A indústria automobilística do Brasil comemora neste mês de agosto importante feito histórico: a produção de 90 milhões de veículos desde 1957. A data faz referência ao momento em que a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (ANFAVEA) passou a contabilizar os números do setor. A conta soma automóveis, comerciais leves, caminhões e ônibus (ou seja, não inclui tratores, colheitadeiras e modelos exportados em regime de CKD).

De acordo com a entidade, ano com menor volume produzido foi justamente o primeiro a ser contabilizado: 1957, com 30.542 unidades. Na sequência, os números foram crescendo e em 1960 já eram produzidos mais de 100 mil exemplares por ano. A cifra simbólica de 1 milhão de veículos/ano foi alcançada em 1993, enquanto o recorde histórico de produção até hoje é de 2013, com 3.713.813 unidades montadas.

A conta inclui a produção de diferentes momentos da indústria e das mais variadas montadoras instaladas no país. Desde as pioneiras na produção nacional, como Toyota, Ford e Volkswagen, até as que estabeleceram produção mais recentemente, como CAOA Chery, BMW e Hyundai. As estatísticas também englobam os números fabricantes que já produziram no passado e posteriormente fecharam suas fábricas, como Mercedes-Benz, Dodge e Mahindra.

“Trata-se de um volume impressionante, que mostra a força e a resiliência do setor automotivo brasileiro. Esse setor gera uma cadeia impressionante de empregos de alta qualidade e remuneração, conhecimento industrial e acadêmico, PIB, tributos, novas tecnologias e muitas histórias", afirma Márcio de Lima Leite, presidente da ANFAVEA.

"Calculamos que até o fim de 2026 a marca de 100 milhões seja atingida, certamente com produtos dotados de tecnologias de segurança, conectividade e ambientais ainda mais avançadas", completa.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com