VW Taos: Preços sobem mais de R$ 25 mil em pouco mais de um ano
Desde o lançamento, SUV já passou por 5 reajustes que chegam a quase 15% de aumento
Parece recente, mas já se foram mais de 14 meses desde que a Volkswagen apresentou o Taos. O primeiro SUV a trabalhar o espaço entre o T-Cross e o Tiguan na linha nacional da empresa chegou com a difícil missão de encarar figurões como Jeep Compass e Toyota Corolla Cross. O que inclusive rendeu um mega comparativo com o trio aqui no Motor1.com.
Mas, assim como aconteceu com a Fiat Toro, o Volkswagen Taos passou por ao menos 5 reajustes nos preços desde seu lançamento. A situação econômica grave do país e a pressão externa de custos fizeram com que o SUV médio da empresa, importado da Argentina, ficasse bem mais caro para o bolso dos consumidores. Dependendo da versão o carro já está cerca de R$ 25 mil mais caro em pouco mais de um ano.
Galeria: VW Taos Comfortline 2022
Volkswagen Taos: passado, presente e futuro
A apresentação do Taos foi aguardada por muitos meses. Antes de seu lançamento, o Jeep Compass dominava o segmento quase sozinho e até mesmo a Toyota se apressou para lançar o Corolla Cross. Ao contrário de Nivus e T-Cross, o Taos usava a plataforma MQB, não a MQB-A0 simplificada para deixar os custos mais baixos.
Quando foi apresentado, o SUV da VW acompanhou a então recente mudança no Compass, adotando sempre um motor turbo. Mas era apenas um mesmo. O Taos só oferece até hoje o propulsor 1.4 TSI flex de 150 cv e 25,5 kgfm de torque, que vem atrelado ao câmbio automático de 6 marchas. O modelo tem medidas similares na comparação com os rivais, mas traz vantagens como no porta-malas maior, por exemplo.
Eram duas versões oferecidas inicialmente e que permanecem: Comfortline e Highline, além de um pacote especial de lançamento chamado Lauching Edition . Mas a Volkswagen não economizou na lista de itens de série, que era recheada desde a opção mais básica e ainda trazia itens de segurança importantes.
De série, já contava em todas as versões ar-condicionado de duas zonas, carregador de celular sem fio, direção elétrica, controlador de velocidade, sensores de chuva e crepuscular, painel digital, central multimídia com tela de 10”, rodas de 18 polegadas, 6 airbags, assistente de partida em rampa, câmera de ré, controle de estabilidade, retrovisor interno fotocrômico, lanterna de LED, porta-luvas refrigerado, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, chave presencial, start-stop e rack de teto.
Na versão Comfortline, ainda era possível adicionais dois opcionais. O Pacote Conforto traz bancos revestidos de couro, bancos dianteiros com aquecimento e assento do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, enquanto o Pacote Segurança soma controlador de velocidade adaptativo e sistema de frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres.
A versão Highline ainda acrescentava controlador de velocidade adaptativo (ACC) com função Stop&Go, frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, bancos dianteiros revestidos de couro e com aquecimento, banco do motorista com regulagem elétrica e ajuste lombar, luz de LED na grade frontal, faróis com tecnologia IQ.Light, luz ambiente, painel 100% digital com tela de 10,25”, alerta de ponto cego, alerta de tráfego cruzado e seletor de modos de condução, 8 alto-falantes, retrovisores com rebatimento elétrico e rack de teto prata. Na versão mais completa, o único opcional era o teto solar panorâmico.
Para quem comprou as primeiras unidades do Taos com o pacote Lauching Edition, a Volkswagen entregava alguns itens extras. Entre eles estavam coluna A e retrovisores pintados de preto, rodas de liga-leve de 18 polegadas escurecidas, sistema de som Beats com 8 alto-falantes + subwoofer, interior com revestimento diferenciado em couro, teto solar panorâmico e cor Bege Mojave na carroceria com teto preto.
Desde seu lançamento, a versão Comfortline passou a contar com bancos de couro de série, mas perdeu o opcional Pacote Conforto. Enquanto isso, o pacote "Lauching Edition" permanece como opcional na Highline até hoje com o nome Pacote Edição de Lançamento. Outra alteração ocorreu em abril de 2022. A central multimídia VW Play passou a ser compatível com Android Auto sem fio. Antes, apenas quem usava Apple Car Play podia dispensar os cabos. De maio do ano passado para cá, o Volkswagen Taos manteve a mecânica sem mudanças.
Rumores da época do lançamento também acabaram caindo. Uma delas dizia respeito à opção de tração integral, oferecida nos EUA. Por lá, no entanto, o carro tem propulsor e câmbio diferentes e dificilmente a opção chegará ao Brasil. Outro rumor que caiu foi o que abordava o uso de um motor 2.0 turbo no Taos, algo que já foi negado.
Mesmo sem alterações, a Volkswagen anunciou no último mês de junho que iria investir para aumentar a produção do Taos na Argentina, além de divulgar mais o SUV por meio de campanhas publicitárias. Ainda vale destacar que o SUV da VW ainda é oferecido com modelo 2022 desde seu lançamento, então alterações menores devem ocorrer até lá.
Volkswagen Taos: evolução dos preços desde o lançamento
Em maio de 2021, o Volkswagen Taos foi apresentado com preços partindo de R$ 154.990 na versão Comfortline. O Pacote Conforto acrescentava R$ 5.420, enquanto o Pacote Segurança demandava R$ 4.790 Extras. Hoje, o Taos Comfortline parte de R$ 177.460 e o Pacote Segurança, único disponível atualmente para a versão básica, sai por R$ 5.570 a mais. O aumento acumulado desde o lançamento chegou a R$ 22.470 para a versão Comfortline (+14,49%).
No lançamento, o Taos Highline custava R$ 181.790 e o opcional de teto solar panorâmico saía por R$ 5.520 a mais. Hoje, a versão está custando R$ 206.950 e o teto solar acrescenta R$ 6.410. O pacote Launching Edition inicialmente demandava R$ 9.270 extras. Já o atual Pacote Edição de Lançamento está mais barato, R$ 5.060, mas demanda a inclusão do teto solar também, levando seu preço efetivo para R$ 11.470. O preço do Taos Highline hoje, comparando os valores sem opcionais, está R$ 25.160 (+13,84%) mais caro.
O primeiro reajuste que a Volkswagen aplicou ao Taos aconteceu logo em setembro do ano passado, mas, no começo de 2022, o Volkswagen Taos Highline já tinha quebrado a barreira dos R$ 200 mil. Na média o Taos ficou 1% mais caro a cada mês que se passou desde o lançamento
Volkswagen Taos |
Preço no lançamento | Preço atual | Diferença em R$ | Diferença em % |
Comfortline |
R$ 154.990 | R$ 177.460 | R$ 22.470 | 14,49% |
Highline |
R$ 181.790 | R$ 206.950 | R$ 25.160 | 13,84% |
VEJA NO CANAL MOTOR1.COM
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Novo Volkswagen Taos 2025 manterá motor 1.4 TSI em alguns mercados
Motorhome elétrico: já fizeram uma Kombi home a bateria
VW Taos Comfortline fica mais barato que T-Cross com desconto de R$ 21.000
Reino Unido: Mini Cooper foi o mais vendido em novembro
Volkswagen Taos Highline 2024 tem promoção com R$ 26.000 de desconto
Ferrari 250 GTO (1962-1964), a mais perfeita tradução da casa de Maranello
Novo Volkswagen Taos 2025 já está à venda nos EUA por menos de R$ 150.000