Parece recente, mas já se foram mais de 14 meses desde que a Volkswagen apresentou o Taos. O primeiro SUV a trabalhar o espaço entre o T-Cross e o Tiguan na linha nacional da empresa chegou com a difícil missão de encarar figurões como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O que inclusive rendeu um mega comparativo com o trio aqui no Motor1.com.
Mas, assim como aconteceu com a Fiat Toro, o Volkswagen Taos passou por ao menos 5 reajustes nos preços desde seu lançamento. A situação econômica grave do país e a pressão externa de custos fizeram com que o SUV médio da empresa, importado da Argentina, ficasse bem mais caro para o bolso dos consumidores. Dependendo da versão o carro já está cerca de R$ 25 mil mais caro em pouco mais de um ano.
A apresentação do Taos foi aguardada por muitos meses. Antes de seu lançamento, o Jeep Compass dominava o segmento quase sozinho e até mesmo a Toyota se apressou para lançar o Corolla Cross. Ao contrário de Nivus e T-Cross, o Taos usava a plataforma MQB, não a MQB-A0 simplificada para deixar os custos mais baixos.
Quando foi apresentado, o SUV da VW acompanhou a então recente mudança no Compass, adotando sempre um motor turbo. Mas era apenas um mesmo. O Taos só oferece até hoje o propulsor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que vem atrelado ao câmbio automático de 6 marchas. O modelo tem medidas similares na comparação com os rivais, mas traz vantagens como no porta-malas maior, por exemplo.
Eram duas versões oferecidas inicialmente e que permanecem: Comfortline e Highline, além de um pacote especial de lançamento chamado Lauching Edition . Mas a Volkswagen não economizou na lista de itens de série, que era recheada desde a opção mais básica e ainda trazia itens de segurança importantes.
De série, já contava em todas as versões ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular sem fio, direção elétrica, controlador de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, painel digital, central multimídia com tela de 10”, rodas de 18 polegadas, 6 airbags, assistente de partida em rampa, câmera de ré, controle de estabilidade, retrovisor interno fotocrômico, lanterna de LED, porta-luvas refrigerado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, start-stop e rack de teto.
Na versão Comfortline, ainda era possível adicionais dois opcionais. O Pacote Conforto traz bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com aquecimento e assento do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, enquanto o Pacote Segurança soma controlador de velocidade adaptativo e sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.
A versão Highline ainda acrescentava controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro e com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, luz de LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ.Light, luz ambiente, painel 100% digital com tela de 10,25”, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e seletor de modos de condução, 8 alto-falantes, retrovisores com rebatimento elétrico e rack de teto prata. Na versão mais completa, o único opcional era o teto solar panorâmico.
Para quem comprou as primeiras unidades do Taos com o pacote Lauching Edition, a Volkswagen entregava alguns itens extras. Entre eles estavam coluna A e retrovisores pintados de preto, rodas de liga-leve de 18 polegadas escurecidas, sistema de som Beats com 8 alto-falantes + subwoofer, interior com revestimento diferenciado em couro, teto solar panorâmico e cor Bege Mojave na carroceria com teto preto.
Desde seu lançamento, a versão Comfortline passou a contar com bancos de couro de série, mas perdeu o opcional Pacote Conforto. Enquanto isso, o pacote "Lauching Edition" permanece como opcional na Highline até hoje com o nome Pacote Edição de Lançamento. Outra alteração ocorreu em abril de 2022. A central multimídia VW Play passou a ser compatível com Android Auto sem fio. Antes, apenas quem usava Apple Car Play podia dispensar os cabos. De maio do ano passado para cá, o Volkswagen Taos manteve a mecânica sem mudanças.
Rumores da época do lançamento também acabaram caindo. Uma delas dizia respeito à opção de tração integral, oferecida nos EUA. Por lá, no entanto, o carro tem propulsor e câmbio diferentes e dificilmente a opção chegará ao Brasil. Outro rumor que caiu foi o que abordava o uso de um motor 2.0 turbo no Taos, algo que já foi negado.
Mesmo sem alterações, a Volkswagen anunciou no último mês de junho que iria investir para aumentar a produção do Taos na Argentina, além de divulgar mais o SUV por meio de campanhas publicitárias. Ainda vale destacar que o SUV da VW ainda é oferecido com modelo 2022 desde seu lançamento, então alterações menores devem ocorrer até lá.
Em maio de 2021, o Volkswagen Taos foi apresentado com preços partindo de R$ 154.990 na versão Comfortline. O Pacote Conforto acrescentava R$ 5.420, enquanto o Pacote Segurança demandava R$ 4.790 Extras. Hoje, o Taos Comfortline parte de R$ 177.460 e o Pacote Segurança, único disponível atualmente para a versão básica, sai por R$ 5.570 a mais. O aumento acumulado desde o lançamento chegou a R$ 22.470 para a versão Comfortline (+14,49%).
No lançamento, o Taos Highline custava R$ 181.790 e o opcional de teto solar panorâmico saía por R$ 5.520 a mais. Hoje, a versão está custando R$ 206.950 e o teto solar acrescenta R$ 6.410. O pacote Launching Edition inicialmente demandava R$ 9.270 extras. Já o atual Pacote Edição de Lançamento está mais barato, R$ 5.060, mas demanda a inclusão do teto solar também, levando seu preço efetivo para R$ 11.470. O preço do Taos Highline hoje, comparando os valores sem opcionais, está R$ 25.160 (+13,84%) mais caro.
O primeiro reajuste que a Volkswagen aplicou ao Taos aconteceu logo em setembro do ano passado, mas, no começo de 2022, o Volkswagen Taos Highline já tinha quebrado a barreira dos R$ 200 mil. Na média o Taos ficou 1% mais caro a cada mês que se passou desde o lançamento
Volkswagen Taos |
Preço no lançamento | Preço atual | Diferença em R$ | Diferença em % |
Comfortline |
R$ 154.990 | R$ 177.460 | R$ 22.470 | 14,49% |
Highline |
R$ 181.790 | R$ 206.950 | R$ 25.160 | 13,84% |
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Em transição, Jaguar revela teaser de inédito elétrico rival do Taycan
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Mitsubishi lança nova Triton 2026 no Brasil mais refinada e tecnológica
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto
Reino Unido: Kia Sportage cada vez mais próximo da liderança anual
Novo Volkswagen Taos 2025 já está à venda nos EUA por menos de R$ 150.000