Comparativo Jeep Compass Sport 2022 e Renegade S 2022: Qual levar?
Eles estão juntos na concessionária e custando praticamente o mesmo, qual o melhor para você?
Foi uma situação engraçada. Fomos buscar os carros para este comparativo em uma concessionária Jeep e acabamos replicando a realidade que estava em exibição no chão da loja. Os Jeep Renegade S e Compass Sport estavam expostos lado a lado, ambos com preços na casa dos R$ 177 mil (em SP, o ICMS é maior) separados por duas dezenas de reais em preço.
Se os dois SUVs estão tão próximos em valor, isso não faz os compradores pensarem duas vezes antes de fechar o negócio em um Renegade completo ou um Compass básico? A vendedora que estava presente no momento explicou que escolha vai muito do estilo de vida de quem compra, mas que de fato ambos estão muito próximos e nem um nem outro sai mais ou menos. Mas o que se leva para casa quando se escolhe um ou outro?
Espaço e praticidade
Nesse sentido, não há muitos segredos. O Compass é o SUV médio da Jeep e, portanto, maior nas medidas mais importantes. Ele tem 136 mm a mais de comprimento que o Renegade (4,40 m vs. 4,27 m), além de 66 mm extras de entre-eixos (2,57 m vs. 2,64 m). O porta-malas também tem 91 litros a mais, com 476 litros no Compass e 385 litros no Renegade. Na verdade, espaço interno nunca foi um forte do Renegade mesmo em seu segmento.
Na prática, ambos oferecem um bom espaço para quem vai na frente, principalmente por dividirem a plataforma. A diferença é que o Compass "abraça" mais o motorista com um console central mais alto e envolvente. No Renegade, a porção frontal da cabine é mais arejada, pois o para-brisa fica bem mais avançado pelo estilo mais quadradinho. Os dois também possuem uma boa quantidade de porta-trecos, incluindo o mesmo espaço sob o banco do passageiro.
A grande diferença é no banco traseiro. No Renegade, o espaço é mais limitado. Na largura, cabem dois adultos apenas com conforto. Se quem estiver na frente usar o banco todo para trás, os passageiros da segunda fileira já raspam os joelhos no encosto frontal. Nada disso acontece no Compass, que tem espaço mais que suficiente para os caronas traseiros, mesmo que a largura seja muito similar. Em ambos, três passageiros atrás, só em curtos trajetos.
Vantagem: Compass Sport
Acabamento e equipamentos
Começando pelo acabamento especificamente, o olhar pode enganar um pouco. O Renegade tem um charme a mais nas linhas do painel, com mais personalidade desde seu lançamento. O Compass é mais tradicional na disposição dos comandos. A principal diferença entre os dois é que o Renegade, mesmo na versão S, ainda usa plásticos rígidos em locais como os painéis de porta. O Compass, por outro lado, já tem acabamento emborrachado no painel e nas portas.
O Jeep Compass Sport já vem com rodas de 18 polegadas e vale ressaltar que o carro das fotos ainda usava as rodas de 17" do lançamento. Na loja, seus bancos são de tecido (os de couro são opcionais). Mesmo sendo a versão de entrada, já tem equipamentos como ar-condicionado automático de duas zonas, chave presencial, sensor de chuva e crepuscular e faróis de LEDs.
O Renegade S tem como diferenciais itens como partida remota, espelho eletrocrômico, assistente de estacionamento automático, controle eletrônico de descida e rodas de 19 polegadas, além de todos os citados para o Compass. Mas a versão básica do SUV maior tem um equipamento que não aparece na opção mais luxuosa do modelo menor: auto hold, que segura o carro parado sem a necessidade de ficar pressionando o freio.
No final das contas, nenhum oferece ajustes elétricos para os bancos. Enquanto o Renegade S é um pouco mais equipado que o Compass Sport, o acabamento acaba sendo inferior e ainda fica devendo alguns itens de série que só aparecem no irmão maior. O "toma lá, dá cá", acaba rendendo um empate neste quesito.
