Não é mais segredo que o preço dos carros novos subiu. Considerando que no Brasil há uma certa relação entre tamanho e preço do veículo, restou aos carros pequenos servir de opção para quem ainda não quer recorrer a um veículo usado. E como muitas vezes este carro será o único do núcleo familiar, ele precisa ser prático, como um hatch.
Pensando nisso, o Motor1.com preparou uma lista com todos os hatchbacks subcompactos ou compactos 0km oferecidos no Brasil, mostrando detalhes de motorização, transmissão e principais equipamentos de série. Para a lista, separamos a versão mais barata de cada um deles, incluindo modelos como VW Gol, Chevrolet Onix e até o novo Citroën C3, que acabou de ser lançado. A lista está organizada em ordem de preço.
Atualmente, existem apenas dois hatchbacks subcompactos 0km vendidos no Brasil e o Fiat Mobi é um deles. A sua versão mais em conta é a Like. Apesar de usar um motor veterano, ainda entrega números de potência, torque e consumo em linha com a categoria. Entre os principais itens de série, o Fiat Mobi Like tem monitor de pressão dos pneus, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, rodas de aço de 14 polegadas com calotas, direção hidráulica, ar-condicionado e computador de bordo.
Além de visual renovado, O Renault Kwid recebeu itens como painel de instrumentos digital na introdução da linha 2023 em janeiro. Sua versão mais barata é a Zen. Ela traz de série, direção elétrica, airbags laterais, ar-condicionado, rádio com entrada USB e conectividade via Bluetooth, travas elétricas, vidros elétricos dianteiros, luzes diurnas de LED, controle de estabilidade, monitor de pressão dos pneus, computador de bordo, abertura interna de porta-malas e rodas de 14" com calotas.
Ficha técnica completa Renault Kwid
A nova geração do Citroën C3 acabou de chegar ao mercado brasileiro. É o primeiro da lista ser um compacto, não sub compacto. Sua versão mais barata é a Live 1.0. Além da mecânica compartilhada com o Fiat Argo, ele traz de série controle de estabilidade, assistente de partida em rampas, ar-condicionado, direção elétrica, monitor de pressão dos pneus, vidros dianteiros elétricos, painel digital, travas elétricas e rodas de 15" com calotas.
Ficha técnica completa do Citroën C3
Depois do Mobi, o Fiat Argo é o degrau acima na linha da marca, já sendo um compacto. Seu motor é o mesmo do Citroën C3 de nova geração, mas seu pacote de itens de série é uma tanto enxuto: rodas de 14 polegadas com calotas, direção elétrica, travas elétricas, ar-condicionado, computador de bordo com tela de 3,5" de TFT, vidros elétricos na dianteira, volante com regulagem de altura, alarme e alerta de velocidade.
Enquanto seu futuro é incerto, o veterano Volkswagen Gol continua sendo um dos carros mais vendidos e mais buscados do Brasil. Seu motor é o mesmo do Polo de entrada que aparecerá mais abaixo na lista, mas a lista de equipamentos de série enxuta é típica de um carro com mais de 10 anos de mercado: direção hidráulica, ar-condicionado e suporte de celular no painel.
O Hyundai HB20 tem em sua versão Sense a opção mais barata, mesmo após a apresentação da linha 2023 em julho. Sua motorização foi mantida e, como ocorria anteriormente, o HB20 Sense 1.0 aposta no custo benefício trazendo de série luz diurna, computador de bordo com tela TFT de 3,5 polegadas, direção elétrica, ar-condicionado, vidros elétricos na dianteira, travas elétricas, rodas de 14 polegadas com calotas e rádio com conectividade via Bluetooth. Em termos de segurança, já conta com 6 airbags, controle de estabilidade e assistente de partida em rampas.
Ficha técnica completa do Hyundai HB20
O item mais moderno do Gol, seu motor, é compartilhado com o Volkswagen Polo. Sua versão mais barata é a MPI, mas seu projeto é bem mais atualizado. Ele já traz de série 4 airbags, controles de tração e estabilidade com assistente de partida em rampas, direção elétrica, ar-condicionado, travas e vidros elétricos, rodas de 15" com calotas, banco do motorista com regulagem de altura, computador de bordo e sistema multimídia com espelhamento.
Ex-carro mais vendido do Brasil, o Chevrolet Onix economizou até no nome de sua versão mais barata, a 1.0 MT, como outros rivais. Sua configuração mais simples já tem 6 airbags, alarme, ar-condicionado, assistente de partida em rampa, ajuste de altura para o cinto de segurança dianteiro, computador de bordo, limitador de velocidade, controle de estabilidade, rádio com conectividade via Bluetooth, direção elétrica, rodas de 14" com calotas, travas elétricas e vidros elétricos.
Quarto carro da Stellantis e terceiro com o mesmo motor 1.0 Firefly, o Peugeot 208 ganhou as opções com o motor menor exatamente para focar no custo benefício. A versão Life é a mais barata e, entre os itens de série, já conta com 4 airbags, vidros e travas elétricas, ar-condicionado, direção elétrica, luzes diurnas em LEDs, sistema multimídia com tela de 10,3" com Apple CarPlay e Android Auto sem fios, controles de tração e estabilidade, além de assistente de partida em rampas.
Ficha técnica completa do Peugeot 208 1.0
Não parece, mas o Renault Sandero continua à venda. A versão única e a mais barata oferecida atualmente é a S Edition, com toques de visual esportivo. O carro ainda é uma boa pedida para quem busca espaço interno. Entre os itens de série, traz direção eletro-hidráulica, ar-condicionado, central multimídia com tela 7 polegadas, espelhamento via Android Auto e Apple Car Play, ajuste de altura para o banco do motorista, volante com regulagem de altura, vidros elétricos dianteiros, travas elétricas, tampa de porta-malas com abertura elétrica, 4 airbags e sensor de estacionamento traseiro.
Se você quer um hatch compacto, mas não quer 1.0 ou câmbio manual, o Toyota Yaris XL é o mais barato. Além do motor maior e da transmissão automática, traz de série ar-condicionado, direção elétrica, luz diurna de LED, rodas de 15 polegadas com calotas, travas elétricas, vidros elétricos nas 4 portas, espelhos elétricos, central multimídia, controle de estabilidade, 7 airbags, assistente de partida em rampa, central multimídia com Android Auto e Apple Car Play.
Ficha técnica completa do Toyota Yaris XL
O carro mais caro dessa lista, pelo menos é o mais completo. Seu motor é mais moderno e também é o mais potente da lista. Entre os itens de série, já traz além do básico equipamentos como 6 airbags, multimídia com Android Auto e Apple Car Play, câmera de ré, sensor de estacionamento traseiro, aletas atrás do volante para trocas de marcha em modo manual e luzes diurnas de LEDs.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Chevrolet Onix volta a ser produzido no Brasil após 27 dias de paralisação
Volkswagen Tera: este é o nome do novo SUV rival de Pulse e Kardian
Novo Chevrolet Onix 2026: quais novidades esperar de hatch e sedã
Chineses disputam para ter o híbrido mais econômico do mundo
Novo Chevrolet Onix 2025 aparece pela primeira vez nas ruas
GWM lança Haval H6 na Argentina com 2.0 turbo e sem eletrificação
Onix já atende novas regras de emissões e eletrificação ficará de fora