A China parece ter iniciado uma nova trajetória de crescimento das vendas de veículos novos. Segundo a CAAM, associação de fabricantes do maior mercado mundial, foram comercializadas em julho 2,420 milhões de unidades – mais do que o dobro do acumulado no Brasil nos sete primeiros meses de 2022 (1.020.511) -, o que representa um avanço de quase 30% frente ao mesmo período de 2021.
O acumulado do ano (14.477.000), no entanto, ainda permanece negativo (-1,9%). Com 223.048 unidades, mais do que o dobro do ano passado, a Volkswagen chegou ao 3º mês seguido no topo. O grande destaque, no entanto, foi a local BYD: com 158.193 unidades (+178%), seu novo recorde de vendas, a marca jamais havia alcançado a 2ª posição. Atrás da Honda (153.542), a Toyota (148.862) foi a única do top 5 com retração (-3%). Praticamente dobrando o desempenho de 2021, a Mercedes-Benz (66.162) foi a única premium no top 10.
POS. | MARCA | JUL.22 | % PART. 2022 | JUL.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | VW | 223.048 | 9,2% | 104.491 | 5,6% | 113,5% |
2º | BYD | 158.193 | 6,5% | 56.975 | 3,1% | 177,7% |
3º | HONDA | 153.542 | 6,3% | 101.584 | 5,4% | 51,1% |
4º | TOYOTA | 148.862 | 6,2% | 153.329 | 8,2% | -2,9% |
5º | CHANGAN | 107.149 | 4,4% | 91.800 | 4,9% | 16,7% |
6º | CHERY | 91.440 | 3,8% | 60.021 | 3,2% | 52,3% |
7º | WULING | 84.802 | 3,5% | 50.594 | 2,7% | 67,6% |
8º | NISSAN | 81.645 | 3,4% | 80.136 | 4,3% | 1,9% |
9º | GEELY | 78.935 | 3,3% | 79.185 | 4,2% | -0,3% |
10º | MERCEDES-BENZ | 66.162 | 2,7% | 33.638 | 1,8% | 96,7% |
11º | BUICK | 65.790 | 2,7% | 58.316 | 3,1% | 12,8% |
12º | HAVAL | 61.279 | 2,5% | 57.196 | 3,1% | 7,1% |
13º | AUDI | 59.676 | 2,5% | 51.008 | 2,7% | 17,0% |
14º | MG* | 54.009 | 2,2% | - | - | - |
15º | GAC | 46.793 | 1,9% | 39.985 | 2,1% | 17,0% |
16º | BMW | 44.574 | 1,8% | 41.758 | 2,2% | 6,7% |
17º | DONGFENG | 34.223 | 1,4% | 25.090 | 1,3% | 36,4% |
18º | ROEWE* | 29.226 | 1,2% | - | - | - |
19º | TESLA | 28.217 | 1,2% | 32.968 | 1,8% | -14,4% |
20º | FORD* | 24.969 | 1,0% | - | - | - |
... | ... | ... | ... | ... | ... | ... |
TOTAL | 2.420.000 | 100,0% | 1.864.000 | 100,0% | 29,8% | |
ACUMULADO | 14.477.000 | 100,0% | 14.756.000 | 100,0% | -1,9% |
Modelo preferido dos chineses pela 4ª vez nos últimos cinco meses, o Wuling Hongguag Mini EV (56.605) jamais havia vendido tanto. O resultado permitiu que o compacto elétrico reduzisse para menos de 8 mil unidades a sua desvantagem no acumulado em relação ao Nissan Sylphy (43.392), 2º. O VW Lavida, com 39.054 unidades, completou o pódio.
O ótimo desempenho da BYD teve relação direta com os resultados de seus principais modelos, todos eles com recordes de vendas. Com 38.697 unidades, o Song assumiu pela 1ª vez a liderança entre os SUVs. A marca ainda emplacou o Qin Plus (30.093) e o Han (25.849) no top 10. O Corolla, com 24.236 unidades, foi o único entre os dez primeiros com retração (-25%).
Em situação oposta à do Toyota, o Honda Accord (24.097), 11º, avançou quase 140%. Vale ressaltar a força dos sedãs no mercado chinês, dominando metade do top 20. À venda no Brasil, Tiggo 8 (21.080) e Tiggo 7 (20.856) também marcaram presença na parte de cima da tabela. Líder em junho, o Tesla Model Y (15.745) desta vez foi apenas o 31º.
