O nome do "baby Renegade", será Jeep Avenger. Trata-se da primeira vez em que a marca apresenta um modelo SUV para a categoria subcompacta, assim como é a primeira vez em que a Jeep terá um carro elétrico e movido apenas por baterias a ser comercializado nos mercados da Europa. 

Com pouco mais de 4 metros de comprimento, espera-se que o carro também seja oferecido no Japão e na Coreia do Sul. O Jeep Avenger será revelado por completo no dia 17 de outubro - no Salão Automóvel de Paris (FRA) - e também estará disponível para reserva a partir dessa data. O carro chegará às lojas no no início do ano que vem.

Jeep Avenger: detalhes autonomia e versão híbrida

Galeria: Jeep Avenger 2023

Com base na plataforma e-CMP, utilizada em carros elétricos como Peugeot e-2008, DS Crossback E-Tense e Opel Mokka-e, o Avenger também deve trazer o mesmo propulsor elétrico. Nos demais modelos, entrega 136 cv e vai instalado no eixo dianteiro. Nesse caso, é alimentado por uma bateria de 50 kWh. Mas o número específico da novidade pode ser maior, pois a Jeep anunciou uma autonomia de 400 km para o Avenger, sugerindo melhorias no conjunto motriz.

Em um primeiro momento, o Jeep Avenger será oferecido somente com o conjunto elétrico. Porém esta na será a única opção. Nossos colegas do Motor1.com Itália acreditam que o pequeno SUV herdará futuramente motores térmicos, provavelmente a gasolina ou diesel de seus "primos" da Peugeot-Citroën, como os 1.2 PureTech e 1.5 BlueHDi.

La Jeep Avanger elettrica

Uma variante híbrida ainda poderia ser uma possibilidade, o que tornaria o Jeep Avenger um modelo com apelo para o mercado brasileiro, visto a expansão de eletrificação da Jeep por aqui com a linha 4xe e também o aparecimento de mais modelos com apelo SUV na categoria dos subcompactos. Produzido em Tychy, na fábrica polonesa Stellantis, o Jeep Avenger ainda dará origem a futuros modelos equivalentes da Fiat e da Alfa Romeo. 

Quando revelou o pequeno utilitário com uma projeção oficial, a Stellantis disse que o automóvel seria lançado no 1º semestre de 2023. O fato de ter uma opção com motor a combustão e ser feito com a plataforma CMP faz com que fique interessante para o Brasil. Fontes ligadas à marca disseram a Motor1.com que ainda precisavam saber mais sobre o projeto antes de tomar uma decisão sobre oferecer o novo SUV no país.

Na segunda metade do ano que vem, a Fiat deverá apresentar a sua versão do Jeep Avenger, lançando um inédito um SUV compacto de entrada. Ficará posicionado abaixo do 500X e será derivado do mesmo projeto Avenger europeu. Tomará como base também a plataforma modular CMP, que foi desenvolvida inicialmente pela PSA mas que hoje está disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis.

Jeep Avenger por dentro

Novo SUV compacto da Jeep em testes
Foto do painel do Jeep Avenger em flagra

Nenhuma fotografia oficial do interior do Jeep Avenger foi mostrada durante a apresentação, então teremos que esperar até vê-lo ao vivo no Salão de Paris em outubro. No entanto, flagras anteriores mostraram o painel apareceu sem nenhuma camuflagem revelando a central multimídia destacada e alguns botões físicos. Ao seu lado deve estar a instrumentação em painel digital.

Assim, o Jeep Avenger terá uma disposição de controles muito diferente de outros carros da Jeep, com uma distribuição horizontal dos elementos, ali também herdada dos produtos Peugeot-Citroën que usam a mesma plataforma. O último detalhe que chama a atenção é a presença do câmbio manual, "entregando" o motor a combustão do protótipo flagrado durante os testes e confirmando a presença de dois tipos de transmissão (manual e automática). 

Se o Jeep Avenger será o primeiro carro elétrico da marca no Velho Continente, a estreia com emissão zero nos EUA ocorrerá com 2 modelos inéditos: o Jeep Recon e o Jeep Wagoneer S. Ambos estrearão no mercado norte-americano em 2023 e 2024 respectivamente, mas também chegarão à Europa em uma data posterior.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM


Tecnologia: Apple lança iPhone 14 Pro com o inovador Dynamic Island - Veja preços no Brasil 

Envie seu flagra! flagra@motor1.com