uma mudança leve praticamente apenas visual, não deverá demorar muito tempo para aparecer por aqui. É certo para o ano que vem, mas não exatamente a época certa quando isso vai acontecer.
Lançado em 2021 no México e nos EUA, o Volkswagen Tiguan finalmente recebeu uma reestilização para o modelo feito no continente americano, um ano depois da Europa. Só que, até agora, a fabricante não trouxe o SUV médio renovado para o Brasil e até retirou o modelo anterior de seu configurador após o fim dos estoques. O que nossas fontes dizem é que o utilitário segue nos planos. Virá do México com o motor 2.0 turbo de 230 cv.
Mas não espere vê-lo híbrido, pois esta variante não é feita na região e só está disponível para o Tiguan de entre-eixos curto na Europa. Teria que vir importado de de lá, fazendo com que fique bem mais cara. E, como a nova geração está em testes, não acreditamos que a VW deve repetir a estratégia errada de trazer um lote pequeno do modelo antigo, como foi com o Golf GTE.
Confirmado para 2023, o Volkswagen Polo Track será o novo carro de entrada da empresa, iniciando uma nova linha de carros acessíveis que terá mais 4 modelos. Será produzido em Taubaté (SP) para substituir o Gol, que dará o seu adeus ao mercado brasileiro até o final do ano. Como ainda falta um bom tempo para o lançamento, a VW faz mistério sobre muitas informações. Acredita-se que se apoiará no motor 1.0 MPI nas versões de entrada e pode até ter uma configuração mais cara com o 1.0 TSI de 116 cv manual e automático.
Existe uma segunda geração para a Amarok, desenvolvida em parceria com a Ford e que também deu origem à nova Ranger. Porém, enquanto a fabricante norte-americana já confirmou que irá produzir a Ranger na Argentina em 2023, a Volkswagen disse que não veremos a nova picape por aqui. Ao invés disso, irá reestilizar novamente a primeira geração, para mantê-la no mercado por mais 10 anos. O lançamento está programado para 2024.
Com o T-Cross mudando em 2023, não seria uma surpresa ver o Volkswagen Nivus atualizando suas linhas em 2024, por estar dentro do ciclo de vida. Ainda é bem cedo para ter qualquer informação sobre o SUV-cupê e, como foi desenvolvido no Brasil, dificilmente veremos notícias vindas de fora do país. A marca deve ter um cuidado maior, agora que tem um concorrente no mercado, na forma do Fiat Fastback, então deve elevar um pouco o nível com mais equipamentos. Há tempos circulam rumores sobre um Nivus GTS com o motor 1.4 TSI de 150 cv. Será que não aparecerá junto com a reestilização?
Um dos carros da nova linha de entrada da Volkswagen será um SUV compacto, menor do que Nivus ou T-Cross, servindo como um rival do Fiat Pulse. É algo que estava no ciclo de investimento anterior da VW, apelidado de “A00” e que era apontado como um sucessor do Gol – por isso, ainda há quem acredite que manterá o nome quando for lançado. Agora que a empresa oferece o 1.0 turbo de 116 cv, poderá ser um crossover com um motor menos potente, além de ser menos equipado, conseguindo ter um preço mais acessível do que os outros SUVs feitos com a plataforma MQB-A0. Tudo indica que será lançado em 2024.
A tão esperada rival da Fiat Toro ficou fora do ciclo de investimentos anterior da Volkswagen e, em uma de suas últimas entrevistas como presidente da marca na América do Sul, Pablo Di Si afirmou que, naquele momento, seria impossível produzir a picape na Argentina. Isto não significa que está totalmente fora dos planos. O Volkswagen Tarok sempre teve uma boa aceitação e pode estar na estratégia da empresa e ser montado no Brasil, ou até mesmo no país vizinho caso a situação econômica melhore. E seria uma forma de substituir a cansada Saveiro, entrando em um segmento mais rentável.
O Taos chegou ao Brasil no ano passado, mas não é estranho falar sobre sua reestilização. Afinal, completará 4 anos de mercado em 2025, ainda dentro do ciclo atual da Volkswagen. E a renovação trará algo importante. Motor1.com apurou que a empresa está desenvolvendo um sistema híbrido-leve flex, usando o novo Golf de mula, só que o trabalho está em um estágio inicial e levará mais alguns anos para ser lançado. Além disso, nossas fontes dizem que a estreia acontecerá em um modelo mais caro e que justifique os custos. Assim, o Taos faz todo o sentido. Além disso, o Proconve L8 entrará em vigor em 2025, então o auxílio elétrico ajudará o SUV médio a atender às novas regras.
Outro rumor que circula há alguns anos na indústria é de uma nova reestilizada para a Saveiro. Seria uma forma de mantê-la viva por mais um tempo até a chegada da Tarok, ainda mais em um momento em que a Fiat Strada aproveitou que a picape da Volkswagen praticamente parou no tempo para dominar o segmento. Porém, olhando para o desempenho atual da picapinha, não faria sentido gastar dinheiro, tempo e esforço em uma solução simples demais. É muito melhor para a VW deixar a Saveiro morrer enquanto lança a Tarok em um segmento mais lucrativo.
Este é o que não temos nenhuma certeza. Até discutimos sobre a Saveiro reestilizada, um rumor que circulava há um tempo e que até agora não deu sinal de vida. Só que a estratégia da VW era iniciar uma nova linha de entrada com o Polo Track mais “3 ou 4 modelos”. Se um deles será o SUV compacto abaixo de T-Cross e Nivus para 2024, o próximo modelo teria que ser lançado até 2025. E o segmento que ficou mais de lado nesta lista foi o dos sedãs. A Volkswagen dificilmente ficaria de fora da categoria após o fim do Voyage, então criar um “Virtus Track” manteria a marca no segmento.
A sucessora elétrica da Kombi está fazendo uma turnê pelo Brasil e até foi o destaque da marca no Rock in Rio 2022 (que a Volkswagen patrocinou). Oficialmente, a fabricante diz que o furgão está aqui a passeio, somente para avaliar a aceitação do público e que não está confirmado. Só que o modelo ocupou o lugar do ID.3 nestas demonstrações dos elétricos da VW e a resposta tem sido boa, uma indicação de que pode desembarcar por aqui como o segundo elétrico da marca.
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