Enquanto no Brasil a Volkswagen ainda realiza preparativos para o lançamento, no exterior o reestilizado sedã Virtus já é comercializado em diversos mercados. O modelo estreou na Índia em março, no México há algumas semanas e, agora, tem chegada anunciada na África do Sul. É importado da fábrica indiana de Maharashtra com o mesmo visual, mas uma particularidade importante: o nome.

No mercado sul-africano, o Virtus 2023 é exclusivamente chamado de Polo Sedan - estratégia da divisão local para associar o sedã à força comercial do hatchback. No visual, o facelift deu ao modelo grade dos radiador ligeiramente mais estreita, faróis com nova disposição interna de elementos e nova assinatura para as luzes diurnas de LED.

Galeria: Volkswagen Polo Sedan - África do Sul

Além disso, o para-choque foi completamente remodelado e ganhou detalhes inspirados no design do Jetta, incluindo contornos cromados na parte inferior, apliques em preto e nova moldura para as luzes de neblina. Atrás, apenas lanternas com novo arranjo interno de luzes.

Na cabine, destaque para o novo design da saída do ar-condicionado do lado passageiro (agora mais fina e longa), redesenho nos botões de controle dos faróis, volante novo (o mesmo usado pelos lançamentos mais recentes da marca), nova alavanca de câmbio e mudanças nos comandos do ar-condicionado.

O portfólio é composto por apenas duas versões: Standard e Life. A primeira oferece de série faróis em LED, 6 airbags, ar-condicionado, piloto automático e sistema multimídia com tela de 7 polegadas. A segunda adiciona ar-condicionada automático, multimídia com tela de 10 polegadas, carregamento sem fio para smartphones e câmera de ré.

Sob capô, a única opção de motorização é o propulsor 1.6 aspirado de 110 cv (nada de motor turbo, como em outros mercados). O câmbio pode ser manual de 5 marchas ou automático de 6 velocidades.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com