Rodas com um único parafuso no centro normalmente não são usadas por carros de rua. Precisam de muito torque para travar o parafuso e, por isso, não é fácil de serem removidas caso o pneu fure. É um design mais adequado para o automobilismo, não só pela velocidade para fazer a troca, como também por dar espaço para freios maiores. Então é curioso ver o novo Porsche Panamera 2024 em testes com este tipo de roda.
A Porsche já usou rodas assim no passado, em versões mais extremas do 9111 como GT3 3 Turbo S, mas nunca no Panamera. É estranho ver um protótipo do sedã com estas rodas, então existe a chance de que possa ser uma mula de testes para outro modelo. Por outro lado, a Porsche pode estar pensando em criar uma versão bem mais apimentada do Panamera em sua próxima geração. É uma proposta bem tentadora, visto que o Panamera atual já tem 680 cv na versão Turbo S E-Hybrid.
E não são rodas que só imitam o design com um parafuso central. Nosso fotógrafo conseguiu capturar diversas imagens da lateral do carro em movimento e algumas do veículo parado. As rodas não parecem com nada visto nos outros protótipos do novo Panamera ou mesmo do futuro 911 GT3 RS. Claramente podemos ver os freios enormes atrás das rodas, o que nos leva a pensar se a Porsche não está planejando lançar um Panamera GT3.
A nova geração do Panamera está à caminho e terá um design com inspiração do elétrico Taycan. Terá grandes mudanças na frente e na traseira, que ainda estão bem escondidas neste protótipo, usando fitas adesivas pretas ao invés da camuflagem tradicional. Uma versão GT3 teria algumas peças mais voltadas para a aerodinâmica, como mais passagens de ar no para-choque. E não podemos ver o interior, pois as janelas escurecidas escondem tudo. É possível que tenha uma gaiola montada na traseira.
Um Porsche Panamera GT3 poderia ser um bom rival para alguns carros da Jaguar e Mercedes-Benz, principalmente se buscar o título de sedã mais rápido a completar uma volta em Nürburgring. Sabemos que a Porsche adora buscar por recordes no circuito, então há bons motivos para ver uma versão esportiva do sedã.
Fonte: Automedia
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche Panamera: como é a nova suspensão ativa na prática
Brasil: primeiro tímido passo rumo a ainda distante era do hidrogênio
Porsche lança novo Panamera 2025 com suspensão inteligente que "dança"
Após 12 anos, HB20 chega à Argentina com motor descartado no Brasil
Porsche Panamera elétrico não acabará com versão gasolina, diz executivo
Ram tem até R$ 68 mil de bônus e taxa 0% para as picapes Rampage e 3500
Porsche Panamera Sport Turismo sai de linha porque poucas pessoas o compraram