Vantagem: empate
Conectividade e segurança
Os Jeep Compass Sport e Renegade S trazem a mesma central multimídia com tela de 8,4 polegadas. Ela conta com conectividade sem fio para Android Auto e Apple Car Play. O Renegade já traz um carregador de smartphone sem fio que não está presente no Compass. A versão básica do maior traz um painel de instrumentos analógico com uma tela digital de 3,5 polegadas ao centro para o computador de bordo. Já a configuração completa do modelo menor já tem painel de instrumentos totalmente digital, em 7".
Se até agora o Compass básico e o Renegade completo estavam até que parelhos em equipamentos, é na segurança que o carro menor acaba se destacando. Ambos já trazem os controles de estabilidade e tração de série. Porém, o Renegade S já conta com itens como monitor de ponto cego, alerta de colisão frontal, frenagem autônoma de emergência e alerta de tráfego cruzado na traseira. Nenhum deles se faz presente no Compass Sport. Por último, o Renegade tem 7 airbags de série, contra 6 bolsas de ar do Compass.
Vantagem: Renegade S
Ao volante
Embaixo do capô dos dois Jeep bate o mesmo coração: o 1.3 turbo da Stellantis. Flex, entrega até 185 cv de potência e 27,5 kgfm de torque com etanol. A diferença mesmo está na ligação do motor até o chão. O Renegade S já traz tração integral, o que implica no uso do câmbio automático de 9 marchas também. Por outro lado, o Compass Sport tem tração apenas dianteira e, com isso, conta com a transmissão automática mais simples, de 6 velocidades.
Os equipamentos extras do Renegade S acabam impactando seu peso. Com 1.570 kg, é mais pesado que o Compass Sport, de 1.504 kg. O resultado é um consumo pior, principalmente na cidade, também pelo sistema de tração integral "roubar" mais força até chegar ao chão. Abastecido com etanol, o Renegade fez média urbana de 7,5 km/l nos testes do Motor1.com, contra 8 km/l do Compass na mesma situação.
Nas tabelas comparativas abaixo, é possível ver que a tração integral do Renegade compensa um pouco do peso extra, com a aceleração inicial muito similar na comparação com o Compass por jogar de forma mais firme a força no chão. São 4,1 segundos no 0 a 60 km/h e 6,2 segundos no 0 a 80 km/h, para ambos. Mas no final das contas, o carro mais leve ganha. São 9,1 segundos no 0 a 100 km/h para o Compass, contra 9,2 segundos do Renegade no mesmo teste, e também leva a melhor nas medições de retomada. O câmbio de 9 marchas também ajuda nisso tudo.
Dirigindo, a diferença de aceleração é muito pequena para ser considerada relevante para quem está atrás do volante. O pequeno 1.3 turbo faz milagre tanto no Compass quanto no Renegade, com os dois tendo fôlego de sobra. A diferença mais uma vez está no câmbio. A transmissão de 9 velocidades do Renegade acaba operando como uma de 7 velocidades, pois quase sempre arranca de segunda e só vai engatar a nona marcha a quase 120 km/h, ou mais.
Além disso, as relações são muito próximas, dando impressão de giro contínuo mesmo havendo trocas. No Compass, as 6 marchas são mais que suficientes pois o motor tem torque em baixas rotações para compensar o espaçamento maior e a relação mais longa de marchas.
Tanto Compass Sport quanto Renegade S conseguem prover conforto similar, principalmente em termos de isolamento acústico. Só que o porte maior do Compass acaba fornecendo uma experiência de condução mais madura. O carro é perceptivelmente mais controlado em curvas e mudanças de direção que o Renegade, que tem centro de gravidade mais elevado e menos entre-eixos para distribuir o peso, além de um perceptível refinamento maior ao rodar por ser de uma categoria superior.
Vantagem: Compass Sport
Compra e manutenção
Sem opcionais, Renegade S e Compass Sport estão bem parelhos. São separados por R$ 1.900, com o primeiro tabelado em R$ 169.090 e o segundo em R$ 171.990. Mas a diferença é eliminada se acrescentada qualquer pintura ao Renegade que não a Preto Carbon sólida. A opção metálica acrescenta R$ 1.565, ou R$ 2.220 para as perolizadas. No Compass, os valores são R$ 1.847 ou R$ 2.333 respectivamente.
