0 a 100 km/h em menos de 1 segundo? Engenheiro da Rimac diz que é possível

A marca croata já chegou perto desta marca com o Nevera, que alcança os 100 km/h em 2 segundos

2023 Rimac Nevera First Drive Review 2023 Rimac Nevera First Drive Review

Tempos de aceleração, especialmente no segmento de hipercarros, são insanos. Hoje em dia, existe uma boa quantidade de esportivos que alcançam os 100 km/h em cerca de 2 segundos. Algumas pessoas podem até dizer que não é o suficiente e há quem defenda que o limite, em termos de aceleração, ainda não foi alcançado. Ao menos é o que diz um engenheiro da Rimac.

A Rimac é uma fabricante croata de carros elétricos que atualmente fez uma fusão com a Bugatti. O Nevera, o último modelo lançamento pela empresa e que também é o ápice da marca até o momento, pode acelerar de 0 a 100 km/h em 2 segundos. Só que um dos principais engenheiros da Rimac acredita que os carros de produção ainda podem alcançar um tempo abaixo de 1 segundo.

Quando o site The Drive conversou com Matija Renic, engenheiro-chefe de programa do Nevera, perguntou se seria possível ver uma aceleração de 0 a 100 km/h em 1 segundo ou menos. Renic deu uma resposta rápida e simples: "abaixo de um segundo." Não podemos explicar o quão rapido isto seria. Se fossemos colocar em perspectiva, o humano mais rápido do mundo percorre 10 metros em um segundo, quando já estiver em velocidade máxima.

Lembre-se que estamos falando de carros de produção. Modelos feitos para corridas de arrancada já atingiram esta meta, usando pneus slick e uma pista adequada. O ponto aqui é que o carro tem que lidar com a tração em uma via comum, usando pneus normais. O hipercarro elétrico Nevera já se aproxima bastante deste objetivo, mas Renic diz que o esportivo não foi feito pensando apenas na aceleração.

"Honestamente, o carro é muito rápido," Renic disse ao The Drive. "Estamos muito orgulhosos dos números que obtivemos aqui e ali, mas o carro é mais do que isso. Não é um pônei de um único truque, não é um carro de arrancada que você levará para a pista para conseguir o melhor tempo de aceleração e pronto. Na verdade, o carro é muito, muito complexo, mostrando o que a tecnologia automotiva do futuro pode fazer. E também é muito útil e amigável do ponto de vista do usuário.”


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