A Mini anuncia mais uma série limitada para o mercado brasileiro, que já está em pré-venda. É o novo Mini John Cooper Works Pat Moss Edition, edição limitada em apenas 800 unidades em todo o mundo, sendo que dessas apenas 15 carros vão desembarcar oficialmente no Brasil. O hot hatch presta uma homenagem a Pat Moss, piloto britânica que deu a Mini sua primeira vitória em um rali internacional.

Com poucas unidades disponíveis para venda, o Mini JCW Pat Moss Edition ostenta novidades estéticas em relação às versões convencionais. Os 15 carros que virão para o mercado nacional terão sempre pintura preta Midnight para a carroceria e teto pintado em três cores: (Preto Jet, Cinza Melting e Vermelho Chili). Na dianteira há uma faixa branca disposta horizontalmente em referência ao Mini original de Pat Moss, além da assinatura da piloto britânica no lado esquerdo do para-choque frontal.

Edição 2023 Mini Cooper Pat Moss
Edição 2023 Mini Cooper Pat Moss
Edição 2023 Mini Cooper Pat Moss

Outros detalhes ficam por conta do emblema lateral alusivo à primeira corrida vencida por Moss, no histórico Tulip Rally, que percorreu 2.500 quilômetros entre os Países Baixos e a Riviera Francesa. Voltando ao hot hatch de série limitada, há ainda soleira nas portas também fazendo menção a corrida, bem como detalhes na cabine como gráficos decorativos no painel de instrumentos e no volante, bem como a assinatura de Pat Moss no lado direito do painel.

O que não muda é que está sob o capô dessa edição especial. Baseada no Mini John Cooper Works, a série limitada Pat Moss mantém o conhecido motor 2.0 twinturbo de 231 cv de potência e 32,63 kgfm de torque, que segundo dados de fábrica proporciona uma aceleração de 0 a 100 km/h em 6,1 segundos e velocidade máxima de 246 km/h. O câmbio é automático de oito marchas, sempre com tração dianteira. Além da motorização potente da gama Mini, o hot hatch vem equipado também com suspensão adaptativa e sistema de freios da Brembo, com pinças de quatro pistões e discos ventilados na dianteira.

Galeria: Mini Cooper Pat Moss Edition

No pacote de equipamentos, o Mini JCW Pat Moss traz sistema de som premium Harman/Kardon, sistema head-up display para projeção de informações no pra-brisa, central multimídia com tela de 8,8 polegadas com navegador GPS integrado e sistem Mini Connected, que dispõe de serviços e funcionalidades como concierge, chamada de emergência inteligente, notícias em tempo real, previsão do tempo, serviços remotos, integração com smartphone, informações de trânsito em tempo real e mais.

O Mini John Cooper Works Pat Moss Edition está em pré-venda por R$ 318.390 e as primeiras unidades chegarão nas concessionárias da marca a partir de setembro.

Homenagem a Pat Moss

O novo Mini John Cooper Works presta uma homenagem a Pat Moss, que como já dissemos foi a piloto responsável por dar a primeira vitória da Mini em um rali internacional. O feito foi no Tulip Rally, competição realizada em 1962 e que até então era dominada por carros maiores e mais potentes, além de reservada para homens. Pat Mossa alcançou a primeira vitória da marca naquele ano ao lado da navegadora Ann Wisdom, que dava as instruções para Mossa e participou da competição grávida.

Segundo a Mini, Pat Moss e Ann Wisdom abriram o caminho para uma carreira de sucesso para o clássico modelo da Mini. Em 1964, 1965 e 1967, o compacto garantiu a vitória no Rally de Monte Carlo. Décadas depois, a Mini tornou-se a marca dominante no rally de resistência mais difícil do mundo, conquistando a vitória geral no Paris-Dakar quatro vezes seguidas, entre 2012 e 2015, além de mais duas vitórias gerais, em 2020 e 2021.


VEJA MAIS NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com