Faz pouco mais de um ano que a Fiat prometeu um segundo SUV para o mercado brasileiro. Depois do sucesso do Pulse, a marca veio a confirmar o nome do segundo modelo apenas em junho de 2022. É o Fastback, modelo que deverá trazer uma carroceria que lembra um o teto de um cupê sobre as linhas alargadas de um SUV.

Os teasers começaram a aparecer em julho e o visual aparentemente finalizado do Fiat Fastback foi divulgado agora no começo de agosto. Coincidência ou não, logo após a exibição das primeiras fotos oficiais, não param de chegar novos flagras do SUV cupê já sem camuflagem alguma escondendo a carroceria ou seu interior.

Com isso, restavam poucos mistérios a respeito do novo Fiat Fastback. E agora mais um deles caiu por terra: a novidade será lançada no dia 14 de setembro. Daqui pouco menos de um mês, finalmente termos as informações oficiais do SUV cupê. Até porque agora, uma das poucas coisas que ainda não sabemos é o preço do carro.

O que já sabemos do novo Fiat Fastback?

Galeria: Fiat Fastback (Projeto 376) - Flagras

O Fiat Fastback será um dos carros mais caros da marca, com exceção da Toro e modelos comerciais. Seu posicionamento será acima do Pulse, com isso espere por preços partindo dos R$ 120 mil. Ele será um SUV com uma silhueta de cupê e terá “dimensões equilibradas que revelam um modelo repleto de maturidade” e que conta “com uma silhueta alongada, capô maior e traseira levemente levantada próxima ao porta-malas, além das lanternas e faróis que invadem as laterais com um design marcante", segundo a marca.

O Fastback utilizará a plataforma MLA, uma evolução da arquitetura MP1 de Argo e Cronos e que estreou no Pulse. Deverá manter o entre-eixos de 2,53 metros, mas com balanços maiores, principalmente na traseira, o que fará com que tenha um porta-malas bem mais generoso. Deve ficar com medidas próximas do Cronos, que mede 4,36 m de comprimento e tem 525 litros de capacidade. Já será um bom ganho em comparação ao Pulse, que tem 4,09 m de comprimento e 370 litros de porta-malas.

Fiat Fastback 2023_flagra por Andre Fonseca

Espera-se que o Fiat Fastback tenha somente motores turbo. Sendo assim, deverá usar o 1.0 de três cilindros, com 130 cv e 20,4 kgfm, para as versões de entrada, combinado ao câmbio CVT simulando 7 marchas. As configurações topo de linha trocarão o motor pelo 1.3 turbo de quatro cilindros, entregando 185 cv e 27,5 kgfm, porém com uma transmissão automática de 6 posições.

Flagra recente revelou que o consumo do motor 1.0 turbo T200 em conjunto à transmissão CVT com etanol no tanque é de 8,1 km/litro na cidade e 9,7 km/l na estrada. Quando abastecido com gasolina, o consumo declarado é de 11,3 km/litro no circuito urbano e 13,9 km/l no ciclo rodoviário. Para efeito de comparação, o Pulse Impetus T200 faz 8,5 km/l na cidade e 10,2 km/l na estrada com etanol, ou 12,0 km/l e 14,6 km/l, respectivamente, para gasolina.

Entre os equipamentos de série, espera-se que o Fiat Fastback tenha algumas novidades como freio de estacionamento eletrônico, mas apostamos ainda em outros equipamentos encontrados no Pulse, como painel de instrumentos digital de 7”, central multimídia com tela de 10,1”, alerta de saída de faixa, frenagem autônoma de emergência e outros.

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