Na última semana, a Peugeot apresentou para o mercado brasileiro o Partner Rapid. O pequeno furgão de entregas foi a primeira oportunidade que a francesa aproveitou por aqui de sua inclusão na Stellantis. Então a novidade não se parece com o Fiat Fiorino, é um Fiorino com emblemas da Peugeot mesmo.

Para quem não acompanha o segmento de veículos comerciais, a "homenagem" pode parecer algo novo e até um pouco estranho. No entanto, a relação entre Fiat, Peugeot e Citroën nessa categoria de carros de trabalho é muito mais antiga do que você imagina. E não, não começa apenas com o primeiro Fiat Ducato nacional.

Ducato, Boxer, Jumper e a Sevel

Peugeot boxer segunda geração
Peugeot Boxer de segunda geração

A Fiat Ducato chegou ao mercado brasileiro no ano 2000 tendo opções furgão e van de passageiros. O modelo era fabricado na linha de montagem da Iveco em Sete Lagoas (MG). Pouco tempo depois veio a dupla Peugeot Boxer e Citroën Jumper. Assim como Fiorino e Partner Rapid, os três modelos eram basicamente os mesmos, com pequenas alterações apenas para abrigar o logo de cada marca.

Mas a história do trio começou muito antes. Em 1978, Fiat, Peugeot, Citroën, Alfa Romeo, Lancia e Talbot firmaram uma parceria para a criação da Sevel (Sociedade Europeia de Veículos Ligeiros na sigla em italiano). A sigla também foi usada a partir de 1980 pelas subsidiárias de Fiat e Peugeot na Argentina para a produção conjunta no Uruguai.

Fiat Ducato de primeira geração
Fiat Ducato de primeira geração

A ideia era desenvolver um veículo único para todas as marcas venderem com estratégias diferentes e em países distintos, dividindo os custos. Como o segmento de comerciais leves é menos ligado em visual e amenidades como nos modelos de passeio, a estratégia fazia sentido.

Em 1981 foi apresentado o primeiro veículo comercial feito pela Sevel: a Fiat Ducato de primeira geração e suas gêmeas Peugeot J5, Citroën C25, Alfa Romeo AR6 e Talbot Express. A segunda geração da Fiat Ducato chegou em 1993 para os mercados da Europa e foi seguida pela dupla da antiga PSA: Peugeot Boxer e Citroën Jumper.

Fiat Ducato (Brasil)
Fiat Ducato (Brasil)
Fiat Ducato europeia pós facelit
Fiat Ducato europeia pós facelift

Tal geração do trio, a escolhida para iniciar as vendas no Brasil, foi oferecida na Europa até 2006, quando foi lançada a terceira geração do modelo oferecida até hoje. Por aqui, a segunda geração de Fiat Ducato, Peugeot Boxer e Citroën Jumper foi fabricada até 2016. A terceira iteração do furgão chegou apenas no final de 2017 como modelo 2018 para nosso mercado.

Apesar de ser novidade para cá, a nova Ducato chegou ao Brasil atrasada. Isso aconteceu porque a produção em Sete Lagoas acabou em 2016. A Fiat aplicou um facelift no furgão e na van em 2014 que ainda não chegou por aqui. O mais curioso é que os modelos da Peugeot e da Citroën já são vendidos em nosso mercado com o visual repaginado. Isso acontece porque, apesar da mesma plataforma, os modelos das marcas francesas são montados pela Nordex no Uruguai, enquanto a Ducato chega importada do México desde 2018.

Peugeot Boxer (Brasil)
Peugeot Boxer (Brasil)
Citroën Jumper (Brasil)
Citroën Jumper (Brasil)

Jumpy, Expert e, futuramente, Scudo

A parceria entre Fiat, Peugeot e Citroën muito antes da Stellantis continuou rendendo mais frutos. Em 1995, o trio apresentou modelos comerciais leves, mas menores que a linha Ducato/Boxer/Jumper. Daí nasceram dois modelos que oferecidos aqui no Brasil: Peugeot Expert e Citroën Jumpy.

Além da dupla francesa, o projeto menor ainda deu origem à Fiat Scudo. As três tinham opções de carga, de passageiros ou de uso combinado. Expert e Jumpy no Brasil oferecem as duas primeiras opções apenas. Apresentada aqui em 2017 e também montada no Uruguai, a dupla é um dos principais produtos comerciais tanto para a Peugeot quanto para a Citroën. Os dois modelos estão em sintonia com a 3ª geração dos modelos, apresentada em 2016 na Europa.

Citroën Jumpy (Europa)
Peugeot Expert (Europa)

Expert e Jumpy são tão importantes para a estratégia das francesas no Brasil que até foram incluídas nos planos de eletrificação das marcas para cá. Os Peugeot E-Expert e Citroën E-Jumpy foram revelados para o mercado brasileiro em novembro do ano passado. Mas se você está mais atento, percebeu que está faltando um modelo aqui.

É o Fiat Scudo que, dentro da linha atual da marca no Brasil, ficaria situado entro o Fiorino e a Ducato, da mesma forma que Peugeot Expert ficou entre Partner Rapid e Boxer na francesa. Enquanto o Scudo é a versão furgão, há ainda uma opção de passageiro chamada de Ulysse também. Todos são feitos na plataforma EMP2, feita pela antiga PSA. Apesar de a Fiat não confirmar, ainda há possibilidade de o Scudo ser trazido para cá também.

Relacionamento aberto

Galeria: Fiat e PSA - parceria para veículos comerciais

O compartilhamento de plataformas entre diversas marcas continua sendo lugar comum para os veículos comerciais. São tantos modelos feitos a partir de uma mesma base dentro e fora da Stellantis que é preciso ficar atento para não confundir tantas opções.

Começando pelos modelos feitos aqui, carros como Fiat Strada, Fiorino e Toro são exportados para o México com a marca RAM, onde se chamam RAM 700, RAM 700 Rapid e RAM 1000, respectivamente. O Fiat Ducato feito por lá é oferecido como RAM Promaster e substituiu a Mercedes-Benz Sprinter nos mercados norte-americanos após o fim do acordo entre Daimler e Chrysler.

Ram 1000 2022
Ram 1000 2022

Voltando para Peugeot Expert e Citroën Jumpy, a sinergia entre as marcas da Stellantis continua. Os furgões chegam por lá oferecidos ainda por Opel e Vauxhall, com o nome Vivaro. No entanto, o caso mais curioso mesmo é com uma marca japonesa bem famosa.

A Toyota é bem capaz de fazer seus próprios veículos comerciais. No entanto, para economizar custos no mercado europeu de carros para trabalho, a montadora japonesa optou por licenciar a plataforma das francesas para ter seu modelo intermediário, o Toyota ProAce.

VEJA MAIS NO MOTOR1.COM

A Peugeot tem uma certa tradição e um bom público na área de comerciais leves. O nome Partner é bastante conhecido por, ao lado do Citroën Berlingo, terem prestado bons serviços ao longo de anos. A marca francesa agora aproveita as vantagens do grupo Stellantis e apresenta o Peugeot Partner Rapid 2023.

Envie seu flagra! flagra@motor1.com