Ram quer lançar rival de Maverick e Santa Cruz nos EUA; será a Toro?
CEO da marca revela planos de uma picape abaixo da 1500 e diz que pode ser um outro produto que já existe na Stellantis
O segmento de picapes médio-compactas tem crescido bastante nos Estados Unidos desde o lançamento da Ford Maverick e da Hyundai Santa Cruz, ambas com um bom resultado de vendas. A Ram parece querer um pedaço deste segmento e está considerando lançar um modelo nesta categoria. Nada está confirmado no momento, mas o CEO da marca dá dicas fortes do que está por vir.
Mike Koval, chefe da Ram, conversou com o site Autoblog durante o Salão de Detroit (EUA) e compartilhou algumas informações bem interessantes. O executivo não entrou em detalhes, porém disse que a marca está "ativamente e agressivamente" considerando uma picape abaixo da Ram 1500. Seria uma média? Koval diz que estão bem interessados em modelos ainda menores.
Isto já abre a discussão. Para o mercado norte-americano, Maverick e Santa Cruz são picapes compactas, enquanto uma Fiat Strada seria considerada sub-compacta. O CEO da Ram diz que poderia usar a ampla linha de marcas da Stellantis para conseguir novos modelos. E, como sabemos bem no Brasil, já existe uma opção neste segmento: Fiat Toro, que inclusive chega ao México como a Ram 1000. Koval ainda cita que a Ram tem visto um crescimento em outros mercados como América do Sul e Austrália.
A Fiat Toro faria todo sentido para o mercado norte-americano. Para começar, é feita com a plataforma Small Wide 4x4, a mesma usada no Jeep Compass (este na versão LWB). E o SUV médio é produzido em Toluca (México), então ficaria fácil montá-la para a região com um volume adequado. Considerando que tanto a Santa Cruz quanto a Maverick tem fila de espera, a Stellantis teria que ter uma produção de alto volume, então o México conseguir atender à demanda.
E também há o ponto de que a Toro está pronta e tem o porte adequado para enfrentar as rivais da Ford e da Hyundai. A picape da Fiat tem 4,91 m de comprimento, enquanto a Santa Cruz mede 4,97 m e a Maverick tem 5,07 m. O que a Ram teria que fazer é rever a capacidade de reboque da picape, algo mais importante nos EUA do que a capacidade de carga da caçamba, pois é de apenas 400 kg - a Maverick, por exemplo, puxa até 1.800 kg.
A Ram até está olhando para o segmento das médias, há tempos com planos para uma picape média. Os rumores mais antigos falavam de usar a plataforma do Wrangler para que fosse um modelo parecido com a Gladiator, porém havia um problema de conseguir que seja acessível o suficiente. O projeto segue vivo no Brasil, em testes e com previsão de ser lançada em 2024.
Fonte: Autoblog.com
Bombando
ÚLTIMOS ARTIGOS
- 12:57 Carro da Xiaomi quebra depois de rodar por somente 39 km
- 11:05 Semana Motor1.com: Mobi e Polo 2025, Yaris Cross no Brasil e mais
- 09:30 Coluna do Calmon: Crescimento do mercado interno continua surpreendendo em 2024
- 08:00 Impressões Ducati Multistrada V4 Rally: esportiva sem medo de terra
- 16:08 Substituto do Nissan March será elétrico e terá base de Renault 5
- 14:31 Bentley Batur Convertible tem apenas 16 unidades e custa mais de R$ 10 milhões
- 12:39 Prestes a mudarem, T-Cross, Nivus e Amarok têm descontos de até R$ 35 mil
- 12:07 Audi A4 e A5 com tração integral Quattro chegam ao Brasil; veja preços