Depois de pelo menos dois anos sem grandes novidades, o calendário de lançamentos da Fiat para a Europa promete bastante agitação em 2023. A marca receberá atenção especial dentro do grupo Stellantis e colocará no mercado nada menos que dois veículos inéditos. A meta será fazer volume, ampliar participação e, não por acaso, o segmento de crossovers será o principal alvo da empresa.

O primeiro lançamento está programado para a segunda metade de 2023 e será um inédito SUV compacto de entrada. Ficará posicionado abaixo do 500X e será derivado do mesmo projeto que recentemente originou o baby Jeep europeu. Tomará como base a plataforma modular CMP, que foi desenvolvida inicialmente pela PSA mas que hoje está disponível na prateleira de todo o grupo Stellantis.

Galeria: Fiat Uno SUV - Flagra

Já nascerá preparado para eletrificação e, desde o lançamento, contará com versões tradicionais a combustão e 100% elétrica. Neste último caso, tudo indica que o conjunto será formado por motor elétrico de 100 kW (136 cv de potência) e bateria de 50 kWh, oferecendo autonomia superior a 300 km. Na prática, o mesmo esquema adotado por outros modelos elétricos do grupo, como Peugeot e-2008 e Opel Mokka-e.

A produção será concentrada na fábrica de Tychy, na Polônia, ao lado do modelo da Jeep e da inédita versão da Alfa Romeo do mesmo projeto. Uma curiosidade é que o modelo poderá resgatar o nome Uno na Europa.

Já o segundo lançamento será o sucessor do Panda, programado para o final de 2023 ou, no máximo início de 2024. Desempenhará papel de entrada no portfólio da Fiat e terá importância comercial estratégica, especialmente no mercado italiano. O design será inspirado no conceito Fiat Centoventi, apresentado com destaque no Salão de Genebra de 2019. As linhas gerais serão bem retilíneas e a carroceria quadrada remeterá à primeira geração do Panda.

Novo Fiat Panda SUV - Projeção
Novo Fiat Panda - Projeção

Também será baseado na plataforma CMP e, sob o capô, terá motores de três cilindros a gasolina, além de opções híbridas. Haverá ainda uma variante 100% elétrica, neste caso baseada na arquitetura e-CMP.

Corre por fora ainda o lançamento de um terceiro modelo. Seria o retorno do Topolino, agora como rebadge do Citroën Ami.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com