A Porsche apresentou o novo 911 GT3 R, versão do GT3 voltada para as pistas do superesportivo que estará pronta para fazer sua estreia no início do próximo ano. O desenvolvimento do carro de corrida customizável da geração 992 começou em 2019, com a Porsche focada em melhorar sua dirigibilidade, racionalizando seu manuseio e reduzindo os custos de manutenção em corrida.
Muitas das melhorias feitas pela Porsche foram projetadas para tornar o carro de corrida mais fácil de dirigir visando atingir diferentes níveis de pilotos. Isso inclui uma nova suspensão que torna a direção mais precisa, o que acaba reduzindo o desgaste dos pneus traseiros. Seus amortecedores KW oferecem cinco configurações de ajuste.
A suspensão, com configuração tipo duplo A na dianteira e multilink na traseira, também permite que o 911 GT3 R tenha uma parte inferior da carroceria elevada que ajuda o fluxo de ar a alcançar o difusor traseiro sem aumentar significativamente o arrasto. A asa traseira agora apresenta um suporte do tipo pescoço de cisne, o que melhora ainda mais a aerodinâmica do carro. Ajudando no manuseio e desgaste dos pneus está a extensão da distância entre eixos. A Porsche moveu as rodas traseiras mais para trás, ampliando a distância entre eixos de 2.459 milímetros para 2.507 mm.
O novo Porsche de corrida voltado para clientes da marca traz motor seis cilindros boxer de 4,2 litros naturalmente aspirado, um conjunto superior ao anterior de 4,0 litros. O propulsor pode produzir até 565 cv de potência, que passam por uma caixa de câmbio sequencial de 6 velocidades com paddle-shifts, que a Porsche herdou do carro de corrida 911 GT3 Cup.
A Porsche inclinou o motor para frente em 5,5 graus para criar espaço suficiente para o difusor inferior da carroceria, o que forçou a empresa a realocar alguns componentes auxiliares do motor. Segundo a marca, como resultado houve um melhor equilíbrio na distribuição de peso do carro.
No interior, a Porsche atendeu aos requisitos de proteção contra impactos recém-desenvolvidos da FIA, alocando os bancos para a parte mais central do carro. Isto também permitiu que a Porsche melhorasse a gaiola de proteção do piloto. Pedais e volante ajustáveis compensam a posição fixa dos assentos. Vale lembrar que fivelas melhoradas para o cintos de segurança de seis pontos ajudarão a economizar cerca de um segundo durante as trocas de piloto.
O novo Porsche 911 GT3 R (992) estará pronto para correr no início da temporada GT3 do próximo ano, que começa com o Rolex 24 em Daytona, em janeiro de 2023. O carro custará US$ 567.210, e só está disponível para compra através da Porsche Motorsport North America para clientes nos Estados Unidos e Canadá. Graças às mudanças com a FIA, o carro será elegível para correr nas 24 Horas de Le Mans pela primeira vez.
Fonte: Porsche
RECOMENDADO PARA VOCÊ
Porsche 911 manual voltará ao Brasil na versão Carrera T 992.2
Novo BMW Série 3: veja em projeção como ficará a próxima geração do sedã
Porsche: "há uma tendência clara'' de preferência por carros a gasolina
Chevrolet reduz preço do Equinox em R$ 12 mil com promoção
Aos 25 anos, Porsche 911 GT3 2025 chega mais potente e caro
Mercedes-AMG GT43 Coupé é um dos 4 cilindros mais caros já feitos
Porsche 911 Turbo celebra 50 anos com série especial e numerada