Nissan Máxima é mais um sedã que morre diante do avanço dos SUVs

Modelo sairá de linha na gama 2023 depois de mais de 40 anos de história na marca

2020 Nissan Maxima 2020 Nissan Maxima

O avanço do segmento de SUVs na preferência dos consumidores tem sido arrasador para o mercado de sedãs. No mundo todo, os chamados três-volumes têm perdido espaço a cada ano e recorrentemente vêm sendo retirados do catálogo de diferentes marcas. A baixa mais recente vem da Nissan, que acaba de anunciar o fim de um dos mais tradicionais nomes da categoria nos Estados Unidos: o Maxima.

Em nota, porta-voz da empresa confirmou que o sedã será descontinuado a partir do ano-modelo 2023 e que deixará em definitivo as linhas de montagem da fábrica do Tennessee. "O Maxima é um dos nomes mais famosos da Nissan na América do Norte. Na quarta-feira, 3 de agosto, anunciamos aos nossos funcionários, fornecedores e revendedores que a atual geração terá produção encerrada em meados de 2023", disse a empresa.

O Maxima estreou em 1980, já modelo 1981, e foi inicialmente comercializado sob a marca Datsun. Oferecia motor de seis cilindros e tração traseira, sendo posicionado como topo de linha e disponível nas carrocerias sedã e perua. A mudança para uma plataforma de tração dianteira (esquema mantido até hoje) veio com a chegada da segunda geração, desta vez usando logotipos Nissan.

Sempre considerado um sedã de pegada esportiva, o Maxima viveu seu auge comercial nos anos 1990 e início dos anos 2000, especificamente nos modelos de quarta e quinta gerações. Em 1994, por exemplo, alcançou pico de vendas nos Estados Unidos ao emplacar 163.138 unidades. A geração atual - oitava da linhagem - foi lançada em 2015 e reestilizada em 2018. Teve como melhor ano 2017, quando vendeu no mercado norte-americano 67.627 unidades.

Desde então, os números só caíram e os SUVs passaram a sufocar o segmento. No acumulado primeiro semestre deste ano, por exemplo, o Maxima soma apenas 3.753 unidades entregues - queda de 67% na comparação com igual período do ano passado. Rivais seguem pelo mesmo caminho: Chrysler 300 com 7.582 unidades (-31%), Toyota Avalon com 8.120 unidades (-21%) e Dodge Charger com 38.459 unidades (-9%). 

Outros concorrentes saíram de linha bem antes, como Buick LaCrosse, Chevrolet Impala, Ford Taurus e Kia Cadenza.

Nissan IMs Concept

Possível retorno como SUV

Para os fãs do modelo, a Nissan deixou no ar a possibilidade de que novidades podem surgir no futuro. Especulações indicam que, na migração para eletrificação, o nome Maxima poderá retornar em modelo inédito. Talvez um sedã com jeito de SUV, como a nova geração do Toyota Crown, ou inédito crossover. Pistas nesse sentido já foram dadas com a apresentação do conceito IMs. 

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