O segmento de picapes fechou o mês de agosto com 33.307 unidades emplacadas, uma estabilidade na comparação com o mesmo período do ano passado (33.351), mas uma evolução de pouco mais de 13% frente ao resultado de julho (29.366). É importante ressaltar, no entanto, que os desempenhos das duas categorias foram bastante distintos.
As picapes pequenas, por exemplo, tiveram uma evolução de quase 60%. Acima das 10 mil unidades pela 3ª vez no ano, a líder Fiat Strada (14.157) registrou seu melhor desempenho desde setembro de 2014 (14.225). O mês também foi bastante positivo para a VW Saveiro (2.836), que não tinha um resultado tão expressivo desde junho do ano passado (2.932).
Galeria: Fiat Strada 2023
Picapes Pequenas | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | AGO/22 | JUL/22 | AGO/21 | % AGO 22 | % JUL 22 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT STRADA | 76074 | 14157 | 10897 | 9110 | 83,28% | 86,14% | 29,92% | 55,40% |
2º | VW SAVEIRO | 8368 | 2836 | 1751 | 1561 | 16,68% | 13,84% | 61,96% | 81,68% |
3º | EFFA K01 | 13 | 4 | 1 | 0 | 0,02% | 0,01% | 300,00% | - |
4º | CHEVROLET MONTANA | 15 | 1 | 1 | 33 | 0,01% | 0,01% | 0,00% | -96,97% |
5º | EFFA K02 | 1 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
84471 | 16999 | 12650 | 10704 | 100,00% | 100,00% | 34,38% | 58,81% |
Na categoria acima, entretanto, as vendas caíram 28%, com as quatro primeiras colocadas em baixa. Com 4.290 unidades, a líder Fiat Toro teve mais um mês com vantagem bastante reduzida sobre a Toyota Hilux (3.979). A Chevrolet S10 completou o pódio com 2.115 emplacamentos, quase 56% a menos do que há um ano.
Destaque negativo em julho, quando registrou seu mês mais fraco em quase uma década, a Ford Ranger (1.371) cresceu nas últimas semanas, mas a diferença em relação à Mitsubishi L200 (1.284) foi inferior a 100 unidades. Em sexto, a Renault Oroch (1.134) ultrapassou a casa das mil unidades pela 2ª vez seguida. Em seu 2º mês no mercado, a Jeep Gladiator conquistou 55 consumidores.
Galeria: Jeep Gladiator Rubicon (BR)
Picapes Médias / Grandes | |||||||||
POS. | MODELO | TOTAL 2022 | AGO/22 | JUL/22 | AGO/21 | % AGO 22 | % JUL 22 | VARIAÇÃO AGO/JUL | VARIAÇÃO 2022/2021 |
1º | FIAT TORO | 34485 | 4290 | 4333 | 6684 | 26,31% | 25,92% | -0,99% | -35,82% |
2º | TOYOTA HILUX | 29645 | 3979 | 4121 | 4363 | 24,40% | 24,65% | -3,45% | -8,80% |
3º | CHEVROLET S10 | 18319 | 2115 | 2229 | 4795 | 12,97% | 13,33% | -5,11% | -55,89% |
4º | FORD RANGER | 8695 | 1371 | 653 | 2180 | 8,41% | 3,91% | 109,95% | -37,11% |
5º | MITSUBISHI L200 | 10320 | 1284 | 1794 | 1045 | 7,87% | 10,73% | -28,43% | 22,87% |
6º | RENAULT OROCH | 6336 | 1134 | 1368 | 986 | 6,95% | 8,18% | -17,11% | 15,01% |
7º | VW AMAROK | 3298 | 719 | 636 | 909 | 4,41% | 3,80% | 13,05% | -20,90% |
8º | NISSAN FRONTIER | 5343 | 600 | 743 | 1161 | 3,68% | 4,44% | -19,25% | -48,32% |
9º | RAM 3500 | 741 | 225 | 267 | 0 | 1,38% | 1,60% | -15,73% | - |
10º | RAM 1500 | 607 | 174 | 210 | 47 | 1,07% | 1,26% | -17,14% | 270,21% |
11º | FORD MAVERICK | 1098 | 161 | 183 | 0 | 0,99% | 1,09% | -12,02% | - |
12º | RAM 2500 | 765 | 107 | 68 | 368 | 0,66% | 0,41% | 57,35% | -70,92% |
13º | EFFA V21 | 427 | 60 | 74 | 73 | 0,37% | 0,44% | -18,92% | -17,81% |
14º | JEEP GLADIATOR | 64 | 55 | 9 | 0 | 0,34% | 0,05% | 511,11% | - |
15º | EFFA V22 | 164 | 28 | 20 | 33 | 0,17% | 0,12% | 40,00% | -15,15% |
16º | AGRALE MARRUÁ | 5 | 2 | 1 | 1 | 0,01% | 0,01% | 100,00% | 100,00% |
17º | CHEVROLET SILVERADO | 18 | 2 | 5 | 1 | 0,01% | 0,03% | -60,00% | 100,00% |
18º | FORD F150 / F250 | 13 | 1 | 2 | 1 | 0,01% | 0,01% | -50,00% | 0,00% |
19º | TOYOTA TACOMA | 3 | 1 | 0 | 0 | 0,01% | 0,00% | - | - |
120346 | 16308 | 16716 | 22647 | 100,00% | 100,00% | -2,44% | -27,99% |
Fonte: Fenabrave