page ad skin

BMW X4 deverá sair de linha; nova geração tem projeto cancelado

Modelo atual, baseado na plataforma CLAR, deverá durar apenas mais alguns anos no mercado

BMW X4 2021

Depois de duas gerações seguidas e aproximadamente 8 anos de mercado, o X4 como conhecemos deixará de existir dentro do portfólio da BMW. De acordo com informações do site BMWBlog, o modelo está fora da lista de prioridades da marca bávara para lançamentos futuros e será descontinuado nos próximos anos. Ao que tudo indica, sobreviverá apenas até o fim do ciclo de vida da geração atual.

A publicação baseia a informação em postagem do usuário do Bimmer Post ynguldyn, bastante conhecido por acertar previsões sobre os planos e movimentações da fabricante de Munique. Segundo divulgado, o X4 como conhecemos (movido por motores a combustão) morrerá por não haver demanda comercial suficiente para continuidade no mercado. Tanto é que o projeto da nova geração (G46) já estava em desenvolvimento e teve de ser cancelado.

Curiosamente, o irmão X3 seguirá vivo no mercado e em breve ganhará uma geração inteiramente nova, inclusive equipada com motores tradicionais a combustão. A fonte explica que, no caso do X4, a BMW optou por pular essa etapa e migrar o modelo direto para eletrificação total, neste caso lançando o iX4. 

Dessa forma, o cross-cupê atual seguirá vivo por mais alguns anos e deixará o mercado sem trocar de geração. No final de 2026 será lançado o aguardado iX4, totalmente EV e construído sobre a plataforma Neue Klasse.

Segundo especulações, o novato adotará baterias do tipo Gen6 e chegará com a promessa de ter autonomia e velocidade de carregamento 30% superiores na comparação com as células atuais. São baterias bastante promissoras, aproximadamente 20% mais leves que as convencionais e com custos de produção reduzidos pela metade.

Além disso, as emissões de CO2 relacionadas ao processo de fabricação devem cair em 60% e, segundo estimativas, as células mantêm 80% de seu desempenho mesmo após 10 anos de uso.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com
Edição atual
Brasil
INSCREVA-SE GRÁTIS

Deixe seus comentários