Apresentada no mercado internacional em 2014 e por duas vezes reestilizada, a atual geração do Mini Cooper não deve demorar mais do que alguns meses para se aposentar. A marca já trabalha no desenvolvimento de uma linhagem inteiramente nova e deverá apresentá-la antes do fim do ano. A promessa é de avanços importantes em termos técnicos e estéticos (incluindo lançamento de nova linguagem de design).

Nesse quesito, detalhes já podem ser vistos nesta projeção, que retrata especificamente a versão elétrica SE do modelo. A dianteira exibirá faróis redondos característicos, mas com nova assinatura luminosa e disposição interna de luzes. Além disso, a grade ficará mais integrada ao conjunto e terá aberturas redesenhadas.

Galeria: Mini Cooper 2023 - Teasers

As laterais terão maçanetas integradas à carroceria, consideradas mais funcionais do ponto de vista aerodinâmico e pensadas para substituir as atuais do tipo puxador. Todos os novos veículos do grupo BMW estão adotando este mesmo padrão. 

A carroceria de 2 portas, considerada clássica, será mantida e deve agradar os consumidores de perfil mais purista. Serão oferecidas ainda as carrocerias de quatro portas e conversível, bem como as variações Clubman (perua), John Cooper Works (esportivo), SE (totalmente elétrico) Countryman (SUV).

Detalhes do interior ainda são desconhecidos, mas desde já sabemos que a Mini não usará couro. No início do ano, a marca confirmou que vai abolir definitivamente o uso do material no acabamento de seus novos veículos. "Nós não precisaremos mais de couro no futuro, porque não acreditamos que é sustentável", disse a empresa recentemente.

mini-concept-aceman
Aceman Concept antecipa linguagem de design do Cooper 2023

Mecanicamente, o Cooper 2023 será oferecido tanto com motores a gasolina quanto a diesel. Será, inclusive, a última linhagem equipada com propulsores tradicionais. No futuro, o compacto será puramente elétrico e prévia dessa transição é representada hoje pela versão SE. A plataforma a ser usada, porém, ainda é uma incógnita. Rumores apontam para adoção de base inédita desenvolvida em parceria com os chineses da Great Wall.

O lançamento é aguardado para os próximos meses.

VEJA NO CANAL DO MOTOR1.COM NO YOUTUBE

Envie seu flagra! flagra@motor1.com