No começo de agosto a Volkswagen registrou o novo Virtus 2023 na Argentina, agora um mês depois a marca faz o mesmo no Brasil, registrando o sedã reestilizado no INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial). Assim como as imagens do modelo registrado na Argentina, o Virtus registrado em terras tupiniquins confirma o mesmo visual do modelo indiano.

Com lançamento esperado para este ano, o novo VW Virtus 2023 conta com para-choque e grade dianteira exclusivas, assim se distanciando esteticamente do Polo. A maior novidade de design será o para-choque dianteiro, que trará linhas inspiradas no Jetta reestilizado e uma entrada de ar bem larga, que recebeu ainda um contorno cromado nas laterais e na parte inferior.

Volkswagen Virtus 2023 - Registro no Brasil
Volkswagen Virtus 2023 - Registro no Brasil
O novo Volkswagen Virtus 2023
Volkswagen Virtus
O Volkswagen Virtus atual

Ainda que de forma mais discreta, a grade frontal mudou um pouco ao ficar mais estreita, além de contar com frisos cromados na parte inferior e superior, que acabam se integrando com a assinatura em LED dos faróis. Por falar no conjunto óptico, eles são um ponto diferente em relação ao modelo indiano, que usa um LED em todo o entorno do conjunto, enquanto a imagem de registro mostra um estilo diferente, sem esta iluminação na parte inferior.

Visto de traseira, o Virtus também muda pouco, mas ao menos é possível ver novidades. Algo positivo, já que muitas reestilizações na indústria automotiva acabam se concentrando na dianteira e se “esquecendo” da traseira do carro. Aqui no Virtus o para-choque ganhou um novo acabamento cromado, junto com o elemento refletivo, enquanto as lanternas têm um novo desenho interno. Caso o sedã vendido no Brasil seja realmente igual ao Virtus indiano, a nossa versão receberá ainda o nome do carro escrito por extenso na parte de baixo da tampa do porta-malas.

Galeria: Volkswagen Virtus 2023 - Registro no Brasil

A cabine do novo Virtus 2023 ainda não foi vista, assim como o Polo. Porém, o Motor1.com apurou que a Volkswagen dará uma “levantada” no acabamento do Virtus, adotando materiais de melhor qualidade, tudo isso com o objetivo de acabar com uma das críticas mais constantes sobre o carro. Vale lembrar que essa mexida no acabamento será feita também no Polo e no T-Cross (com o SUV recebendo a evolução interna apenas quando receber sua reestilização). O novo volante que estreou no Nivus em 2020 também será usado.

Já a oferta de motores é mais do que conhecida, pois a própria marca acabou vazando as informações. Nas versões de entrada o Virtus terá o motor 1.0 turbo, mas numa calibração com 116 cv e 16,8 kgfm afim de ocupar a lacuna que era do 1.6 MSI. O câmbio será automático de 6 marchas, além de manual de 5 posições. Vale lembrar que os modelos logo acima vão manter o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm. Para a alegria dos entusiastas, a versão esportiva Virtus GTS continuará na linha, com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.

Resta saber quando será o lançamento do novo Volkswagen Virtus 2023 e do Polo 2023. Ambos aparecem camuflados rodando em testes com cada vez menos camuflagens, fora que já tiveram diversas informações antecipadas antes da hora. Com isso, estimamos que a apresentação da dupla ocorra ainda este ano, ao longo do 4º trimestre.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com