O novo Polo 2023 acaba de ser revelado por completo, mas não da forma como a Volkswagen gostaria. Enquanto o hatch produzido no Brasil segue em testes pelas ruas, com cada vez menos camuflagem, imagens do registro no Instituto Nacional da Propriedade Industrial (INPI) da Argentina, mostra o visual por completo. Boa notícia é que terá a mesma frente do modelo europeu, mas a parte traseira recebe detalhes mínimos.

As imagens do registro do novo VW Polo 2023 publicadas pelo INPI argentino mostram que a parte dianteira será igual ao Polo europeu, inspirada pelo Golf 8. As mudanças se concentram no novo para-choque com uma entrada de ar mais larga e com luzes de neblina mais finas. Os faróis apresentam uma leve diferença em relação ao modelo europeu, pois a linha inferior do possível DRL não é contínua. Neste formato, a solução encontrada é a mesma do Taos, com elementos divididos que podem ter LED para a iluminação diurna ou apenas as formas nas versões mais básicas. As imagens não revelam se a linha central da grade será iluminada como na Europa.

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Volkswagen Polo 2022

O mesmo documento tem uma imagem da traseira do novo Polo brasileiro, deixando claro que este não é um registro do Polo europeu. Isto porque tem as mesmas lanternas do modelo antes da reestilização, sem a parte esticada na tampa do porta-malas. Os flagras já adiantavam que o Polo brasileiro não teria grandes alterações na parte de trás. Olhando bem, é possível notar que terá uma faixa refletiva no para-choque, ao lado da área da placa. A parte inferior tem um acabamento que parece com o do atual, mas que imita uma saída de escapamento dupla. As lanternas aparentam terem uma leve mudança no desenho interno.

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Volkswagen Polo 2022

Só falta ver o interior do hatch, que ainda não foi flagrado – normalmente, roda com panos cobrindo a maior parte da cabine. Recentemente, Motor1.com publicou que tanto o novo Polo como o sedã Virtus e o SUV T-Cross receberão mudanças no acabamento, para resolver uma das grandes críticas sobre a linha. Não devem receber materiais soft touch como os veículos de segmento superior, porém contarão com um plástico de melhor qualidade. Além disso, podemos esperar pelo novo volante.

A Volkswagen aproveitará o lançamento do novo Polo 2023 para fazer uma mudança importante nas motorizações. O motor 1.6 MSI já saiu de linha e o 1.0 MPI também dará o seu adeus, para que seja usado somente no futuro Polo Track (previsto para o ano que vem). No seu lugar estará o 1.0 TSI em uma nova versão, de 116 cv e 16,8 kgfm de torque, números revelados sem querer pela própria marca no manual online do Polo. Terá uma transmissão manual de 5 marchas, enquanto o Virtus contará com uma variante automática de 6 velocidades.

Polo Volkswagen (2021)
Veja como o Polo europeu tem a mesma frente...
Polo Volkswagen (2021)
... mas a traseira é diferente do modelo registrado na Argentina

O motor 1.0 TSI na configuração de 128 cv e 20,4 kgfm de torque será mantido para as versões Polo e Virtus Comfortline e Highline, sempre com o câmbio automático de 6 marchas. O 1.4 turbo de 150 cv e 25,5 kgfm continuará a ser oferecido somente na versão esportiva Polo GTS.

Polo Volkswagen (2021)
Na Europa, o Polo tem a grade iluminada como no Taos

Até o consumo do novo Polo 2023 já foi revelado antes da hora, na tabela 2022 do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBVE). No caso do Polo 170TSI, o rendimento declarado será de 9,6 km/litro na cidade e 11,6 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol. Usando gasolina, os números do Polo 2023 sobem para 13,8 km/litro no rendimento urbano e 16,5 km/litro no ciclo rodoviário. Será o 5º carro mais econômico do Brasil sem eletrificação.

Agora falta esperar a fabricante marcar a data de apresentação do Volkswagen Polo 2023 e do Virtus 2023. Com tantas informações aparecendo e os protótipos da dupla rodando cada vez mais limpos, não deve demorar muito para que façam sua estreia. Espere pelo seu lançamento ainda no 3º trimestre deste ano.

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