A Uber está em uma missão para reduzir suas emissões de poluentes com a adoção de cada vez mais carros elétricos em sua frota. A plataforma de transporte por demanda está expandindo seu programa Comfort Electric para mais 15 cidades nos Estados Unidos, fazendo com que esteja presente em 25 cidades da América do Norte. E isto é apenas o começo para a Uber, que quer ser totalmente elétrica até o final da década.

Falando com o correspondente sênior de meio-ambiente da CBS News, o CEO da Uber, Dara Khosrowshahi disse recentemente que a meta da empresa é ser carbono neutra em 2030. Este plano inclui não só a operação na América do Norte, como também a Europa. O executivo não comentou sobre outras regiões onde a plataforma opera, como Brasil.

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"Temos a meta de ser totalmente elétricos nos Estados Unidos, Canadá e Europa", ele disse à CBS News e, quando foi perguntado se os motoristas com carros a combustão seriam permitidos na plataforma depois de 2030, o executivo foi bem enfático. "Não, se fizemos o nosso trabalho, seremos totalmente elétricos", disse Khosrowshahi.

Para conseguir dar suporte para os motoristas que quiserem adotar um carro elétrico, a Uber tem planos de gastar cerca de US$ 800 milhões em vários incentivos diferentes. Por enquanto, a empresa está oferecendo descontos no carregamento dos carros elétricos e também paga US$ 1 para cada viagem que o motorista fizer usando um VE. Além disso, a Uber fez uma parceria com a Hertz, oferecendo a opção de alugar um Tesla em um plano de longa duração.

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Até o momento, o programa Comfort Electric está disponível em 25 cidades dos Estados Unidos e Canadá, com planos de expansão para os próximos meses. Pode não ser a opção mais barata para os clientes, mas o CEO da Uber acredita que, conforme mais motoristas com carros elétricos entrarem na plataforma, os preços e o tempo de espera irão cair. "O ímpeto é grande, mas a maior parte do trabalho ainda não foi feita", conclui Khosrowshahi.

Atualmente, a Uber tem cerca de 26 mil carros elétricos em sua frota nos EUA. O plano é dobrar este número até o ano que vem. No Brasil, o aplicativo tem alguns carros elétricos circulando, mas não há uma forma de escolhê-los. O máximo que pode ser feito é a categoria Comfort Planet, que cobra uma taxa extra usada em investimentos para reduzir a pegada de carbono da empresa. Algumas marcas tem trazido carros para que sejam usados pela Uber e empresas semelhantes, como o Caoa Chery iCar e o BYD D1.

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