Dodge confirma que novos Charger e Challenger serão apenas elétricos
Marca desmente rumores de que manteria o motor V8 Hemi para os muscle cars
Nós sabemos bem que os carros elétricos, eventualmente, irão ocupar o lugar dos equipados com motores a combustão. A transição será mais rápida para algumas fabricantes, mas a Dodge tem sido um porto seguro para os motores V8. Bom, não mais, pois a próxima geração do Charger e do Challenger serão totalmente elétricos, contrariando rumores de que manteriam os motores sem eletrificação.
Em um e-mail enviado para Motor1.com, um porta-voz da Dodge confirmou que a nova geração da plataforma da marca não só perderá o V8 Hemi, como também todos os outros motores a combustão. Isto é uma continuação de uma reportagem da MotorTrend, que afirmava que o Hemi voltaria para os novos Charger e Challenger, algo que foi negado veemente pela fabricante.
"A reportagem está incorreta," disse o porta-voz. "O Hemi naquela plataforma, assim como aquela plataforma, irá embora. A nova geração será elétrica."
A plataforma em questão é a LX, que a Chrysler usou em modelos grandes de tração traseira desde 2005. Os carros atuais usam versões modificadas desta arquitetura - LD para o Charger e LA para o Challenger - para acomodar motores V6 e V8, além da transmissão automática de 8 marchas.
Não é nenhum segredo que a Dodge está trabalhando em um muscle car totalmente elétrico. A fabricante anunciou o projeto no ano passado e um conceito deve ser revelado nas próximas semanas. Irá adiantar o modelo de produção que está programado para ser lançado em 2024, mas Tim Kuniskis, CEO da Dodge, disse anteriormente que sua chegada "não significaria o fim imediato dos motores a combustão." Isto abriu espaço para especulações, com Kuniskis dizendo até que a nova plataforma elétrica poderia coexistir com o modelo atual por um tempo. Agora sabemos que o Charger e o Challenger atuais sairão de linha.
Se serve como consolação para os fãs do V8, há rumores sobre uma edição de despedida para o motor Hellcat supercharged. Supostamente, haverá uma versão preparada para rodar com etanol E85, com potência na casa dos 900 cv e que será usado em uma nova variante do Challenger antes que vire totalmente elétrico.
Fonte: Dodge
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