Depois do Polo, agora é a vez do novo VW Virtus 2023 ser visto antes da hora. E, da mesma forma como foi com o hatch, a culpa é do Instituto Nacional da Propriedade Industrial da Argentina, que divulgou as imagens do sedã, após a concessão do registro do design. O documento prova que o Virtus brasileiro realmente terá o mesmo visual que a versão indiana, mudando o para-choque e a grade dianteira. O lançamento no Brasil é esperado para este ano.
As imagens de registro do Volkswagen Virtus 2023 na Argentina acabam com o mistério sobre o design do sedã. O para-choque será a grande mudança para o carro, adotando um estilo inspirado no Jetta renovado, com uma entrada de ar bem larga. As luzes de neblina foram alteradas, agora na vertical e ficaram bem maiores. Para dar mais destaque, a VW colocou uma linha cromada nas bordas laterais e inferior da peça.
Outra mudança, bem mais sutil, foi na grade dianteira, que está um pouco mais fina e utiliza cromado nas linhas superior e inferior, formando uma linha única com a iluminação diurna em LED. Os faróis são um ponto diferente em relação ao modelo indiano, que usa um LED em todo o entorno do conjunto, enquanto a imagem de registro mostra um estilo diferente, sem esta iluminação na parte inferior.
Na parte traseira, o para-choque ganhou um novo acabamento cromado, junto com o elemento refletivo, enquanto as lanternas tem um novo desenho interno. Caso seja realmente igual ao Virtus indiano, a nossa versão do sedã ainda terá o nome do carro escrito por extenso na parte de baixo da tampa do porta-malas.
Assim como foi com o Polo, ainda não vimos o interior do Virtus 2023 brasileiro. Motor1.com apurou que a Volkswagen fará mudanças no acabamento, adotando materiais de melhor qualidade, de forma a acabar com uma das críticas mais constantes sobre o carro. Esta alteração ainda será feita no Polo e no T-Cross (este último quando for reestilizado). E, é claro, terá o novo volante da marca.
A parte mecânica já não tem mais nenhum segredo, após a própria Volkswagen vazar as informações sobre os motores. O novo Virtus terá o motor 1.0 turbo nas versões de entrada, em uma variante de 116 cv e 16,8 kgfm, ocupando o espaço que era do 1.6 MSI. Ao contrário do Polo, o sedã terá uma versão com câmbio automático de 6 marchas, além da manual de 5 posições. Os modelos acima seguirão com o 1.0 TSI de 128 cv e 20,4 kgfm. A variante esportiva Virtus GTS continuará na linha, com o 1.4 TSI de 150 cv e 25,5 kgfm.
O rendimento energético deste novo 1.0 turbo também foi revelado, cortesia do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular. O Virtus 170TSI com câmbio manual fará 9,6 km/litro na cidade e 11,4 km/litro na estrada, quando abastecido com etanol, subindo para 13,8 km/litro e 16,3 km/litro com gasolina, respectivamente. No caso da variante automática, o sedã chegará a 12,4 km/litro no ciclo urbano e 15,6 km/litro no rodoviário.
Mesmo com tantas informações aparecendo antes da hora, a fabricante segue fazendo silêncio sobre a data de estreia do Volkswaven Virtus 2023 e do Polo 2023. A quantidade de flagras da dupla, rodando com cada vez menos camuflagem, nos leva a crer que a apresentação acontecerá em breve, possivelmente ainda no 3º trimestre.
RECOMENDADO PARA VOCÊ
VW lança nova versão barata do Virtus, mas preço passa dos R$ 100 mil
VW revela novo Tiguan 2025 nos EUA e adianta SUV que pode vir ao Brasil
México: VW Virtus entra no Top 5 em julho, mas perde para Versa
Quer apostar? Híbridos vão depreciar mais que elétricos daqui a 10 anos
Novas gerações de T-Cross e Virtus terão plataforma maior herdada do Golf 7
Lista: os carros manuais que restaram em 2024 que não são subcompactos
Semana Motor1.com: BYD vai pra cima do Corolla, picape da VW e mais