Após inúmeros flagras, a Volkswagen finalmente confirma que o novo Polo 2023 chega neste semestre. Embora não tenho sido específica, a primeira declaração oficial da marca confirma o lançamento ainda neste ano no Brasil. Existia a possibilidade, por conta da falta de componentes e semicondutores, que o lançamento fosse atrasado. A marca ainda confirma que o hatch terá faróis full-LED de série, com LED matrix na versão GTS.
Produzido em São Bernardo do Campo (SP), o novo Polo ganhará uma mudança leve no visual dianteiro, inspirada no modelo europeu e terá uma nova motorização para as versões de entrada. Na traseira, as lanternas continuarão com o mesmo formato enquanto o parachoque terá uma leve modificação. Porém, a marca não comentou sobre o Virtus, também visto em testes pelo país.
A apresentação da Volkswagen foi voltada para os faróis usados atualmente pela empresa. A fabricante foi bem específica, dizendo que o Polo 2023 terá um sistema full-LED com espelhos em todas as versões. A esportiva GTS terá LED com projetor e o sistema IQ.Light de LED matrix, como no Taos.
Em relação ao lançamento, a expectativa é que seja revelado oficialmente até outubro. Como a VW falou somente do hatch, é possível que o Virtus faça sua estreia em outro momento, repetindo a estratégia da primeira geração quando foi apresentada em 2017.
Isso não significa que tenha sobrado muito o que comentar sobre o hatchback, principalmente depois dos vazamentos das imagens industriais registradas na Argentina. Ainda não vimos o interior do compacto e falta descobrir as mudanças nos equipamentos, versões e preços. Também já sabemos os detalhes sobre o novo motor 1.0 turbo de 116 cv que estará nas versões de entrada.
O manual digital fornecido pela Volkswagen acabou revelando os detalhes sobre a nova motorização para o Polo. O 1.6 MSI não é mais produzido e o 1.0 MPI ficará restrito ao futuro Polo Track. Assim, o novo Polo adotará o motor 1.0 TSI de 116 cv e 16,5 kgfm, uma configuração mais mansa em comparação aos 128 cv e 20,4 kgfm do restante da linha. Será oferecido somente com câmbio manual de 5 marchas, mesmo que o Virtus receba uma versão com este motor e câmbio automático de 6 marchas.
Até o consumo já foi revelado, aparecendo temporariamente na tabela 2022 do Programa de Etiquetagem Veicular do Inmetro. Fará 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada, com etanol no tanque. Ao abastecer com gasolina, o rendimento sobe para 13,8 km/litro no ciclo urbano e 16,5 km/litro no ciclo rodoviário.
Além do novo Polo 2023, a Volkswagen também prepara a chegada do Polo Track em 2023, produzido em Taubaté (SP) como o novo modelo de entrada, substituindo o Gol.
*Com informações de Leonardo Fortunatti
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Volkswagen já prepara antiga fábrica do Polo para produzir elétricos
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Vendas em setembro: Strada e Polo lideram e Hilux entra no Top 10
Fiat Mobi alcança 600 mil unidades produzidas em quase 9 anos de mercado
Hatches em agosto: VW Polo dispara nas vendas, mas Fiat Mobi cai
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
Teste: VW Polo Rock in Rio encara a trilha pop