POS. | MODELO | JUL.22 | % PART. 2022 | JUL.21 | % PART. 2021 | VAR. 2022/2021 |
1º | WULING HONGGUANG MINI EV | 56.605 | 2,3% | 26.907 | 1,4% | 110,4% |
2º | NISSAN SYLPHY | 43.392 | 1,8% | 37.067 | 2,0% | 17,1% |
3º | VW LAVIDA | 39.054 | 1,6% | 22.444 | 1,2% | 74,0% |
4º | BYD SONG | 38.697 | 1,6% | 14.425 | 0,8% | 168,3% |
5º | BYD QIN PLUS | 30.093 | 1,2% | 16.753 | 0,9% | 79,6% |
6º | VW BORA* | 29.182 | 1,2% | - | - | - |
7º | HAVAL H6 | 27.638 | 1,1% | 25.746 | 1,4% | 7,3% |
8º | HONDA CR-V | 27.343 | 1,1% | 16.171 | 0,9% | 69,1% |
9º | BYD HAN | 25.849 | 1,1% | 8.522 | 0,5% | 203,3% |
10º | TOYOTA COROLLA | 24.236 | 1,0% | 32.490 | 1,7% | -25,4% |
11º | HONDA ACCORD | 24.097 | 1,0% | 10.154 | 0,5% | 137,3% |
12º | BUICK VERANO* | 22.100 | 0,9% | - | - | - |
13º | MG 5* | 21.752 | 0,9% | - | - | - |
14º | CHANGAN CS75 | 21.419 | 0,9% | 20.119 | 1,1% | 6,5% |
15º | CHERY TIGGO 8* | 21.080 | 0,9% | - | - | - |
16º | BYD DOLPHIN* | 21.005 | 0,9% | - | - | - |
17º | CHERY TIGGO 7* | 20.856 | 0,9% | - | - | - |
18º | TOYOTA CAMRY | 20.598 | 0,9% | 22.042 | 1,2% | -6,6% |
19º | VW TIGUAN L* | 19.921 | 0,8% | - | - | - |
20º | BYD YUAN PLUS* | 19.719 | 0,8% | - | - | - |
21º | VW MAGOTAN | 18.711 | 0,8% | 8.436 | 0,5% | 121,8% |
22º | MERCEDES GLC* | 17.914 | 0,7% | - | - | - |
23º | VW PASSAT* | 17.493 | 0,7% | - | - | - |
24º | CHANGAN EADO | 17.294 | 0,7% | 13.049 | 0,7% | 32,5% |
25º | WULING HONGGUANG | 16.904 | 0,7% | 17.324 | 0,9% | -2,4% |
26º | TOYOTA LEVIN | 16.881 | 0,7% | 21.259 | 1,1% | -20,6% |
27º | NISSAN TEANA | 16.827 | 0,7% | 18.858 | 1,0% | -10,8% |
28º | HONDA CIVIC* | 16.800 | 0,7% | - | - | - |
29º | GEELY BINYUE* | 16.066 | 0,7% | - | - | - |
30º | BUICK ENVISION* | 15.816 | 0,7% | - | - | - |
31º | TESLA MODEL Y | 15.745 | 0,7% | 10.354 | 0,6% | 52,1% |
32º | CHANGAN UNI-V* | 15.645 | 0,6% | - | - | - |
33º | MG ZS* | 14.863 | 0,6% | - | - | - |
34º | NISSAN QASHQAI | 14.679 | 0,6% | 8.946 | 0,5% | 64,1% |
35º | VW SAGITAR | 14.360 | 0,6% | 11.452 | 0,6% | 25,4% |
36º | MERCEDES CLASSE E L* | 14.292 | 0,6% | - | - | - |
37º | AUDI Q5 L* | 14.097 | 0,6% | - | - | - |
38º | AUDI A6 L | 13.639 | 0,6% | 16.756 | 0,9% | -18,6% |
39º | JETOUR X70* | 13.319 | 0,6% | - | - | - |
40º | HONDA XR-V* | 13.239 | 0,5% | - | - | - |
41º | MERCEDES CLASSE C L* | 12.806 | 0,5% | - | - | - |
42º | TOYOTA WILDLANDER | 12.652 | 0,5% | 12.291 | 0,7% | 2,9% |
43º | GEELY XINGYUE L* | 12.631 | 0,5% | - | - | - |
44º | GAC AION Y* | 12.530 | 0,5% | - | - | - |
45º | TESLA MODEL 3 | 12.472 | 0,5% | 22.614 | 1,2% | -44,8% |
46º | CHERY TIGGO 5X* | 12.384 | 0,5% | - | - | - |
47º | CHERY ARRIZO 5* | 12.217 | 0,5% | - | - | - |
48º | HONDA BREEZE | 12.201 | 0,5% | 15.354 | 0,8% | -20,5% |
49º | ROEWE I5* | 12.152 | 0,5% | - | - | - |
50º | GEELY BOYUE | 12.130 | 0,5% | 17.036 | 0,9% | -28,8% |
Observação: números de julho/21 indisponíveis para as marcas e modelos em destaque (*).
Fontes: Marklines / Best Selling Cars Blog