Para comemorar os 25 anos do GT3, a Porsche está revelando o novo 911 GT3 2025. Esse modelo, o 992.2, é uma atualização sutil em relação à versão anterior e ainda tem a cereja do bolo do antigo GT3, um seis cilindros naturalmente aspirado de 502 cv de potência que chega às 9.000 rpm. Graças as novas regras de emissões, a Porsche deu ao 911 uma nova motorização híbrida, mas o GT3 continua sendo movido exclusivamente por combustão interna.
Isso não é pouca coisa, já que os padrões atuais de emissões são muito mais rígidos do que antes. O motor agora tem dois filtros de ar e quatro catalisadores. Para manter o perfil esportivo apesar das restrições impostas pelos novos equipamentos de emissões, o motor também recebe eixos de comando de válvulas mais nervosos do GT3 RS, novos corpos de borboleta, novos radiadores de óleo e cabeçotes revisados.
Como antes, o motor é combinado com uma transmissão manual de 6 velocidades ou uma transmissão de dupla embreagem de 7 velocidades, mas a transmissão manual agora tem uma relação de marchas mais curta. Isso atende a uma reclamação que muitos têm sobre as marchas longas dos Porsches manuais.
Para a suspensão dianteira, a Porsche aplicou alguns truques aprendidos com o GT3 RS. Alguns dos elos da suspensão têm formato de aerofólio, o que melhora a força descendente na dianteira e o resfriamento dos freios. O braço dianteiro inferior também tem um ponto de montagem mais baixo, o que ajudou a melhorar a frenagem e também ajuda a garantir uma plataforma aerodinâmica estável da frente para trás. Os novos faróis do 911 também permitiram entradas aerodinâmicas mais amplas na dianteira. Para equilibrar o aumento da força descendente dianteira, a Porsche ajustou o difusor, a tampa do motor e as entradas.
Também há pneus novos, medindo 255/35ZR20 na dianteira e 315/30ZR21 na traseira. A Porsche diz que ajuda no desempenho em clima úmido, e também está disponível um pneu mais aderente voltado para a pista. As novas rodas também reduzem 1,49 kg do peso total. Não é uma tonelada, mas cada quilo conta.
O Pacote Weissach, disponível nos modelos Porsche RS há alguns anos, agora passa a estar disponível para o GT3. Você recebe um teto de fibra de carbono e barras estabilizadoras especiais. Isso também permite a obtenção de rodas mais leves.
A Porsche também está lançando o Pacote GT3 Touring ao mesmo tempo que as outras versões, que, como sempre, elimina o spoiler traseira para um visual mais sutil. Há um pacote Leichtbau (leve) para o GT3 Touring, que recebe os componentes de suspensão de fibra de carbono do Pacote Weissach, teto de fibra de carbono na cor da carroceria, além de rodas de magnésio e a alavanca de câmbio mais curta do 911 S/T.
No interior, há muito do novo 911 Carrera, mas o GT3 mantém um uma ignição convencional em vez da partida por botão. Há um novo design de assentos tipo concha de fibra de carbono com encostos dobráveis e aquecimento opcional e, no GT3 Touring, você pode optar por assentos traseiros pela primeira vez num GT3.
Em sua versão mais leve, a Porsche diz que o novo GT3 pesa 1.200 kg, o que é um peso reduzido para os padrões dos carros modernos de alto desempenho. Nos EUA, o preço básico é de US$ 224.495 (R$ 1,27 milhão), um grande aumento em relação aos US$ 171.500 (R$ 975,577) do último GT3.
Em seus 25 anos, o GT3 deixou de ser um carro especial de homologação, vendido em números limitados apenas para os entendidos, para se tornar o 911 mais desejado. Todo mundo quer um GT3, e a demanda por esse carro certamente será grande. Ele não é radicalmente diferente de seu antecessor, e isso é ótimo.
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