Jeep Renegade S 1.3T 4WD | Jeep Compass Sport 1.3T 2WD | |
12.000 km/1 ano | R$ 718 | R$ 669 |
24.000 km/2 anos | R$ 817 | R$ 768 |
36.000 km/3 anos | R$ 901 | R$ 867 |
48.000 km/4 anos | R$ 844 | R$ 795 |
60.000 km/5 anos | R$ 1.346 | R$ 1.297 |
72.000 km/6 anos | R$ 1.033 | R$ 983 |
TOTAL | R$ 5.659 | R$ 5.379 |
Para Renegade e Compass, a Jeep oferece 3 anos de garantia. Ambos precisam realizar manutenções programadas com intervalos de 12 mil km ou 12 meses, o que ocorrer primeiro. Apesar de compartilharem o motor 1.3 turbo, o câmbio de 9 marchas e a tração integral do Renegade S deixam suas revisões um pouco mais caras. No final de 6 anos, porém, a diferença acumulada é de apenas R$ 280.
Vantagem: empate
Galeria: Comparativo: Jeep Renegade S x Jeep Compass Sport
Conclusão
O preço é similar e o motor é o mesmo, mas Renegade e Compass cumprem duas funções bem diferentes na linha da Jeep. O Renegade S acaba ficando para quem quer um carro com design externo e interno de maior personalidade e faz questão de ter um modelo com tração integral e bem equipado para eventualmente sair do asfalto, mesmo que sacrifique o espaço traseiro e o bagageiro.
Já o Compass Sport fica devendo mesmo apenas em alguns itens de segurança. E só. Maior, mais prático e mais econômico, acaba sendo uma opção sem muitas perdas em relação ao Renegade mais completo e, carro por carro, leva a melhor. No final das contas, a vendedora da Jeep estava certa: a escolha acaba ficando para a necessidade do comprador.
Fichas técnicas
Jeep Renegade S 1.3T 4WD | Jeep Compass Sport 1.3T 2WD | |
MOTOR |
dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
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dianteiro, transversal, 4 cilindros, 16 válvulas, 1.332 cm3, comando simples com variador no escape e MultiAir na admissão, injeção direta, turbo, flex
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POTÊNCIA/TORQUE |
180/185 cv a 5.750 rpm; 27,5 kgfm a 1.750 rpm
|
180/185 cv @ 5.750 rpm; 27,5 kgfm @ 1.750 rpm
|
TRANSMISSÃO |
automática de 9 marchas; tração integral automática
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automática com 6 marchas, tração dianteira
|
SUSPENSÃO | McPherson na dianteira e traseira | McPherson na dianteira e traseira |
RODAS E PNEUS | liga leve aro 19" com pneus 235/45 R19 | liga-leve aro 18" com pneus 225/55 R18 |
FREIOS | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira | discos ventilados na dianteira e discos sólidos na traseira |
PESO | 1.570 kg em ordem de marcha (sem teto solar) |
1.504 kg em ordem de marcha
|
DIMENSÕES | comprimento 4.268 mm, largura 1.805 mm, altura 1.706 mm, entre-eixos 2.570 mm; | comprimento 4.404 mm, largura 1.819 mm, altura 1.632 mm, entre-eixos 2.636 mm |
CAPACIDADES | tanque 55 litros; porta-malas 385 litros | tanque 60 litros; porta-malas 476 litros |
PREÇO | R$ 169.090 | R$ 171.990 |
MEDIÇÕES MOTOR1 BR (etanol) | ||
---|---|---|
Jeep Renegade S 1.3T AWD | Jeep Compass Sport 1.3T 2WD | |
Aceleração | ||
0 a 60 km/h | 4,1 s | 4,1 s |
0 a 80 km/h | 6,2 s | 6,2 s |
0 a 100 km/h | 9,2 s | 9,1 s |
Retomada | ||
40 a 100 km/h em S | 7,0 s | 6,9 s |
80 a 120 km/h em S | 7,2 s | 6,6 s |
Consumo | ||
Ciclo cidade | 7,5 km/l | 8,0 km/l |
Ciclo estrada | 8,3 km/l | 9,1 km/l |
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