A parceria entre Fiat, Peugeot e Citroën para a produção de veículos comerciais vem de longa data, décadas antes da formação da Stellantis, empresa que uniu estas marcas sob o mesmo guarda-chuva desde janeiro do ano passado no Brasil. No entanto, dependendo do produto, ainda há algumas diferenças de estratégia. Mas um flagra mostrou que o alinhamento das marcas deve se intensificar.

Enquanto o Peugeot Partner Rapid foi apresentada como uma opção da marca francesa para o Fiat Fiorino entre os comerciais de entrada e a dupla sai da mesma linha de montagem em Betim (MG), o Fiat Scudo se uniu a Peugeot Expert e Citroën Jumpy no segmento de furgões intermediários. Mas há uma discrepância na categoria acima.

Galeria: Flagra: Fiat Ducato 2023

Hoje, Peugeot Boxer e Citroën Jumper são montados com peças importadas no Uruguai e já trazem o visual atualizado e a par do que é oferecido na Europa. A Fiat Ducato, mesmo derivando do mesmo projeto, é importada do México e está atrasada em relação ao visual externo na comparação com as "irmãs".

Um flagra realizado pelo leitor Nicolas Patrick, mostrou que a Fiat já está testando no Brasil a nova Ducato. Tratava-se da configuração Maxi Cargo, com maior entre-eixos e altura, voltada a transporte de cargas. Apesar das camuflagens cobrindo a dianteira do furgão de ponta a ponta, não é difícil ver que a van receberá as alterações visuais já vistas nos modelos equivalentes das marcas francesas dentro do grupo Stellantis.

Fiat Ducato europeia pós facelit
Fiat Ducato europeia pós facelit

Os faróis arqueados da atual Ducato devem dar lugar a um conjunto mais afilado, como visto na Boxer e na Jumper. A grade do modelo da Fiat ainda deve receber algumas alterações com menos filetes horizontais e o furgão finalmente deve deixar o antigo logo Fiat redondo para trás e adotar também uma peça com o nome da marca por extenso como no restante dos produtos da fabricante.

Elementos como rodas, espelhos e o restante da carroceria nas laterais deve permanecer sem alterações. A traseira, por sua vez, deve receber apenas um redesenho interno e as portas posteriores irão receber nova logotipia também. Neste momento, ainda não há informações a respeito de mudanças em motorização, cabine, versões ou opções de carroceria.

A Fiat Ducato hoje

Fiat Ducato (Brasil)

A atual Fiat Ducato pode ser adquirida no Brasil nas configurações chassi cabine, furgão de carga e van de passageiros. Há duas opções de comprimento e entre-eixos e mais duas de altura de teto. A motorização é sempre a mesma: 2.3 turbodiesel capaz de entregar 130 cv de potência a 3.600 rpm e 32,6 kgfm de torque a 1.800 rpm. Os preços variam entre R$ 188.358 e R$ 265.099.

VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM

Envie seu flagra! flagra@motor1.com